A contribuição de Piracicaba na arte nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1972 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-143817/ |
Resumo: | O homem primitivo, em suas irrequietas e constantes andanças por terras americanas, não pôde resistir ao impacto emocional que lhe foi imposto pelo cenário de largas proporções de beleza e possibilidades vitais, da terra onde hoje se levanta a bicentenária Piracicaba. Resolvendo o quase insolúvel problema da caminhada errante, aquela gente rude aqui se plantou organizada em núcleo de primitiva estrutura, e de suas atividades - como necessariamente deve ser admitido não foi excluído o meio próprio' de comunicação habilmente expressa por sinalização gravada em pedra e por motivos rudimentares de forma, tentando articular mensagens de expressão artística. Provas concludentes desse despontar do espírito humano, real mente valiosas pelo sentido de mensagem de que são portadoras; puderam chegar até nós através das inscrições rupestres e sinalações de arte gravadas nos paredões de basalto situados em plena área da cidade atual, . a margem esquerda do nosso rio. Ainda que rudemente insculpidas há milênios, tais comunicações representam a origem das etapas cheias de atritos, impregnadas de espírito e de sensibilidade, com que a arte piracicabana haveria de se apresentar aos nossos olhos no transcorrer do tempo. Num estágio mental tão diverso e distante do seu antecessor, isto é, na época que precede a verdadeira história de Piracicaba, aqui se movimentaram os intrépidos Paiaguás - Índios canoeiros donos das terras da região - de positiva sensibilidade às manifestações de arte, atestando uma franca evolução do espírito humano na concepção de peças artísticas de aprimorado gosto e paciente execução. Sem dúvida, há marcas encontradiças entre as mensagens de arte da nossa região paiaguá com aquelas oriundas do espírito da civilização marajoara do norte do país. É por demais valiosa e merecedora de um estudo mais profundo, essa contribuição artística regional do período que antecede à data de fundação da cidade bicentenária (1º de agosto de 1767). Para o julgamento imparcial do grau de adiantamento desses Índios - que em muito nos enaltece - examinem ... se o Índice do seu espírito criativo, o gosto estético, a técnica empregada e a delicadeza de execução das suas obras de arte. São Paulo acompanhou em ritmo e em sensibilidade o sentido evolutivo artístico dos grandes centros nacionais de arte, como Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. Entretanto, é preciso que se entenda ser a sua arte vazada nos termos requeridos pelos meios materiais disponíveis da região paulista - madeira, barro e metais - destinados exclusivamente às obras de recinto fechado. Isto veio decretar o seu isolamento no que diz respeito ao contacto direto e permanente com o público. A estatuária religiosa em madeira e barro, a pintura a óleo, a aquarela e cola, as aguadas, as miniaturas sobre marfim, as peças de ourivesaria, a cinzelaria em matais diversos, as obras em ferro batido, o entalhamento dos magníficos conjuntos e peças que guarnedem os interiores dos templos e residências de alto padrão social condensam superiormente a bagagem da nossa arte antiga paulista. Ainda que se ressentindo da falta de outros meios materiais, a força de expressão da sua grande arte torna-se evidente no Primeiro Museu de Arte Religiosa de São Paulo, instalado na Capital do Estado, no antigo Colégio da Conceição da Luz (1773) e inaugurado a 25 de janeiro de 1969. Cuida-se de um museu de arte antiga da mais alta expressão, tanto pela categoria das obras expostas como pelo valor incalculável do seu acervo, diante das credenciais inconfundíveis dos artistas nele catalogados, desde os 11barristas11 do, século XVI até aos mais destacados mestres dos séculos XVII, XVIII e XIX. Esta inadiável e patriótica iniciativa é, sem dúvida, a afirmação plena e insofismável do grau de cultura e descortino daqueles que respondem pelo destino de São Paulo e, uma honrosa atenção dispensada às sugestões e indi9ações que insistentemente vimos fazendo às autoridades estaduais e instituições culturais, desde 1954. A pedra dura (granito) e a pedra plástica mole (pedra-sabão) - próprias para as obras de cantaria e escultura ao ar livre registram-se como material regional disponível à execução de obras de arte em outros centros artísticos do país. As peças de alta classe artezanal e artística que povoam as ruas, os logradouros públicos e as praças; as