A questão da avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as teorias de letramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duboc, Ana Paula Martinez
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-06112007-102340/
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre as concepções e práticas referentes à avaliação da aprendizagem de língua inglesa em comunidades do Ensino Fundamental. Os registros dessa investigação são aqui analisados e servem como ponto de partida para uma discussão sobre o tema segundo a perspectiva das teorias de letramentos predominantes nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-interpretativa de caráter etnográfico (André, 2003), cujas perguntas direcionadoras são: I. Como se caracteriza hoje a avaliação da aprendizagem nas aulas de inglês em algumas comunidades do Ensino Fundamental? II. Como pensar a concepção de avaliação da aprendizagem de línguas sob a perspectiva dos novos estudos de letramento? Diante das observações de aulas, das entrevistas com as professoras e da análise dos documentos, pudemos identificar a recorrência de uma concepção de avaliação pautada no paradigma da modernidade, cujos problemas mais evidenciados foram seu entendimento como sinônimo de mensuração, a ênfase ao ensino de conteúdos objetivos e estáveis e ainda a prioridade do uso de provas escritas. Tais evidências, porém, não se fizeram de modo linear e homogêneo, uma vez que as narrativas e práticas pedagógicas dos sujeitos de pesquisa mostraram-se descontínuas e contraditórias. Assim é que pudemos curiosamente identificar concepções estruturalistas de língua acompanhadas de uma prática avaliativa formativa e concepções progressistas de ensino ao lado de uma concepção convencional de avaliação. No que diz respeito à discussão da avaliação de línguas diante das transformações epistemológicas assinaladas pelos novos estudos de letramento, concluímos que sua reconceituação deverá abarcar elementos até então negligenciados pela concepção convencional de educação. Trata-se, pois, de uma re-conceituação em curso e que requererá maior expansão de conhecimento por meio de pesquisas acadêmicas.
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