Critérios de eficiência e equidade para a análise de estruturas tarifárias para o transporte público urbano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strambi, Orlando
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-30082019-142146/
Resumo: O objetivo principal da tese é buscar critérios que orientem e justifiquem a definição de estruturas tarifárias para o transporte público urbano, diferenciando valores relativos de tarifa segundo o tipo de uso do sistema de transporte e as características do usuário. Após uma análise dos objetivos do transporte público urbano, foram considerados relevantes os critérios de eficiência econômica e equidade para a elaboração e avaliação de estruturas tarifárias, por sua relação direta com o bem-estar social. Para satisfazer critérios de eficiência, os preços devem ser determinados segundo o custo social marginal de curto prazo, considerando, porém, falhas do mercado de transporte público que levam a preços ótimos que desviam de forma sistemática dos custos marginais. Os critérios de equidade, por vezes restritos a consideração de aspectos de distribuição de renda, devem ser complementados pelo critério de necessidade de transporte, indicada pela categoria sócio-econômica do indivíduo e sua família. Um modelo conceitual para elaboração e avaliação de estruturas tarifárias é proposto, cujo objetivo é maximizar uma função de equidade, sujeito a restrições que contém informações sobre estruturas tarifárias que refletem critérios de eficiência ou outros que os condicionem.
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