As Universidades Corporativas no contexto do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/T.12.2001.tde-04092005-222744 |
Resumo: | Este estudo objetivou a identificação das universidades corporativas no contexto do ensino superior, quanto a representação de concorrência potencial ou de oportunidades estratégicas para as instituições de ensino superior. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, tendo-se adotado o método do estudo de caso, aplicado a múltiplos casos. A coleta e análise dos dados compreendeu três fases. Na primeira fase foi utilizada uma metodologia para análise dos dados secundários denominada grounded theory, que gerou uma teoria que consiste em uma tipologia proposta para as universidades corporativas. Essa teoria estabeleceu os critérios para a definição da amostra. Universidades corporativas americanas e brasileiras foram selecionadas intencionalmente a partir desse critério, tendo sido coletados dados primários a partir de entrevistas semi-estruturadas junto às pessoas-chave dessas instituições, os quais foram analisados mediante o método de análise de conteúdo, correspondendo à segunda fase de coleta e análise dos dados. A perspectiva dos principais órgãos representativos de instituições de ensino superior brasileiras, além de representantes das principais instituições de ensino superior responsáveis pelas áreas de conhecimento mais visadas pelas universidades corporativas para o estabelecimento de parcerias complementou os demais dados coletados, consistindo na terceira fase de coleta e análise dos dados. Concluiu-se que as universidades corporativas são, nas condições atuais, predominantemente mais representativas de situações de concorrência. Tais situações de concorrência estão restritas, principalmente, a algumas áreas de conhecimento e atuação, com destaque para a pós-graduação, e outros segmentos onde concentram-se o público adulto. |
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