estruturas de pontes e de símbolos religiosos, os bebedouros e chafarizes responsáveis pela água de uso da população, os elementos decorativos das magnificas fachadas barrocas das velhas cidades imperiais, além de grandes no seu mérito artístico trazem a destacada vantagem de resistirem ao castigo do tempo, em nada se alterando. Este privilégio oferecido; arte - o de poder ser exposta ao ar livre em plena praça pública - dá-lhe o verdadeiro sentido de popularidade provocando, além do mais, a sua divulgação pelo espírito de análise dos pesquisadores, críticos e estudiosos dos problemas artísticos. Na época histórica da Colônia e do Império, ao lado dos três grandes centros de arte da Província de São Paulo - São Paulo, Itu e Mogi das Cruzes haveria de surgir, por certo, um quarto núcleo sensível às expressões do espírito: Piracicaba. Sem dúvida, aqui se manifesta como positivo, com timbre de grande privilégio, o determinismo histórico bafejando Piracicaba com o carinho sempre almejado quando da sua construtiva presença. Vencendo terríveis obstáculos temos andado por muitos e muitos anos no dificultoso caminho da exaustiva exigência das pesquisas, buscando aqui, ali, alhures - notícias, publicações, fatos; documentos originais em arquivos, museus, coleções particulares, repartições públicas, recintos privados e religiosos, enfim; onde quer que nos fosse dado alcançar provas reais das nossas virtudes artísticas, através das quais pudéssemos positivar a existência maiúscula da arte piracicabana ao lado daqueles outros grandes centros mencionados. Se a arte da cidade de São Paulo é exuberante como consequência, em grande parte, da ação dos artistas estrangeiros vindos para cá como membros efetivos das Missões Culturais e a serviço da Corte, a arte de Itu e Mogi das Cruzes - na qual se registra a independência da peia estrangeira pelo domínio absoluto, técnico e sentimental, do nosso artista brasileiro - esplende pela originalidade e nacionalismo das suas obras, patentes na soberba decoração religiosa e na arquitetura dos seus templos; no arrojo das composições magnificamente lançadas na estrutura dos seus forros eclesiásticos; no equilíbrio das cores e na correção compositiva dos seus painéis alegóricos; na admirável plasticidade das suas belíssimas imagens; nos golpes magistrais da goiva correndo e desbastando o cedro no rendado da modelagem de suas obras de entalhamento e de peças ornamentais decorativas. Em Piracicaba, além das virtudes consagradoras desses outros centros, a arte toma um novo rumo de superior expressão, porque atingindo as marcas reais do histórico, do social e do folclórico quando da fixação, pela imagem, do que foi a vida da nossa gente nos tempos imperiais. O realismo iconográfico nascente e positivamente efetivo em nossa terra - o que antes não acontecera em outros pontos do território nacional como expressão de uma arte genuinamente brasileira, tanto na percepção do ambiente como na técnica e escolha dos temas - pôde nos transmitir a verdadeira imagem de uma época através de numerosas peças artísticas e documentárias, numa mensagem do mais alto valor informativo e válida para todos os tempos porque registrando, pelo desenho e pela cor, a realidade de um dos períodos m ais importantes da organização nacional . Isto nos assegura um posto de indiscutível projeção no campo das nossas artes plásticas. E não se acomodando as provas passadas, em obediência as transformações normais por que deve passar um meio social em franca evolução, a arte piracicabana acompanhou o tempo chegando até nós, numa demonstração sadia do corpo adquirido pelo progresso técnico e espiritual dos seus artistas, como bem se verifica no andamento deste trabalho. |
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Provas concludentes desse despontar do espírito humano, real mente valiosas pelo sentido de mensagem de que são portadoras; puderam chegar até nós através das inscrições rupestres e sinalações de arte gravadas nos paredões de basalto situados em plena área da cidade atual, . a margem esquerda do nosso rio. Ainda que rudemente insculpidas há milênios, tais comunicações representam a origem das etapas cheias de atritos, impregnadas de espírito e de sensibilidade, com que a arte piracicabana haveria de se apresentar aos nossos olhos no transcorrer do tempo. Num estágio mental tão diverso e distante do seu antecessor, isto é, na época que precede a verdadeira história de Piracicaba, aqui se movimentaram os intrépidos Paiaguás - Índios canoeiros donos das terras