Os estranhos corpos de Cristo: reflexões sobre mito, cinema e arte queer a partir de Pasolini, Jarman e Rodrigues
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09062022-140855/ |
Resumo: | A pesquisa investiga centralmente três filmes: O Evangelho segundo São Mateus (1964, Pier Paolo Pasolini), O Jardim (1990, Derek Jarman) e O ornitólogo (2016, João Pedro Rodrigues). A partir deles, questões em torno das reinvenções do mito cristão no cinema e na arte queer serão abordadas, expandindo-se o olhar para uma coleção de obras a trabalharem nos interstícios do sensual e do sagrado. Referências teóricas em torno de Pasolini, Jarman e Rodrigues se somam a considerações do campo da filosofia, a respeito de sexualidades, gêneros e religiosidades. Feito um panorama histórico e estético da questão, chegamos à contemporaneidade de que partem nossas inquietações, movidas por algumas experiências artísticas e políticas a ocorrerem em solo brasileiro nos últimos anos, desde performances públicas a videoclipes musicais muito instigantes. Tal momento reforça a importância de se ter em conta a história de resistência da arte queer e do movimento LGBTQIA+ ao longo das décadas, sempre ativando instabilidades na norma, a partir da potência mesma do corpo e abertos, atirados ao futuro. |
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Os estranhos corpos de Cristo: reflexões sobre mito, cinema e arte queer a partir de Pasolini, Jarman e Rodrigues-Cinema contemporâneoCinema queerContemporary cinemaDerek JarmanDerek JarmanJoão Pedro RodriguesJoão Pedro RodriguesPier Paolo PasoliniPier Paolo PasoliniQueer cinemaA pesquisa investiga centralmente três filmes: O Evangelho segundo São Mateus (1964, Pier Paolo Pasolini), O Jardim (1990, Derek Jarman) e O ornitólogo (2016, João Pedro Rodrigues). A partir deles, questões em torno das reinvenções do mito cristão no cinema e na arte queer serão abordadas, expandindo-se o olhar para uma coleção de obras a trabalharem nos interstícios do sensual e do sagrado. Referências teóricas em torno de Pasolini, Jarman e Rodrigues se somam a considerações do campo da filosofia, a respeito de sexualidades, gêneros e religiosidades. Feito um panorama histórico e estético da questão, chegamos à contemporaneidade de que partem nossas inquietações, movidas por algumas experiências artísticas e políticas a ocorrerem em solo brasileiro nos últimos anos, desde performances públicas a videoclipes musicais muito instigantes. Tal momento reforça a importância de se ter em conta a história de resistência da arte queer e do movimento LGBTQIA+ ao longo das décadas, sempre ativando instabilidades na norma, a partir da potência mesma do corpo e abertos, atirados ao futuro.The research centrally investigates three films: The Gospel According to St. Matthew (1964, Pier Paolo Pasolini), The Garden (1990, Derek Jarman) and The Ornithologist (2016, João Pedro Rodrigues). From them, questions around the reinventions of the Christian myth in cinema and queer art will be addressed, expanding the look to a collection of works in the interstices between the sensual and the sacred. Theoretical references around Pasolini, Jarman and Rodrigues are added to considerations from the field of philosophy regarding sexualities, genders and religiosities. Having made a historical and aesthetic overview of the issue, we arrive at the contemporaneity , from which our restlessness start, driven by some artistic and political experiences that have taken place in Brazil in recent years, from public performances to very thought-provoking music videos. This moment reinforces the importance of taking into account the history of resistance of queer art and the LGBTQIA+ movement over the decades, always activating instabilities in the norm, from the very power of the body and open, thrown towards the future.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMello, Cecilia Antakly deSantos, Renato Trevizano dos2022-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09062022-140855/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-09T18:05:16Zoai:teses.usp.br:tde-09062022-140855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-09T18:05:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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