Voar: um mergulho no corpo. O encontro sensível e poético entre dois corpos na dança do contato improvisação e na prática clínica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26032015-111601/ |
Resumo: | Esta pesquisa traz como ponto de partida minhas experiências poéticas como bailarina da dança denominada Contato Improvisação; experiências estas que vão ao encontro de um corpo sensível, expressivo e sobretudo criativo, a partir do qual é possível a vivência da própria subjetividade no aqui e agora de cada relação e de cada situação. Assim, através deste mergulho em experiências corporais do Contato Improvisação, desenvolvo reflexões e questionamentos acerca de três eixos temáticos centrais: as supostas dualidades corpo-mente, habitual-criativo e eu-outro. Para dar respaldo a esta pesquisa, encontrei ressonâncias em autores como Merleau-Ponty na fenomenologia e Winnicott na psicanálise (além de Marion Milner e Gilberto Safra, entre outros) que convergem, cada um à sua maneira, para a compreensão de que a constituição do self se fundamenta no corpo e na relação com o outro (Winnicott), e de que é importante ao ser humano ter a vivência de ser o próprio corpo e de ser-no-mundo (Merleau-Ponty), desembocando na possibilidade de vivência da criatividade. Como desdobramento desta pesquisa, deixo que estas reflexões tragam questionamentos a respeito da prática clínica, abordando a experiência corporal, a criatividade e a relação paciente-terapeuta, a partir de breves relatos de algumas experiências que vivi no atendimento de pacientes. Assim, nesta dissertação, faço uma leitura do Contato Improvisação a partir de Merleau-Ponty e Winnicott, sem a pretensão de reduzir esta dança aos conceitos destes autores, mas sim como uma tentativa de colocar em palavras um pouco deste universo que é mais corporal, sensorial e poético; e quem sabe poder aprender um pouco sobre maneiras mais criativas de se relacionar com o próprio corpo, com o outro e com o mundo. Em uma espécie de dança entre o Contato Improvisação, Winnicott e Merleau-Ponty, o texto vai se constituindo a partir destes encontros e diálogos, para poder deixar surgir novas criações e novos voos na discussão dos temas desta dissertação |
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Voar: um mergulho no corpo. O encontro sensível e poético entre dois corpos na dança do contato improvisação e na prática clínicaFly: a diving into the body. The sensible and poetic encounter between two bodies in Contact Improvisation dance and clinical practiceBodyCorpoCreativityCriatividadeDançaDanceFenomenologiaPhenomenologyPsicanálisePsychoanalysisEsta pesquisa traz como ponto de partida minhas experiências poéticas como bailarina da dança denominada Contato Improvisação; experiências estas que vão ao encontro de um corpo sensível, expressivo e sobretudo criativo, a partir do qual é possível a vivência da própria subjetividade no aqui e agora de cada relação e de cada situação. Assim, através deste mergulho em experiências corporais do Contato Improvisação, desenvolvo reflexões e questionamentos acerca de três eixos temáticos centrais: as supostas dualidades corpo-mente, habitual-criativo e eu-outro. Para dar respaldo a esta pesquisa, encontrei ressonâncias em autores como Merleau-Ponty na fenomenologia e Winnicott na psicanálise (além de Marion Milner e Gilberto Safra, entre outros) que convergem, cada um à sua maneira, para a compreensão de que a constituição do self se fundamenta no corpo e na relação com o outro (Winnicott), e de que é importante ao ser humano ter a vivência de ser o próprio corpo e de ser-no-mundo (Merleau-Ponty), desembocando na possibilidade de vivência da criatividade. Como desdobramento desta pesquisa, deixo que estas reflexões tragam questionamentos a respeito da prática clínica, abordando a experiência corporal, a criatividade e a relação paciente-terapeuta, a partir de breves relatos de algumas experiências que vivi no atendimento de pacientes. Assim, nesta dissertação, faço uma leitura do Contato Improvisação a partir de Merleau-Ponty e Winnicott, sem a pretensão de reduzir esta dança aos conceitos destes autores, mas sim como uma tentativa de colocar em palavras um pouco deste universo que é mais corporal, sensorial e poético; e quem sabe poder aprender um pouco sobre maneiras mais criativas de se relacionar com o próprio corpo, com o outro e com o mundo. Em uma espécie de dança entre o Contato Improvisação, Winnicott e Merleau-Ponty, o texto vai se constituindo a partir destes encontros e diálogos, para poder deixar surgir novas criações e novos voos na discussão dos temas desta dissertaçãoThis researchs starting point are my poetic experiences as a dancer in the tecnique called Contact Improvisation. Such experiences meet a sensible body, expressive and creative above all, from which it becomes possible to live ones own subjectivity in the here and now of every relationship and situation. By means of this dive into the body experiences of Contact Improvisation, I develop thoughts and questions on three central topics: the alleged dualities body-mind, customary-creative and self-other. To give basis to the research, I found resonance in authors such as Merleau-Ponty of phenomenology and Winnicott of psychoanalysis (in addition to Marion Milner and Gilberto Safra, among others), who, each at their own way, converge around the idea that the self is grounded on the body and on the relationship with others (Winnicott), and that it is important for the human being to experience being the own body and being-in-the-world (Merleau-Ponty), thus enabling the experience of creativity. As an extension of this research, I have let those thoughts raise questions about the clinical practice by addressing concepts such as the body experience, creativity and patient-therapeut relationship on the basis of a brief reporting of some experiences that I had with patients. Therefore, in this dissertation I address the Contact Improvisation having Merleau-Ponty and Winnicott as basis, without the intention of placing this dance technique under the concepts of those two authors, but as an attempt of putting into words a small part of this more corporeal, sensorial and poetic universe, and maybe learn more about alternative ways of relating to ones own body, the others and the world. In the form of a dance between the Contact Improvisation, Winnicott and Merleau-Ponty, the work builds up from such encounters and dialogues to give room to new creations and new approaches to the topics of the present dissertationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAntúnez, Andrés Eduardo AguirrePadovan, Laila Renardini2014-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26032015-111601/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-26032015-111601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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