Cotidiano e política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Leticia Nunes de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21112007-143031/
Resumo: Esta tese traz uma reflexão acerca das transformações observadas na sociedade brasileira nas décadas de 1960-70, muitas das quais tiveram início ou se aceleraram a partir do golpe de abril de 1964, com a instauração do regime militar. A discussão proposta parte do estudo dos artigos assinados por David Nasser, em O Cruzeiro, principalmente, e em Manchete, esporadicamente, e Carmen da Silva, na revista Claudia, entre 1963-1973. Mostro, através do trabalho destes autores, as sementes do que resultou num endurecimento político baseado num aparato repressivo cuidadosamente construído, com o objetivo de cercear e punir idéias políticas diferentes daquelas que sustentavam a ditadura instaurada. Paralelamente, no campo social/cultural, observouse a abertura dos costumes e dos comportamentos, o que contradiz, neste momento da história brasileira, a noção segundo a qual: \"É mais fácil derrubar um ditador do que mudar a cabeça das pessoas\".
id USP_313122c57689109ec97650f3b1c672a2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21112007-143031
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cotidiano e políticaDaily and politicsAuthoritarianismAutoritarismoCotidianoCulturaCultureImprensaPolíticaPoliticsPressEsta tese traz uma reflexão acerca das transformações observadas na sociedade brasileira nas décadas de 1960-70, muitas das quais tiveram início ou se aceleraram a partir do golpe de abril de 1964, com a instauração do regime militar. A discussão proposta parte do estudo dos artigos assinados por David Nasser, em O Cruzeiro, principalmente, e em Manchete, esporadicamente, e Carmen da Silva, na revista Claudia, entre 1963-1973. Mostro, através do trabalho destes autores, as sementes do que resultou num endurecimento político baseado num aparato repressivo cuidadosamente construído, com o objetivo de cercear e punir idéias políticas diferentes daquelas que sustentavam a ditadura instaurada. Paralelamente, no campo social/cultural, observouse a abertura dos costumes e dos comportamentos, o que contradiz, neste momento da história brasileira, a noção segundo a qual: \"É mais fácil derrubar um ditador do que mudar a cabeça das pessoas\".This thesis ponders about the transformations that took place in the Brazilian society in the 1960-70s. These changes have started or increased in pace following the civilianmilitary coupd\'état of April 1964, with the establishment of the Brazilian military regime. The proposed discussion has its roots in the study of the news articles authored by David Nasser, mostly in O Cruzeiro but sporadically in Manchete, and Carmen da Silva, in Claudia, spanning the years 1963-1973. I show, through the work of these authors, the seeds of what would later turn into the political hardening based in a carefully built apparatus to stifle and punish political ideas dissonant with the ones defended by the established regime. At the same time, other realms of society saw an increasing flexibility of societal norms and behaviors. This fact, in this particular moment of the Brazilian history, contradicts the common belief that: \"It is easier to topple a dictator than to change people minds\".Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAquino, Maria Aparecida deMoraes, Leticia Nunes de2007-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21112007-143031/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-21112007-143031Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano e política
Daily and politics
title Cotidiano e política
spellingShingle Cotidiano e política
Moraes, Leticia Nunes de
Authoritarianism
Autoritarismo
Cotidiano
Cultura
Culture
Imprensa
Política
Politics
Press
title_short Cotidiano e política
title_full Cotidiano e política
title_fullStr Cotidiano e política
title_full_unstemmed Cotidiano e política
title_sort Cotidiano e política
author Moraes, Leticia Nunes de
author_facet Moraes, Leticia Nunes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aquino, Maria Aparecida de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Leticia Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Authoritarianism
Autoritarismo
Cotidiano
Cultura
Culture
Imprensa
Política
Politics
Press
topic Authoritarianism
Autoritarismo
Cotidiano
Cultura
Culture
Imprensa
Política
Politics
Press
description Esta tese traz uma reflexão acerca das transformações observadas na sociedade brasileira nas décadas de 1960-70, muitas das quais tiveram início ou se aceleraram a partir do golpe de abril de 1964, com a instauração do regime militar. A discussão proposta parte do estudo dos artigos assinados por David Nasser, em O Cruzeiro, principalmente, e em Manchete, esporadicamente, e Carmen da Silva, na revista Claudia, entre 1963-1973. Mostro, através do trabalho destes autores, as sementes do que resultou num endurecimento político baseado num aparato repressivo cuidadosamente construído, com o objetivo de cercear e punir idéias políticas diferentes daquelas que sustentavam a ditadura instaurada. Paralelamente, no campo social/cultural, observouse a abertura dos costumes e dos comportamentos, o que contradiz, neste momento da história brasileira, a noção segundo a qual: \"É mais fácil derrubar um ditador do que mudar a cabeça das pessoas\".
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21112007-143031/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21112007-143031/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090970238582784