As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Tamires Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28052020-191553/
Resumo: Esta tese se caracteriza por ser um estudo exploratório fundamentado na teoria psicogenética de Jean Piaget e nas pesquisas que se debruçaram sobre os estudos da moralidade. O objetivo central foi analisar, sob a ótica da psicologia moral, os conteúdos curriculares dos cursos da Escola Nacional de Socioeducação, buscando estabelecer uma relação com a percepção dos exalunos a respeito das contribuições desses cursos. Além disso, esse trabalho teve a intenção de destacar as motivações que levaram os profissionais a buscarem os cursos da ENS, quererem atuar na área da socioeducação, como também identificar os atributos destacados pelos profissionais em suas representações de si. Para tanto, foi realizada a pesquisa documental e exploratória, esta última utilizando dois instrumentos metodológicos: entrevista clínica e memorial. Os dados foram analisados de forma qualitativa e categorizados de acordo com os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados demonstraram que os cursos da ENS trouxeram contribuições significativas aos alunos, todavia, estas foram mais quanto ao nível de informação do que em termos de uma mudança de postura frente ao trabalho socioeducativo. Além disso, os resultados permitiram observar que os cursos analisados não apresentam conceitos e discussões como fruto dos estudos da psicologia moral. Acreditamos que tais estudos podem contribuir para a socioeducação, principalmente no que diz respeito ao processo de tomada de consciência sobre a prática socioeducativa, auxiliando os profissionais dessa área a olharem e refletirem sobre seus valores morais, representações e práticas pedagógicas
id USP_32736492d7da5bb3840b55ae9906fe3d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28052020-191553
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação The contributions of studies of moral psychology to the continuing education of socio-educational professionalsContinued FormantionEscola Nacional de SocioeducaçãoFormação ContinuadaGenetic PsychologyMoral PsychologyNational school of socio-educationPsicologia GenéticaPsicologia MoralSocio-educationSocioeducaçãoEsta tese se caracteriza por ser um estudo exploratório fundamentado na teoria psicogenética de Jean Piaget e nas pesquisas que se debruçaram sobre os estudos da moralidade. O objetivo central foi analisar, sob a ótica da psicologia moral, os conteúdos curriculares dos cursos da Escola Nacional de Socioeducação, buscando estabelecer uma relação com a percepção dos exalunos a respeito das contribuições desses cursos. Além disso, esse trabalho teve a intenção de destacar as motivações que levaram os profissionais a buscarem os cursos da ENS, quererem atuar na área da socioeducação, como também identificar os atributos destacados pelos profissionais em suas representações de si. Para tanto, foi realizada a pesquisa documental e exploratória, esta última utilizando dois instrumentos metodológicos: entrevista clínica e memorial. Os dados foram analisados de forma qualitativa e categorizados de acordo com os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados demonstraram que os cursos da ENS trouxeram contribuições significativas aos alunos, todavia, estas foram mais quanto ao nível de informação do que em termos de uma mudança de postura frente ao trabalho socioeducativo. Além disso, os resultados permitiram observar que os cursos analisados não apresentam conceitos e discussões como fruto dos estudos da psicologia moral. Acreditamos que tais estudos podem contribuir para a socioeducação, principalmente no que diz respeito ao processo de tomada de consciência sobre a prática socioeducativa, auxiliando os profissionais dessa área a olharem e refletirem sobre seus valores morais, representações e práticas pedagógicasThis thesis is characterized as an exploratory study based in the Jean Piagets psychogenetic theory along with the researches that have dwelled on studies of morality. The main goal was analyze, from the perspective of moral psychology, the curricular contents of the courses of national school of socio-education (ENS), seeking for set a relation with the perception of former students about the contributions obtained from these courses. Furthermore, this work had the intention of emphasise the motivations que conducted these professional to pursue these ENS courses and what made them want to work in the socio-educational area, as well as identify the main features highlighted by these professionals in their representation of themselves. For this task was realized a documental and exploratory research, the latter making use of two methodological tools: clinical interview and memorial. The data was analyzed in a qualitative way and categorized by the methodological process of content analysis from Laurence Bardin. The findings evidenced that the ENS courses brought substantial improvements to the students, however, these contributions was more in the information level than in terms of a change of stance in the direction socio-educational work. Additionally, the results allowed to observe that the analyzed courses doesnt provide concepts and discussions as a consequence of the studies of moral psychology. We believe that these studies may contribute to the socioeducation, mainly with regard to the awareness process about the socioeducational practices, assisting professionals in this area to examine and reflect on their moral values, representations and pedagogical practicesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Maria Thereza Costa Coelho deMonteiro, Tamires Alves2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28052020-191553/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-30T00:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-28052020-191553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-30T00:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação 
The contributions of studies of moral psychology to the continuing education of socio-educational professionals
title As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação 
spellingShingle As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação 
Monteiro, Tamires Alves
Continued Formantion
Escola Nacional de Socioeducação
Formação Continuada
Genetic Psychology
Moral Psychology
National school of socio-education
Psicologia Genética
Psicologia Moral
Socio-education
Socioeducação
title_short As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação 
title_full As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação 
title_fullStr As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação 
title_full_unstemmed As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação 
title_sort As contribuições dos estudos da psicologia moral para a formação continuada dos profissionais da socioeduação 
author Monteiro, Tamires Alves
author_facet Monteiro, Tamires Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Tamires Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Continued Formantion
Escola Nacional de Socioeducação
Formação Continuada
Genetic Psychology
Moral Psychology
National school of socio-education
Psicologia Genética
Psicologia Moral
Socio-education
Socioeducação
topic Continued Formantion
Escola Nacional de Socioeducação
Formação Continuada
Genetic Psychology
Moral Psychology
National school of socio-education
Psicologia Genética
Psicologia Moral
Socio-education
Socioeducação
description Esta tese se caracteriza por ser um estudo exploratório fundamentado na teoria psicogenética de Jean Piaget e nas pesquisas que se debruçaram sobre os estudos da moralidade. O objetivo central foi analisar, sob a ótica da psicologia moral, os conteúdos curriculares dos cursos da Escola Nacional de Socioeducação, buscando estabelecer uma relação com a percepção dos exalunos a respeito das contribuições desses cursos. Além disso, esse trabalho teve a intenção de destacar as motivações que levaram os profissionais a buscarem os cursos da ENS, quererem atuar na área da socioeducação, como também identificar os atributos destacados pelos profissionais em suas representações de si. Para tanto, foi realizada a pesquisa documental e exploratória, esta última utilizando dois instrumentos metodológicos: entrevista clínica e memorial. Os dados foram analisados de forma qualitativa e categorizados de acordo com os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados demonstraram que os cursos da ENS trouxeram contribuições significativas aos alunos, todavia, estas foram mais quanto ao nível de informação do que em termos de uma mudança de postura frente ao trabalho socioeducativo. Além disso, os resultados permitiram observar que os cursos analisados não apresentam conceitos e discussões como fruto dos estudos da psicologia moral. Acreditamos que tais estudos podem contribuir para a socioeducação, principalmente no que diz respeito ao processo de tomada de consciência sobre a prática socioeducativa, auxiliando os profissionais dessa área a olharem e refletirem sobre seus valores morais, representações e práticas pedagógicas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28052020-191553/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-28052020-191553/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257433720750080