da região - de positiva sensibilidade às manifestações de arte, atestando uma franca evolução do espírito humano na concepção de peças artísticas de aprimorado gosto e paciente execução. Sem dúvida, há marcas encontradiças entre as mensagens de arte da nossa região paiaguá com aquelas oriundas do espírito da civilização marajoara do norte do país. É por demais valiosa e merecedora de um estudo mais profundo, essa contribuição artística regional do período que antecede à data de fundação da cidade bicentenária (1º de agosto de 1767). Para o julgamento imparcial do grau de adiantamento desses Índios - que em muito nos enaltece - examinem ... se o Índice do seu espírito criativo, o gosto estético, a técnica empregada e a delicadeza de execução das suas obras de arte. São Paulo acompanhou em ritmo e em sensibilidade o sentido evolutivo artístico dos grandes centros nacionais de arte, como Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. Entretanto, é preciso que se entenda ser a sua arte vazada nos termos requeridos pelos meios materiais disponíveis da região paulista - madeira, barro e metais - destinados exclusivamente às obras de recinto fechado. Isto veio decretar o seu isolamento no que diz respeito ao contacto direto e permanente com o público. A estatuária religiosa em madeira e barro, a pintura a óleo, a aquarela e cola, as aguadas, as miniaturas sobre marfim, as peças de ourivesaria, a cinzelaria em matais diversos, as obras em ferro batido, o entalhamento dos magníficos conjuntos e peças que guarnedem os interiores dos templos e residências de alto padrão social condensam superiormente a bagagem da nossa arte antiga paulista. Ainda que se ressentindo da falta de outros meios materiais, a força de expressão da sua grande arte torna-se evidente no Primeiro Museu de Arte Religiosa de São Paulo, instalado na Capital do Estado, no antigo Colégio da Conceição da Luz (1773) e inaugurado a 25 de janeiro de 1969. Cuida-se de um museu de arte antiga da mais alta expressão, tanto pela categoria das obras expostas como pelo valor incalculável do seu acervo, diante das credenciais inconfundíveis dos artistas nele catalogados, desde os 11barristas11 do, século XVI até aos mais destacados mestres dos séculos XVII, XVIII e XIX. Esta inadiável e patriótica iniciativa é, sem dúvida, a afirmação plena e insofismável do grau de cultura e descortino daqueles que respondem pelo destino de São Paulo e, uma honrosa atenção dispensada às sugestões e indi9ações que insistentemente vimos fazendo às autoridades estaduais e instituições culturais, desde 1954. A pedra dura (granito) e a pedra plástica mole (pedra-sabão) - próprias para as obras de cantaria e escultura ao ar livre registram-se como material regional disponível à execução de obras de arte em outros centros artísticos do país. As peças de alta classe artezanal e artística que povoam as ruas, os logradouros públicos e as praças; as estruturas de pontes e de símbolos religiosos, os bebedouros e chafarizes responsáveis pela água de uso da população, os elementos decorativos das magnificas fachadas barrocas das velhas cidades imperiais, além de grandes no seu mérito artístico trazem a destacada vantagem de resistirem ao castigo do tempo, em nada se alterando. Este privilégio oferecido; arte - o de poder ser exposta ao ar livre em plena praça pública - dá-lhe o verdadeiro sentido de popularidade provocando, além do mais, a sua divulgação pelo espírito de análise dos pesquisadores, críticos e estudiosos dos problemas artísticos. Na época histórica da Colônia e do Império, ao lado dos três grandes centros de arte da Província de São Paulo - São Paulo, Itu e Mogi das Cruzes haveria de surgir, por certo, um quarto núcleo sensível às expressões do espírito: Piracicaba. Sem dúvida, aqui se manifesta como positivo, com timbre de grande privilégio, o determinismo histórico bafejando Piracicaba com o carinho sempre almejado quando da sua construtiva presença. Vencendo terríveis obstáculos temos andado por muitos e muitos anos no dificultoso caminho da exaustiva exigência das pesquisas, buscando aqui, ali, alhures - notícias, publicações, fatos; documentos originais em arquivos, museus, coleções particulares, repartições públicas, recintos privados e religiosos, enfim; onde quer que nos fosse dado alcançar provas reais das nossas virtudes artísticas, através das quais pudéssemos positivar a existência maiúscula da arte piracicabana ao lado daqueles outros grandes centros mencionados. Se a arte da cidade de São Paulo