Humanização hospitalar: o que os tomadores de decisão pensam a respeito?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Cacilda Maria Faria
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-20102022-202204/
Resumo: A abordagem sobre a humanização de serviços de saúde diz respeito à atuação baseada nos valores do homem, na sua capacidade de compreensão, simpatia e espírito de cooperação social. Consiste em considerar o paciente na sua integridade física, psíquica e social, e não somente de um ponto de vista biológico. Concretiza-se na personalização da assistência, no direito à informação, na satisfação do usuário, no retomo para o mesmo profissional, reforçando o vínculo estabelecido, no consentimento para realização de procedimentos, em posicionar-se no lugar do paciente, na exclusão do modelo paternalista e na prática do modelo comunicacional. Objetivo: Compreender o significado de humanização na instituição hospitalar de acordo com a visão dos administradores do local em estudo e identificar as medidas que contribuem para a humanização hospitalar. Métodos: Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, mediante entrevistas semiestruturadas com questões em aberto, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido oral dos entrevistados. Os sujeitos são os administradores de um hospital da região metropolitana de São Paulo. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos de BARDIN (1994) e CRESWELL (1998), mediante a técnica de \"análise de conteúdo\". Resultado: Os entrevistados consideraram na conceituação de humanização hospitalar aspectos como a Preservação a integridade do ser, a União/Integração, a Informação/Comunicação e à Arquitetura e Decoração e as medidas sugeridas para a humanização do hospital relacionam-se à Implantação de um programa de qualidade, Definição e divulgação da missão e Valorização do profissional, além dos quatro elementos já citados.
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