Representações de si de professores do ensino fundamental: um estudo sobre a virtude do amor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fernando Augusto Bentes de Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28012009-121516/
Resumo: Discutir os vínculos dos professores com o Magistério e explicar como esses vínculos se mantêm e se conservam é também uma das tarefas que a Psicologia Moral precisaria incorporar em seu campo de investigação, considerando-se a urgência de se refletir sobre a dimensão moral presente na subjetividade dos professores, e acreditando que as virtudes humanas são disposições que compreendem uma multiplicidade de aspectos: afetivos, cognitivos, sociais, culturais, históricos e outros. Além disso, no cenário sócio-educacional brasileiro contemporâneo consideramos da maior relevância saber o que pensam os professores, que vínculos estabelecem com a sua profissão, suas aspirações, motivações, princípios e valores. Essas inquietações conduziram-nos a investigar que representações fazem de si professores do Ensino Fundamental. Representações de Si são imagens que o sujeito faz de si mesmo e construídas como um conjunto de valores. Para isso, realizamos uma investigação com 60 professore(a)s do Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série de diferentes cidades brasileiras situados na faixa etária entre 21 a 60 anos. Indagamo-nos também se e como a virtude do Amor comparecia nessas representações de si. A investigação buscou identificar as figuras admiradas pelos sujeitos bem como as características admiráveis em tais pessoas. Os resultados a que nossa investigação chegou apontaram que: os participantes se representam como professores apaixonados; relataram atitudes positivas frente à Educação, ao ensinar, ao aluno e seu aprendizado e se mostraram curiosos e interessados no conhecimento. As informações colhidas revelaram também as seguintes questões: a formação humana dos alunos e alunas, seu desenvolvimento e aprendizagem apareceram como uma meta educativa; o amor, a paixão, a alegria se destacaram como fundamentais para o ensinar. Valores Morais como: Respeito, Responsabilidade, Solidariedade, Companheirismo foram igualmente apontados pelos professores como importantes para serem incentivados nos alunos. Por fim, constamos a pertinência de nossa hipótese segundo a qual os professores que apresentam a Virtude do Amor como uma dimensão destacada em suas Representações de Si sentem-se satisfeitos e realizados pessoal e profissionalmente.
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Além disso, no cenário sócio-educacional brasileiro contemporâneo consideramos da maior relevância saber o que pensam os professores, que vínculos estabelecem com a sua profissão, suas aspirações, motivações, princípios e valores. Essas inquietações conduziram-nos a investigar que representações fazem de si professores do Ensino Fundamental. Representações de Si são imagens que o sujeito faz de si mesmo e construídas como um conjunto de valores. Para isso, realizamos uma investigação com 60 professore(a)s do Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série de diferentes cidades brasileiras situados na faixa etária entre 21 a 60 anos. Indagamo-nos também se e como a virtude do Amor comparecia nessas representações de si. A investigação buscou identificar as figuras admiradas pelos sujeitos bem como as características admiráveis em tais pessoas. Os resultados a que nossa investigação chegou apontaram que: os participantes se representam como professores apaixonados; relataram atitudes positivas frente à Educação, ao ensinar, ao aluno e seu aprendizado e se mostraram curiosos e interessados no conhecimento. As informações colhidas revelaram também as seguintes questões: a formação humana dos alunos e alunas, seu desenvolvimento e aprendizagem apareceram como uma meta educativa; o amor, a paixão, a alegria se destacaram como fundamentais para o ensinar. Valores Morais como: Respeito, Responsabilidade, Solidariedade, Companheirismo foram igualmente apontados pelos professores como importantes para serem incentivados nos alunos. Por fim, constamos a pertinência de nossa hipótese segundo a qual os professores que apresentam a Virtude do Amor como uma dimensão destacada em suas Representações de Si sentem-se satisfeitos e realizados pessoal e profissionalmente.To discuss about the teachers links with the Magistery and explain how these links carry on and last is one of the tasks that the Moral Psychology should incorporate in its investigation, considering the urgency of thinking about the moral dimension in the teachers subjectivity and believing the human virtues are arrangements that many aspects: affective, cognitive, social, cultural, historical and others. Besides, in the Brazilian contemporary social teaching scenery, we consider how is important to know what the teachers think, which links they establish with their profession, their wishes, their motivations, their principles and worths. These inquietudes lead us to investigate which representations the teachers have about themselves in the fundamental teaching. The representations are images the people think about themselves and that they are formed as a whole of worths. For this, we made an investigation with sixty teachers of the Fundamental Teaching from the fifth to the eighth groups in different Brazilian cities with ages between twenty-one and sixty years old. We also asked if and how the virtue of love was in these representations about oneself. The investigation looked for identifying the people the teachers admire and their admirable marks. The results that our investigation gave us showed this: the people consider themselves as enthusiastic teachers, having positive attitudes considering the Education, teaching the student and his apprenticeships and they seemed curious and interested about knowledge. The informations we received also showed us the following questions: the human structure of the pupils, their development and apprenticeship appeared as an educative aim; the love, the passion, the gladness are primordial for teaching. Moral values as: respect, responsibility, solidarity, companionship were equally marked by the teachers and they consider very important to be encouraged among the pupils. Finally, we think that our hypothesis that the teachers who have the Virtue of Love as an important dimension in their representations about themselves is correct. They feel satisfied and realized personal and professionally.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Maria Thereza Costa Coelho deCosta, Fernando Augusto Bentes de Souza2008-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28012009-121516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-28012009-121516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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