é exuberante como consequência, em grande parte, da ação dos artistas estrangeiros vindos para cá como membros efetivos das Missões Culturais e a serviço da Corte, a arte de Itu e Mogi das Cruzes - na qual se registra a independência da peia estrangeira pelo domínio absoluto, técnico e sentimental, do nosso artista brasileiro - esplende pela originalidade e nacionalismo das suas obras, patentes na soberba decoração religiosa e na arquitetura dos seus templos; no arrojo das composições magnificamente lançadas na estrutura dos seus forros eclesiásticos; no equilíbrio das cores e na correção compositiva dos seus painéis alegóricos; na admirável plasticidade das suas belíssimas imagens; nos golpes magistrais da goiva correndo e desbastando o cedro no rendado da modelagem de suas obras de entalhamento e de peças ornamentais decorativas. Em Piracicaba, além das virtudes consagradoras desses outros centros, a arte toma um novo rumo de superior expressão, porque atingindo as marcas reais do histórico, do social e do folclórico quando da fixação, pela imagem, do que foi a vida da nossa gente nos tempos imperiais. O realismo iconográfico nascente e positivamente efetivo em nossa terra - o que antes não acontecera em outros pontos do território nacional como expressão de uma arte genuinamente brasileira, tanto na percepção do ambiente como na técnica e escolha dos temas - pôde nos transmitir a verdadeira imagem de uma época através de numerosas peças artísticas e documentárias, numa mensagem do mais alto valor informativo e válida para todos os tempos porque registrando, pelo desenho e pela cor, a realidade de um dos períodos m ais importantes da organização nacional . Isto nos assegura um posto de indiscutível projeção no campo das nossas artes plásticas. E não se acomodando as provas passadas, em obediência as transformações normais por que deve passar um meio social em franca evolução, a arte piracicabana acompanhou o tempo chegando até nós, numa demonstração sadia do corpo adquirido pelo progresso técnico e espiritual dos seus artistas, como bem se verifica no andamento deste trabalho.Primitive man, in his impatient and costant goings in the American lands, did not resist the emotional impact forced into him by the landscape of large proportions of beauty nnd of vital possibilities represented by the local wherein toduy raises itself the two hundred year old town of Piracicaba. By solving at last the almost impossible problem of the compassless travel those rude people plantecl thernselves :iere c;etting organized in a nucleous of simple structurei among its activities - as necessarily should be assumed - the adequate means of communication was not excluded; it is ably expressed through signals engraved on stone and by motifs rudimentary in shapel in an attempt to articulate a thought of artistical expression. Conclusi ve der,1onstrations of this dawn of the human spirit, truly valuable by the sense of the message they carry, were able to reach us through inscriptions on stone and art sisnals engraved in the huge basalt walls located fully in the are a o f the present day towm, at the left side of the ri ver bank. Although they were roughly engraved thousand of years ago, such communications represent the origin of the several worthy phases pervaded by feeling and sensibility, with v,hich the art fror:, Piracicaba would present itself to our eyes as time passed by. In a mental stage so di fferent and so far removed of i ts :predecessor, that is, in the time v,hich precedes the true history o f Piracicaba, hereby the intrepid Paiaguás v.rere moving around - canoes handling indiana - as lords of the land; they showed positive feeling towards the manifestations of art, thus de'11onstrating a olear evolution of the human spirit in the conception of art pieces of refined taste and patient work. There are undou.btly many points in common between the artistic messases of this paiaguá region n.nd those to be found in the marajoara culture in·Northern Brazil.This artistic contribution of the region which precedes the founding of the town is quite ve.luable and de serves a deeper study. In order to judge impartially the degree of advancement of those indüms, which is o. reason of pride, one shoulcl examine the creativo aspects,the taste, the technique which has been employed and the re:finement of their work. São Paulo followed both in rhythm and sensibility the artistical evolutive sense of the great national centers such as those of Minas Gerais, Pernambuco and