Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-29112021-121942/ |
Resumo: | Esta pesquisa investiga orientações para o planejamento de práticas didáticas elaboradas na perspectiva do Movimento Maker. Realizamos uma revisão integrativa na literatura com foco em analisar o conteúdo de relatos de experiência de professores que implementaram em sala de aula atividades nessa perspectiva. Para análise dos documentos utilizamos a sistematização de dados por meio da utilização de diagramas de ilha e diagramas de estrutura didática, criados sob embasamento dos pressupostos de Laurence Bardin (2016). As ilhas analíticas utilizadas foram: às ações dos professores, dos alunos e das características estruturais das práticas. Como resultado, apresentamos alguns indicadores que podem oferecer orientações a professores que tenham interesse em implementar atividades na perspectiva do Movimento Maker em suas salas de aula. Diferentemente de atividades práticas e artísticas realizadas em outras épocas, projetos na perspectiva do Movimento Maker tendem a relacionar-se com um conjunto particular de ações. O professor planeja sua aula levando em consideração a motivação dos alunos para a criação de artefatos ou produtos digitais que podem abordar direta ou indiretamente saberes científicos, utilizando o uso dos recursos da internet para que os estudantes pesquisem projetos semelhantes, aprendam em comunidades online e em fóruns especializados. O professor possui um perfil proativo e utiliza em sala de aula problematizações que incentivam a criatividade, a resolução de problemas práticos e autonomia dos estudantes com o uso da tecnologia. No trabalho apontamos também alguns perigos envolvidos no uso desenfreado do termo Movimento Maker por Instituições que vendem a Educação Maker como uma solução revolucionária na Educação. |
id |
USP_318bdc756332ff1b8c3fbae955a5e6be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29112021-121942 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacionalMaker Movement in the classroom: guidelines for planning and implementing activities in the educational environmentEducação makerMaker educationMaker movementMovimento makerTechnologyTecnologiaEsta pesquisa investiga orientações para o planejamento de práticas didáticas elaboradas na perspectiva do Movimento Maker. Realizamos uma revisão integrativa na literatura com foco em analisar o conteúdo de relatos de experiência de professores que implementaram em sala de aula atividades nessa perspectiva. Para análise dos documentos utilizamos a sistematização de dados por meio da utilização de diagramas de ilha e diagramas de estrutura didática, criados sob embasamento dos pressupostos de Laurence Bardin (2016). As ilhas analíticas utilizadas foram: às ações dos professores, dos alunos e das características estruturais das práticas. Como resultado, apresentamos alguns indicadores que podem oferecer orientações a professores que tenham interesse em implementar atividades na perspectiva do Movimento Maker em suas salas de aula. Diferentemente de atividades práticas e artísticas realizadas em outras épocas, projetos na perspectiva do Movimento Maker tendem a relacionar-se com um conjunto particular de ações. O professor planeja sua aula levando em consideração a motivação dos alunos para a criação de artefatos ou produtos digitais que podem abordar direta ou indiretamente saberes científicos, utilizando o uso dos recursos da internet para que os estudantes pesquisem projetos semelhantes, aprendam em comunidades online e em fóruns especializados. O professor possui um perfil proativo e utiliza em sala de aula problematizações que incentivam a criatividade, a resolução de problemas práticos e autonomia dos estudantes com o uso da tecnologia. No trabalho apontamos também alguns perigos envolvidos no uso desenfreado do termo Movimento Maker por Instituições que vendem a Educação Maker como uma solução revolucionária na Educação.This research investigates guidelines for planning Didactic Practices developed from the perspective of the Maker Movement. We perform an Integrative Literature Review with a focus on analyzing the content of Experience Reports of teachers who implemented classroom activities in this perspective. To analyze the documents, we used data systematization through the use of Island Diagrams and Didactic Structure Diagrams, created based on the assumptions of Laurence Bardin (2016). The analytical islands that we took as a basis were: the actions of teachers, students and the structural characteristics of practices. As a result, we present some indicators that provide guidance to teachers who are interested in implementing activities from the perspective of the Maker Movement in their classrooms. Differently of practical and artistic activities performed at other times, activities from the perspective of the Maker Movement tend to be related to a particular set of actions. Students create artifacts or digital products that can directly or indirectly address scientific knowledge, using the use of internet resources to research similar projects, learn in online communities and in specialized forums. The teacher has a proactive profile and uses in the classroom problematizations that encourage creativity, the resolution of practical problems and autonomy of students with the use of technology. In the work we also point out some dangers involved in the rampant use of the term Maker Movement by Institutions that sell Maker Education as a revolutionary solution in Education without a deeper reflection on the Maker Movement.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRicardo, Elio CarlosPinto, Hadassa Harumi Castelo Onisaki2021-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-29112021-121942/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-09T21:06:31Zoai:teses.usp.br:tde-29112021-121942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-09T21:06:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacional Maker Movement in the classroom: guidelines for planning and implementing activities in the educational environment |
title |
Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacional |
spellingShingle |
Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacional Pinto, Hadassa Harumi Castelo Onisaki Educação maker Maker education Maker movement Movimento maker Technology Tecnologia |
title_short |
Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacional |
title_full |
Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacional |
title_fullStr |
Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacional |
title_full_unstemmed |
Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacional |
title_sort |
Movimento Maker na sala de aula: orientações para o planejamento e implementação de atividades no ambiente educacional |
author |
Pinto, Hadassa Harumi Castelo Onisaki |
author_facet |
Pinto, Hadassa Harumi Castelo Onisaki |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ricardo, Elio Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Hadassa Harumi Castelo Onisaki |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação maker Maker education Maker movement Movimento maker Technology Tecnologia |
topic |
Educação maker Maker education Maker movement Movimento maker Technology Tecnologia |
description |
Esta pesquisa investiga orientações para o planejamento de práticas didáticas elaboradas na perspectiva do Movimento Maker. Realizamos uma revisão integrativa na literatura com foco em analisar o conteúdo de relatos de experiência de professores que implementaram em sala de aula atividades nessa perspectiva. Para análise dos documentos utilizamos a sistematização de dados por meio da utilização de diagramas de ilha e diagramas de estrutura didática, criados sob embasamento dos pressupostos de Laurence Bardin (2016). As ilhas analíticas utilizadas foram: às ações dos professores, dos alunos e das características estruturais das práticas. Como resultado, apresentamos alguns indicadores que podem oferecer orientações a professores que tenham interesse em implementar atividades na perspectiva do Movimento Maker em suas salas de aula. Diferentemente de atividades práticas e artísticas realizadas em outras épocas, projetos na perspectiva do Movimento Maker tendem a relacionar-se com um conjunto particular de ações. O professor planeja sua aula levando em consideração a motivação dos alunos para a criação de artefatos ou produtos digitais que podem abordar direta ou indiretamente saberes científicos, utilizando o uso dos recursos da internet para que os estudantes pesquisem projetos semelhantes, aprendam em comunidades online e em fóruns especializados. O professor possui um perfil proativo e utiliza em sala de aula problematizações que incentivam a criatividade, a resolução de problemas práticos e autonomia dos estudantes com o uso da tecnologia. No trabalho apontamos também alguns perigos envolvidos no uso desenfreado do termo Movimento Maker por Instituições que vendem a Educação Maker como uma solução revolucionária na Educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-29112021-121942/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-29112021-121942/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257491666108416 |