Estratégias de coping em profissionais de uma instituição de privação de liberdade para adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Lopes Simoes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.22.2012.tde-16012013-102501
Resumo: Pesquisas têm demonstrado a relação entre a atuação profissional em diversos setores com a incidência de estresse, identificando agentes estressores e mensurando atividades com maior prevalência de desenvolvimento de sintomas característicos dessa doença. Profissões que envolvem cuidado e/ou tutela de pessoas, como profissionais de saúde, professores e agentes prisionais, entre outras, estão entre as que apresentam maiores estatísticas de incidência de estresse. Este trabalho objetivou verificar a incidência de estresse e estratégias de enfrentamento (coping) em educadores sociais, profissionais que trabalham com adolescentes privados de liberdade pela prática de atos infracionais. Participaram 22 trabalhadores de um Centro de Socioeducação do Estado do Paraná, todos do sexo masculino e com idade entre 26 e 48 anos. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus (IECFL), adaptação de Savóia (1996), e entrevista semiestrutura. Os inventários foram analisados por meio de estatística descritiva e as entrevistas utilizando o método de análise temática. Os resultados do ISSL apontaram elevado percentual (59%) de incidência de sintomas de estresse entre os participantes; os domínios do IECFL com maior frequência foram resolução de problemas, aceitação de responsabilidade e suporte social, e as menores frequências corresponderam aos domínios afastamento e confronto. A análise temática identificou um conjunto de categorias: exercício profissional e seus agentes estressores, como excesso de atribuições, a dupla responsabilidade de ressocializar e zelar pela segurança institucional, os conflitos nas relações entre servidores e com a instituição e a falta de perspectivas futuras no desempenho da função; relação institucional e os sentimentos de abandono e não desvalorização sentidos pelo grupo; percepção do processo de adoecimento, com identificação de sintomas de estresse; e estratégias de coping, com reconhecimento de ações de enfrentamento ao processo de estresse. Os resultados poderão contribuir para orientar intervenções de combate à incidência de estresse entre os servidores, com ações curativas e preventivas, além de possibilitar um reordenamento de questões institucionais aqui identificadas com agentes estressores, contribuindo para otimização dos recursos humanos e alcance de maior excelência na realização do trabalho.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Estratégias de coping em profissionais de uma instituição de privação de liberdade para adolescentes em conflito com a lei Coping strategies among professional of a young offenders custody institution 2012-12-11Zeyne Alves Pires SchererAlex Eduardo GalloClarissa Mendonça Corradi WebsterRicardo Lopes SimoesUniversidade de São PauloEnfermagem PsiquiáticaUSPBR Alternative measures centers Centro de Socioeducação Coping Coping Custody officers Educadores Sociais Estresse Stress Pesquisas têm demonstrado a relação entre a atuação profissional em diversos setores com a incidência de estresse, identificando agentes estressores e mensurando atividades com maior prevalência de desenvolvimento de sintomas característicos dessa doença. Profissões que envolvem cuidado e/ou tutela de pessoas, como profissionais de saúde, professores e agentes prisionais, entre outras, estão entre as que apresentam maiores estatísticas de incidência de estresse. Este trabalho objetivou verificar a incidência de estresse e estratégias de enfrentamento (coping) em educadores sociais, profissionais que trabalham com adolescentes privados de liberdade pela prática de atos infracionais. Participaram 22 trabalhadores de um Centro de Socioeducação do Estado do Paraná, todos do sexo masculino e com idade entre 26 e 48 anos. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL), Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus (IECFL), adaptação de Savóia (1996), e entrevista semiestrutura. Os inventários foram analisados por meio de estatística descritiva e as entrevistas utilizando o método de análise temática. Os resultados do ISSL apontaram elevado percentual (59%) de incidência de sintomas de estresse entre os participantes; os domínios do IECFL com maior frequência foram resolução de problemas, aceitação de responsabilidade e suporte social, e as menores frequências corresponderam aos domínios afastamento e confronto. A análise temática identificou um conjunto de categorias: exercício profissional e seus agentes estressores, como excesso de atribuições, a dupla responsabilidade de ressocializar e zelar pela segurança institucional, os conflitos nas relações entre servidores e com a instituição e a falta de perspectivas futuras no desempenho da função; relação institucional e os sentimentos de abandono e não desvalorização sentidos pelo grupo; percepção do processo de adoecimento, com identificação de sintomas de estresse; e estratégias de coping, com reconhecimento de ações de enfrentamento ao processo de estresse. Os resultados poderão contribuir para orientar intervenções de combate à incidência de estresse entre os servidores, com ações curativas e preventivas, além de possibilitar um reordenamento de questões institucionais aqui identificadas com agentes estressores, contribuindo para otimização dos recursos humanos e alcance de maior excelência na realização do trabalho. Researches have showed a relation between professional activities in different sectors and incidence of stress, identifying stressors and measuring activities with higher prevalence of developing characteristics symptoms of this disease. Professions involving people care and/or guardianship, as health professionals, teachers and custody agents, and others, are among those that present higher statistics of stress. This work aimed at verifying the incidence of stress and coping strategies of social educators, professionals who work with adolescents in custody due criminal offences. 22 workers of a Centre of Alternative Measures of Parana State took place in research, all male aging between 26 and 48 years old. We used Lipp Stress Symptoms Inventory (ISSL), Folkman and Lazarus Coping Strategies Inventory (IECFL) and semi structured interview. The inventories were analyzed by descriptive statistics and interviews by thematic analysis method. Results of ISSL showed high percentage (59%) of stress symptoms incidence among participants; IECFL domains with high frequency were problem solving, acceptance of responsibility and social support, and low frequencies matched withdrawal and confrontation domains. Thematic analisys identified a set of categories: professional activities and its stressors, as excess of attributions, double responsibility on resocialize and ensure institutional safety, conflicts on public servants and institution relations and lack of future perspectives on job; institutional relationship and abandonment feelings and non-devaluation felt by the group; sickness process perception, with identification of stress symptoms; and coping strategies, with coping actions recognition on stress process. Results could contribute to guide interventions reducing the incidences of stress among servants, with healing and preventive actions, further on possible institutional issues reordering considering identified stressors, contributing to optimize human resources and higher excellence on job activities. https://doi.org/10.11606/D.22.2012.tde-16012013-102501info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:03:58Zoai:teses.usp.br:tde-16012013-102501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:43:43.092259Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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