Bahia. It should be born in mind however, that its art is expressed in terms imposed by the materials available in the region wood, clay and metals - destined only to work in closed environments. This brought bout its insulation insofar as direct and permanent contact wi th people is concerned. The religious sculptures in woocl and clay, the oil painting watercolors, aquarelles, the jewelry, the chiselling in various metals, the works on wrought iron, the wood carving of the magnificent sets and pieces which adorn the interiors of churches and of residences of peoplc of high standing, all this sumarize at high level the accomplishements of the old art from São Paulo. The expressive power of this art is auite evident in the First Museum of Religious Art in São Paulo which was installed in the old Colégio da Conceição da Luz; (1773) and inaugareted rated January 25, 1969, in despite of the lack of material resources. It is a museum of old art of the highest standing, due both to the quali ty o f the exhibi ts and of its collections and to the credentials of the Qrtists listed, be- ginning with the nbarristaSN (clay workers) of the XVII, XVIII and XIX centuries. This museum represents a clear insiGht of the public officials, and constitutes an answer to the repeated suggestions made by the author since 1954. The hard stone (granite) and the soft plastic stone (soap stone) adequate for masonry o.nd sculpture outdoors, are materials of regional interest anél. use, to be found in other art centers of the country. Pieces of high class ei ther of workmanship o r artistic execution which populate public places; struc tures o f bridgos and of religious symbols; the drinking places and fountains wich supplied water for the people; the decorative elements of the magnificent baroque façades of the old imperial towns; all this, besides their groat artistic merit, contain the remarklabe advantage of resisting the punishent of the weather. This privilege which is offered to art - the possibili ty of being exhibi ted outdoors in public squares - lends to it the true sense of populari ty causing, furthermore, i ts di ffusion by the spiri t of researchers, critica and students of artistic problems. In the historical era of the Colony and of the Empire, along side the three great art centers in the Province of São Paulo - São Paulo, Itu and :Mogi das Cruzes - a fourth nucleous would raise to the sensibility of spiriitual expressions: Piracicaba. It clid manifest itself here as positive, with the seal of a high privilege, the historical determinism breathing; upon Piracicaba. the sought for kindness of i ts constructi ve presence. Overcoming many obsta.eles the au-chor ho.s travelled for many years the difficult roa.d of a demanding investigations seeld.nr; everrywhere new data and informations: ncwspapors, publications, facts, original documents in archives, museums, private collections, public offices, lay and religious places, in sum, wherever Jos.sible to gather proof of the artistic virtues of Piracicaba which wourld place the toym in the same standing as the other centers. Art in the town of São Paulo, exhuberant as it, results, to a large degree, of the work of foreign artist who arrived as nembers of cultural missions a.t the service of tho court i on the: otler hand, art in Itu and Mogi das Cruzes shows the independence from the foreign yoke through the absoluto command, both technical and sentimental by the Brazilian artist, of the means of expression.; their worlk shines in the superb religious decorations, in the church architecture the challenge of the composition of the ceillings, in the balance of coloro and in the correct composition of thc allegoric pannels, it the beautiful plasticity of the statues, in the cuttinr; of the cedar wood transfomed in into laces, in the modelling of decorotive pieces. In Piracicaba, besides the virtues vihich consecrated the other centers, art took a new direction of higher nexpresson because it reaches the real marks of the historical, social and populolar when fixe d throush the image of the peoploI o life during imperial times. The newborn ichonographic realism wich was positively effective in Piracicaba, - which did not happen in other parts of Brazil as an expression of a genuine and as techniques and choice of motifs - brought the real image of an epoch through the numerous, artistic and documentary pieces, in a message of the highest informative value and permanently vali d because it registers, by design and color, the