Desenvolvimento de modelo computacional para simulação de partida e tombamento de compressores alternativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18164/tde-04042023-140118/ |
Resumo: | Os compressores alternativos são amplamente aplicados em sistemas de refrigeração. Este componente é submetido a diferentes cargas durante seu funcionamento e o motor elétrico usado deve ser capaz de fornecer torque suficiente para o seu adequado funcionamento. Durante a partida, o compressor é submetido à variações de pressão do sistema, podendo sofrer falha de partida ou mesmo o tombamento. Ambos fenômenos são estudados neste trabalho através de um modelo computacional proposto para compressores alternativos. Uma metodologia para determinação da curva de tombamento de compressores e partida de compressores é proposta. Os resultados obtidos apresentam boa capacidade de determinação da curva de tombamento, com erros médios por volta de 3.3% em relação aos dados experimentais. Os resultados de partida do modelo mostram uma tendência de superestimar a aceleração do mecanismo, quando comparados com dados experimentais. Entretanto, o modelo possui boa correlação para condição estável logo após a partida. |
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Desenvolvimento de modelo computacional para simulação de partida e tombamento de compressores alternativosDevelopment of computational model to simulate the starting and stall of reciprocating compressorscompressor alternativocomputational modelmodelo computacionalpartidareciprocating compressorstallstart-uptombamentoOs compressores alternativos são amplamente aplicados em sistemas de refrigeração. Este componente é submetido a diferentes cargas durante seu funcionamento e o motor elétrico usado deve ser capaz de fornecer torque suficiente para o seu adequado funcionamento. Durante a partida, o compressor é submetido à variações de pressão do sistema, podendo sofrer falha de partida ou mesmo o tombamento. Ambos fenômenos são estudados neste trabalho através de um modelo computacional proposto para compressores alternativos. Uma metodologia para determinação da curva de tombamento de compressores e partida de compressores é proposta. Os resultados obtidos apresentam boa capacidade de determinação da curva de tombamento, com erros médios por volta de 3.3% em relação aos dados experimentais. Os resultados de partida do modelo mostram uma tendência de superestimar a aceleração do mecanismo, quando comparados com dados experimentais. Entretanto, o modelo possui boa correlação para condição estável logo após a partida.Reciprocating compressors are widely applied in refrigeration systems. This component is subjected to different loads during operation and the applied electric motor must be capable of providing sufficient torque for proper operation. During start-up, the compressor is subjected to system pressure variation, and can suffer start-up or stall failures. Both phenomena are studied in this work through a computational model proposed for reciprocating compressors. A methodology for determining compressor stall curve and compressor starting is proposed. The obtained results show a good capability to determine the stall curve, with average errors around 3.34% in relation to the experimental data. The results of the start-up model show a tendency to overestimate the acceleration when compared to experimental data. However, the model provides good correlation for stable condition right after start-up.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGómez, Luben CabezasFalcetti, Eduardo Postingel2023-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18164/tde-04042023-140118/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-11T12:58:19Zoai:teses.usp.br:tde-04042023-140118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-11T12:58:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Os compressores alternativos são amplamente aplicados em sistemas de refrigeração. Este componente é submetido a diferentes cargas durante seu funcionamento e o motor elétrico usado deve ser capaz de fornecer torque suficiente para o seu adequado funcionamento. Durante a partida, o compressor é submetido à variações de pressão do sistema, podendo sofrer falha de partida ou mesmo o tombamento. Ambos fenômenos são estudados neste trabalho através de um modelo computacional proposto para compressores alternativos. Uma metodologia para determinação da curva de tombamento de compressores e partida de compressores é proposta. Os resultados obtidos apresentam boa capacidade de determinação da curva de tombamento, com erros médios por volta de 3.3% em relação aos dados experimentais. Os resultados de partida do modelo mostram uma tendência de superestimar a aceleração do mecanismo, quando comparados com dados experimentais. Entretanto, o modelo possui boa correlação para condição estável logo após a partida. |
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