Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hino, Celso Mitsuo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22052024-134846/
Resumo: Desde a década de 70 o transporte de carga conteinerizada têm se tornado uma atividade importante nos serviços marítimos mundiais. Nos dias atuais, companhias marítimas competem entre si ao redor do mundo para proverem serviços de transporte de contêineres. Para que uma empresa marítima possa ser competitiva neste tipo de mercado, é fundamental que todo o processo seja monitorado e racionalizado para funcionar em sua máxima eficiência. Neste contexto, é necessário ressaltar que todo ganho obtido, seja em redução de tempo ou na redução de custos, é essencial. A elaboração de um plano de estivagem para uma embarcação porta-contêineres mostra-se um fator importante na determinação dos custos e da produtividade da embarcação. Este trabalho apresenta uma proposta de modelagem para o problema de elaboração do plano de estivagem para uma embarcação porta-contêineres. O objetivo principal da modelagem é a minimização do número de reestivagens de contêineres ao longo dos portos da rota da embarcação. Este objetivo é perseguido indiretamente por meio de um modelo matemático que sintetiza um conjunto de regras heurísticas para redução do número de reestivagens. Numa primeira etapa, resolve-se um problema de designação, alocando-se bays, ou fração de bays, do navio a cada classe de contêineres para os diversos trechos de viagem; numa segunda etapa, resolve-se, para cada fase de descarregamento e carregamento, umproblema de sequenciamento para determinar a ordem em que cada bays será atendida. Foram realizados testes computacionais cujos resultados mostraram que o plano de estivagem determinado pelo modelo satisfaz os objetivos buscados, isto é, para os casos analisados, não há necessidade de reestivagens de contêinres. Convém mencionar ainda que os recursos computacionais (hardware e software) necessários à resolução do modelo podem estar disponíveis em qualquer empresa de navegação.
id USP_31708289b7b3e277c26a0b5cbd3ea30c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22052024-134846
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.Untitled in englishContainersContêineresTransportTransportesDesde a década de 70 o transporte de carga conteinerizada têm se tornado uma atividade importante nos serviços marítimos mundiais. Nos dias atuais, companhias marítimas competem entre si ao redor do mundo para proverem serviços de transporte de contêineres. Para que uma empresa marítima possa ser competitiva neste tipo de mercado, é fundamental que todo o processo seja monitorado e racionalizado para funcionar em sua máxima eficiência. Neste contexto, é necessário ressaltar que todo ganho obtido, seja em redução de tempo ou na redução de custos, é essencial. A elaboração de um plano de estivagem para uma embarcação porta-contêineres mostra-se um fator importante na determinação dos custos e da produtividade da embarcação. Este trabalho apresenta uma proposta de modelagem para o problema de elaboração do plano de estivagem para uma embarcação porta-contêineres. O objetivo principal da modelagem é a minimização do número de reestivagens de contêineres ao longo dos portos da rota da embarcação. Este objetivo é perseguido indiretamente por meio de um modelo matemático que sintetiza um conjunto de regras heurísticas para redução do número de reestivagens. Numa primeira etapa, resolve-se um problema de designação, alocando-se bays, ou fração de bays, do navio a cada classe de contêineres para os diversos trechos de viagem; numa segunda etapa, resolve-se, para cada fase de descarregamento e carregamento, umproblema de sequenciamento para determinar a ordem em que cada bays será atendida. Foram realizados testes computacionais cujos resultados mostraram que o plano de estivagem determinado pelo modelo satisfaz os objetivos buscados, isto é, para os casos analisados, não há necessidade de reestivagens de contêinres. Convém mencionar ainda que os recursos computacionais (hardware e software) necessários à resolução do modelo podem estar disponíveis em qualquer empresa de navegação.Since the decade of 70 the transport of conteinerized cargo has became an importante activity of international shipping. Nowadays shipping companies compete to each other around the world to provide container transport services. In order to a shipping company be competitive in this Market, it is fundamental to rationalized and control the whole process so that it work in a maximum efficiency. In this contexto, it is Worth to stand out that any gain obtained, either in time or cost reduction, is essential. The elaboration of the stowage plano f a containership is an importante factorin the determination of its the production and costs. This study shows a model for preparing the stowage plano f a containership. The main goal of this approach is to reduce the number of container restows along the ports of ship route. This objetive is pursued indirectly by means of a mathematical model in which the heuristic rules for reducing the number of restows are systematized. In a first step one solves an assigment problem in which bays or fraction of bays of the ship are assigned to carry each class of containers along the ship route. In a second step, one solves, for each unloading and loading phasis, a sequencing problem for determining the order according to which the bays are unloaded or loaded. The results of computational tests performed show that the stowage plan determined by the proposed model accomplishes the estabilished goal. For cases analyzed there is no need of containers restows. It is still Worth to mention that the computational resources (hardware and software) required to model resolution can be avaible at any shipping company.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Marco AntonioHino, Celso Mitsuo1999-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22052024-134846/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:47Zoai:teses.usp.br:tde-22052024-134846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.
Untitled in english
title Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.
spellingShingle Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.
Hino, Celso Mitsuo
Containers
Contêineres
Transport
Transportes
title_short Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.
title_full Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.
title_fullStr Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.
title_sort Desenvolvimento de métodos para elaboração de modelos heurísticos de designação e sequenciamento de planos de estivagem de navios porta-contêineres.
author Hino, Celso Mitsuo
author_facet Hino, Celso Mitsuo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brinati, Marco Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Hino, Celso Mitsuo
dc.subject.por.fl_str_mv Containers
Contêineres
Transport
Transportes
topic Containers
Contêineres
Transport
Transportes
description Desde a década de 70 o transporte de carga conteinerizada têm se tornado uma atividade importante nos serviços marítimos mundiais. Nos dias atuais, companhias marítimas competem entre si ao redor do mundo para proverem serviços de transporte de contêineres. Para que uma empresa marítima possa ser competitiva neste tipo de mercado, é fundamental que todo o processo seja monitorado e racionalizado para funcionar em sua máxima eficiência. Neste contexto, é necessário ressaltar que todo ganho obtido, seja em redução de tempo ou na redução de custos, é essencial. A elaboração de um plano de estivagem para uma embarcação porta-contêineres mostra-se um fator importante na determinação dos custos e da produtividade da embarcação. Este trabalho apresenta uma proposta de modelagem para o problema de elaboração do plano de estivagem para uma embarcação porta-contêineres. O objetivo principal da modelagem é a minimização do número de reestivagens de contêineres ao longo dos portos da rota da embarcação. Este objetivo é perseguido indiretamente por meio de um modelo matemático que sintetiza um conjunto de regras heurísticas para redução do número de reestivagens. Numa primeira etapa, resolve-se um problema de designação, alocando-se bays, ou fração de bays, do navio a cada classe de contêineres para os diversos trechos de viagem; numa segunda etapa, resolve-se, para cada fase de descarregamento e carregamento, umproblema de sequenciamento para determinar a ordem em que cada bays será atendida. Foram realizados testes computacionais cujos resultados mostraram que o plano de estivagem determinado pelo modelo satisfaz os objetivos buscados, isto é, para os casos analisados, não há necessidade de reestivagens de contêinres. Convém mencionar ainda que os recursos computacionais (hardware e software) necessários à resolução do modelo podem estar disponíveis em qualquer empresa de navegação.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22052024-134846/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22052024-134846/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256529180295168