A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-22062021-152137/ |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa de mestrado e? compreender as motivações, as experiências e os aprendizados derivados da participação de mulheres, no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de São Paulo. A intenção foi apreender como essa participação influencia a vida dessas mulheres que vivem no entorno do equipamento público educacional na periferia e as consequências da participação no Conselho Gestor de escola em suas vidas como mulheres, mães e integrantes do bairro. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que dialoga com estudos sobre gestão escolar sob a ótica de gênero. Para esta pesquisa, foram entrevistadas cinco mulheres. Os resultados da investigação mostram um empoderamento dessas mulheres que integram o Conselho Gestor do CEU em análise. Trata-se de um empoderamento que corresponde à dimensão educativa da participação dessas mulheres em espaços para além do universo doméstico, o que envolve motivações, experiências e aprendizados para o debate de pautas múltiplas que ampliam a visão e as expectativas dessas mulheres. |
id |
USP_328f0ac285ed206195268cced78374ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22062021-152137 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizadosThe participation of women in the Management Board of a Unified Educational Center in the city of São Paulo: motivations, experiences and learningsCentro Educacional UnificadoConselho GestorEducaçãoEducationManagement BoardMulheresParticipaçãoUnified Educational CenterWomen. ParticipationO objetivo desta pesquisa de mestrado e? compreender as motivações, as experiências e os aprendizados derivados da participação de mulheres, no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de São Paulo. A intenção foi apreender como essa participação influencia a vida dessas mulheres que vivem no entorno do equipamento público educacional na periferia e as consequências da participação no Conselho Gestor de escola em suas vidas como mulheres, mães e integrantes do bairro. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que dialoga com estudos sobre gestão escolar sob a ótica de gênero. Para esta pesquisa, foram entrevistadas cinco mulheres. Os resultados da investigação mostram um empoderamento dessas mulheres que integram o Conselho Gestor do CEU em análise. Trata-se de um empoderamento que corresponde à dimensão educativa da participação dessas mulheres em espaços para além do universo doméstico, o que envolve motivações, experiências e aprendizados para o debate de pautas múltiplas que ampliam a visão e as expectativas dessas mulheres.The objective of this Master\'s Degree research is to understand the motivations, experiences and learning derived from the participation of women in the Management Council of a Unified Educational Center (CEU) in the city of São Paulo. The intention was to apprehend how this participation influences the lives of these women, who live around the public educational facilities in the poor suburbs and the consequences of participating in the School Management Council in their lives as women, as mothers, and as members of the neighborhood community. This is a qualitative research, which dialogues with studies on school management from a gender perspective. For this research, five women were interviewed. The results of the investigation show empowerment of these women who participate of the Management Council of the CEU under analysis. It is an empowerment that corresponds to the educational dimension of the participation of these women in environments out of the domestic universe, which involves motivations, experiences and learning for the debate of multiple agendas that expand the vision and expectations of these women.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVianna, Claudia PereiraSilva, Cristiane Bibiano2020-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-22062021-152137/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-27T18:59:18Zoai:teses.usp.br:tde-22062021-152137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-27T18:59:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizados The participation of women in the Management Board of a Unified Educational Center in the city of São Paulo: motivations, experiences and learnings |
title |
A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizados |
spellingShingle |
A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizados Silva, Cristiane Bibiano Centro Educacional Unificado Conselho Gestor Educação Education Management Board Mulheres Participação Unified Educational Center Women. Participation |
title_short |
A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizados |
title_full |
A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizados |
title_fullStr |
A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizados |
title_full_unstemmed |
A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizados |
title_sort |
A participação de mulheres no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo: motivações, experiências e aprendizados |
author |
Silva, Cristiane Bibiano |
author_facet |
Silva, Cristiane Bibiano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vianna, Claudia Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristiane Bibiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro Educacional Unificado Conselho Gestor Educação Education Management Board Mulheres Participação Unified Educational Center Women. Participation |
topic |
Centro Educacional Unificado Conselho Gestor Educação Education Management Board Mulheres Participação Unified Educational Center Women. Participation |
description |
O objetivo desta pesquisa de mestrado e? compreender as motivações, as experiências e os aprendizados derivados da participação de mulheres, no Conselho Gestor de um Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de São Paulo. A intenção foi apreender como essa participação influencia a vida dessas mulheres que vivem no entorno do equipamento público educacional na periferia e as consequências da participação no Conselho Gestor de escola em suas vidas como mulheres, mães e integrantes do bairro. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que dialoga com estudos sobre gestão escolar sob a ótica de gênero. Para esta pesquisa, foram entrevistadas cinco mulheres. Os resultados da investigação mostram um empoderamento dessas mulheres que integram o Conselho Gestor do CEU em análise. Trata-se de um empoderamento que corresponde à dimensão educativa da participação dessas mulheres em espaços para além do universo doméstico, o que envolve motivações, experiências e aprendizados para o debate de pautas múltiplas que ampliam a visão e as expectativas dessas mulheres. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-22062021-152137/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-22062021-152137/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257273428082688 |