reality of one of tho more important periods of the national organization - this guarantees for Piracicaba a position of indis putable projection in the field of the plastic arts in Brazil. By not abandoning i t.self to the past proofs, in obedience to the normal transformations through which e. society is evolution should undertake, art in Piracicaba has accompanied tho passing of time in a healthy demonstration of a body vrhich had been gs.ined by the technical and spiritual progress of its artista, as shown in this dissertation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoretti Filho, JustoDutra, Archimedes1972-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-143817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-07T14:00:57Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-143817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-07T14:00:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O homem primitivo, em suas irrequietas e constantes andanças por terras americanas, não pôde resistir ao impacto emocional que lhe foi imposto pelo cenário de largas proporções de beleza e possibilidades vitais, da terra onde hoje se levanta a bicentenária Piracicaba. Resolvendo o quase insolúvel problema da caminhada errante, aquela gente rude aqui se plantou organizada em núcleo de primitiva estrutura, e de suas atividades - como necessariamente deve ser admitido não foi excluído o meio próprio' de comunicação habilmente expressa por sinalização gravada em pedra e por motivos rudimentares de forma, tentando articular mensagens de expressão artística. Provas concludentes desse despontar do espírito humano, real mente valiosas pelo sentido de mensagem de que são portadoras; puderam chegar até nós através das inscrições rupestres e sinalações de arte gravadas nos paredões de basalto situados em plena área da cidade atual, . a margem esquerda do nosso rio. Ainda que rudemente insculpidas há milênios, tais comunicações representam a origem das etapas cheias de atritos, impregnadas de espírito e de sensibilidade, com que a arte piracicabana haveria de se apresentar aos nossos olhos no transcorrer do tempo. Num estágio mental tão diverso e distante do seu antecessor, isto é, na época que precede a verdadeira história de Piracicaba, aqui se movimentaram os intrépidos Paiaguás - Índios canoeiros donos das terras da região - de positiva sensibilidade às manifestações de arte, atestando uma franca evolução do espírito humano na concepção de peças artísticas de aprimorado gosto e paciente execução. Sem dúvida, há marcas encontradiças entre as mensagens de arte da nossa região paiaguá com aquelas oriundas do espírito da civilização marajoara do norte do país. É por demais valiosa e merecedora de um estudo mais profundo, essa contribuição artística regional do período que antecede à data de fundação da cidade bicentenária (1º de agosto de 1767). Para o julgamento imparcial do grau de adiantamento desses Índios - que em muito nos enaltece - examinem ... se o Índice do seu espírito criativo, o gosto estético, a técnica empregada e a delicadeza de execução das suas obras de arte. São Paulo acompanhou em ritmo e em sensibilidade o sentido evolutivo artístico dos grandes centros nacionais de arte, como Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. Entretanto, é preciso que se entenda ser a sua arte vazada nos termos requeridos pelos meios materiais disponíveis da região paulista - madeira, barro e metais - destinados exclusivamente às obras de recinto fechado. Isto veio decretar o seu isolamento no que diz respeito ao contacto direto e permanente com o público. A estatuária religiosa em madeira e barro, a pintura a óleo, a aquarela e cola, as aguadas, as miniaturas sobre marfim, as peças de ourivesaria, a cinzelaria em matais diversos, as obras em ferro batido, o entalhamento dos magníficos conjuntos e peças que guarnedem os interiores dos templos e residências de alto padrão social condensam superiormente a bagagem da nossa arte antiga paulista. Ainda que se ressentindo da falta de outros meios materiais, a força de expressão da sua grande arte torna-se evidente no Primeiro Museu de Arte Religiosa de São Paulo, instalado na Capital do Estado, no antigo Colégio da Conceição da Luz (1773) e inaugurado a 25 de janeiro de 1969. Cuida-se de um museu de arte antiga da mais alta expressão, tanto pela categoria das obras expostas como pelo valor incalculável do seu acervo, diante das credenciais inconfundíveis dos artistas nele catalogados, desde os 11barristas11 do, século XVI até aos mais destacados mestres dos séculos XVII, XVIII e XIX. Esta inadiável e patriótica iniciativa é, sem dúvida, a afirmação plena e insofismável do grau de cultura e descortino daqueles que respondem pelo destino de São Paulo e, uma honrosa atenção dispensada às sugestões e indi9ações que insistentemente vimos fazendo às autoridades estaduais e instituições culturais, desde 1954. A pedra dura (granito) e a pedra plástica mole (pedra-sabão) - próprias para as obras de cantaria e escultura ao ar livre registram-se como material regional disponível à execução de obras de arte em outros centros artísticos do país. As peças de alta classe artezanal e artística que povoam as ruas, os logradouros públicos e as praças; as estruturas de pontes e de símbolos religiosos, os bebedouros e chafarizes responsáveis pela água de uso da população, os elementos decorativos das magnificas fachadas barrocas das velhas cidades imperiais, além de grandes no seu mérito artístico trazem a destacada vantagem de resistirem ao castigo do tempo, em nada se alterando. Este privilégio oferecido; arte - o de poder ser exposta ao ar livre em plena praça pública - dá-lhe o verdadeiro sentido de popularidade provocando, além do mais, a sua divulgação pelo espírito de análise dos pesquisadores, críticos e estudiosos dos problemas artísticos. Na época histórica da Colônia e do Império, ao lado dos três grandes centros de arte da Província de São Paulo - São Paulo, Itu e Mogi das Cruzes haveria de surgir, por certo, um quarto núcleo sensível às expressões do espírito: Piracicaba. Sem dúvida, aqui se manifesta como positivo, com timbre de grande privilégio, o determinismo histórico bafejando Piracicaba com o carinho sempre almejado quando da sua construtiva presença. Vencendo terríveis obstáculos temos andado por muitos e muitos anos no dificultoso caminho da exaustiva exigência das pesquisas, buscando aqui, ali, alhures - notícias, publicações, fatos; documentos originais em arquivos, museus, coleções particulares, repartições públicas, recintos privados e religiosos, enfim; onde quer que nos fosse dado alcançar provas reais das nossas virtudes artísticas, através das quais pudéssemos positivar a existência maiúscula da arte piracicabana ao lado daqueles outros grandes centros mencionados. Se a arte da cidade de São Paulo é exuberante como consequência, em grande parte, da ação dos artistas estrangeiros vindos para cá como membros efetivos das Missões Culturais e a serviço da Corte, a arte de Itu e Mogi das Cruzes - na qual se registra a independência da peia estrangeira pelo domínio absoluto, técnico e sentimental, do nosso artista brasileiro - esplende pela originalidade e nacionalismo das suas obras, patentes na soberba decoração religiosa e na arquitetura dos seus templos; no arrojo das composições magnificamente lançadas na estrutura dos seus forros eclesiásticos; no equilíbrio das cores e na correção compositiva dos seus painéis alegóricos; na admirável plasticidade das suas belíssimas imagens; nos golpes magistrais da goiva correndo e desbastando o cedro no rendado da modelagem de suas obras de entalhamento e de peças ornamentais decorativas. Em Piracicaba, além das virtudes consagradoras desses outros centros, a arte toma um novo rumo de superior expressão, porque atingindo as marcas reais do histórico, do social e do folclórico quando da fixação, pela imagem, do que foi a vida da nossa gente nos tempos imperiais. O realismo iconográfico nascente e positivamente efetivo em nossa terra - o que antes não acontecera em outros pontos do território nacional como expressão de uma arte genuinamente brasileira, tanto na percepção do ambiente como na técnica e escolha dos temas - pôde nos transmitir a verdadeira imagem de uma época através de numerosas peças artísticas e documentárias, numa mensagem do mais alto valor informativo e válida para todos os tempos porque registrando, pelo desenho e pela cor, a realidade de um dos períodos m ais importantes da organização nacional . Isto nos assegura um posto de indiscutível projeção no campo das nossas artes plásticas. E não se acomodando as provas passadas, em obediência as transformações normais por que deve passar um meio social em franca evolução, a arte piracicabana acompanhou o tempo chegando até nós, numa demonstração sadia do corpo adquirido pelo progresso técnico e espiritual dos seus artistas, como bem se verifica no andamento deste trabalho. |
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