A curadoria diante do digital: processo curatorial como prática artística em três projetos do Leste Europeu (East Art Map, Bosnia and Herzegovina Art Map e Invisible Matter - East Art Map)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-16082023-172824/ |
Resumo: | Nesta tese, objetivou-se investigar procedimentos curatoriais presentes em projetos artísticos contemporâneos que dialogam com mídias digitais, especialmente aqueles relacionados à utilização do repertório informacional disponível sobre arte. Partiu-se da hipótese de que trabalhos artísticos multímidias no ambiente virtual evidenciavam comportamentos curatoriais de re/escritura (ARANTES, 2015) e de remixagem (NAVAS, 2012) das narrativas da história da arte, instrumentalizando o processo curatorial como um operador poético e criativo em práticas artísticas enquanto uma experiência tecnocultural de reprodutibilidade tecnológica do mundo. Para tanto, realizou-se um percurso bibliográfico sobre tópicos da informação e da comunicação no contexto da arte contemporânea, discutindo-se conceitoschave como a arte digital (POPPER, 1993; MANOVICH, 2001; PAUL, 2003), visualização de dados (MANOVICH, 2016; LAURENTIZ, 2021), artes em redes comunicacionais (PRADO, 2003, CARVALHO, 2014) e trama técnico-estético-comunicacional (TAVARES, 2012). Em um segundo momento, contemplou-se o aparato conceitual e analítico da curadoria no âmbito do digital (BHASKAR, 2020; CZEGLEDY, 2019; GRAHAM, COOK, 2010; ORTH, FRANCELIN, 2015; SHABARWAL, 2015; OLIVER, HARVEY, 2016; SANTOS, 2014) a fim de se criar uma proposta crítica de análise sobre operações como seleção, interação e composição do ciclo de vida curatorial. Em seguida, foram selecionados três projetos artísticos como estudos de caso, em ordem de realização: East Art Map (1999- 2005), do grupo esloveno Irwin; Bosnia and Herzegovina Art Map (2010), do artista bósnio Igor Bonjak, e Invisible Matter - East Art Map (2017-19), da dupla croata Fokus Grupa, por meio dos quais o ciclo de vida curatorial foi analisado em suas dimensões comparativa e encadeada aos projetos, em transformação constante e não-linear. Dentre os achados desta pesquisa, verificou-se a atualização de discussões sobre as interfaces entre tecnologia e cultura, especificamente a respeito de como os procedimentos curatoriais elaboram a complexidade da cultura informacional sobre arte no Leste Europeu. Foi identificada também a especificação de possibilidades de abertura estética e tecnológica, em diferentes níveis de mediação e compartilhamento curatorial, que conta com a participação de outros agentes do campo mediados pelas mídias digitais e também como a cooperação e colaboração desses agentes em suas respectivas comunidades designadas. Diante disso, ficou evidenciado um comportamento curatorial de transformação, que perpassa a re/escritura, a remixagem e a performatividade dos arquivos digitais, assim como os aspectos de neocomunicabilidade (POPPER, 2007) e neomaterialidade (PAUL, 2015) do trabalho de arte em uma abordagem curatorial-digital. |
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A curadoria diante do digital: processo curatorial como prática artística em três projetos do Leste Europeu (East Art Map, Bosnia and Herzegovina Art Map e Invisible Matter - East Art Map)Curating in the face of the digital: curatorial process as an artistic practice in three Eastern European projects (East Art Map, Bosnia and Herzegovina Art Map e Invisible Matter - East Art Map)CuradoriaCurationDigital mediaEast Art MapEast Art MapEastern EuropeLeste EuropeuMídias digitaisTransformaçãoTransformationNesta tese, objetivou-se investigar procedimentos curatoriais presentes em projetos artísticos contemporâneos que dialogam com mídias digitais, especialmente aqueles relacionados à utilização do repertório informacional disponível sobre arte. Partiu-se da hipótese de que trabalhos artísticos multímidias no ambiente virtual evidenciavam comportamentos curatoriais de re/escritura (ARANTES, 2015) e de remixagem (NAVAS, 2012) das narrativas da história da arte, instrumentalizando o processo curatorial como um operador poético e criativo em práticas artísticas enquanto uma experiência tecnocultural de reprodutibilidade tecnológica do mundo. Para tanto, realizou-se um percurso bibliográfico sobre tópicos da informação e da comunicação no contexto da arte contemporânea, discutindo-se conceitoschave como a arte digital (POPPER, 1993; MANOVICH, 2001; PAUL, 2003), visualização de dados (MANOVICH, 2016; LAURENTIZ, 2021), artes em redes comunicacionais (PRADO, 2003, CARVALHO, 2014) e trama técnico-estético-comunicacional (TAVARES, 2012). Em um segundo momento, contemplou-se o aparato conceitual e analítico da curadoria no âmbito do digital (BHASKAR, 2020; CZEGLEDY, 2019; GRAHAM, COOK, 2010; ORTH, FRANCELIN, 2015; SHABARWAL, 2015; OLIVER, HARVEY, 2016; SANTOS, 2014) a fim de se criar uma proposta crítica de análise sobre operações como seleção, interação e composição do ciclo de vida curatorial. Em seguida, foram selecionados três projetos artísticos como estudos de caso, em ordem de realização: East Art Map (1999- 2005), do grupo esloveno Irwin; Bosnia and Herzegovina Art Map (2010), do artista bósnio Igor Bonjak, e Invisible Matter - East Art Map (2017-19), da dupla croata Fokus Grupa, por meio dos quais o ciclo de vida curatorial foi analisado em suas dimensões comparativa e encadeada aos projetos, em transformação constante e não-linear. Dentre os achados desta pesquisa, verificou-se a atualização de discussões sobre as interfaces entre tecnologia e cultura, especificamente a respeito de como os procedimentos curatoriais elaboram a complexidade da cultura informacional sobre arte no Leste Europeu. Foi identificada também a especificação de possibilidades de abertura estética e tecnológica, em diferentes níveis de mediação e compartilhamento curatorial, que conta com a participação de outros agentes do campo mediados pelas mídias digitais e também como a cooperação e colaboração desses agentes em suas respectivas comunidades designadas. Diante disso, ficou evidenciado um comportamento curatorial de transformação, que perpassa a re/escritura, a remixagem e a performatividade dos arquivos digitais, assim como os aspectos de neocomunicabilidade (POPPER, 2007) e neomaterialidade (PAUL, 2015) do trabalho de arte em uma abordagem curatorial-digital.In this thesis, the objective was to investigate curatorial procedures present in contemporary artistic projects that dialogue with digital media, especially those related to the use of the informational repertoire available on art. The starting point was the hypothesis that multimedia artistic works in the virtual environment evidenced curatorial behaviors of re/writing (ARANTES, 2015) and remixing (NAVAS, 2012) of art history narratives, instrumentalizing the curatorial process as a poetic and creative operator for artistic practice as a technocultural experience of technological reproducibility in the world. For this purpose, a bibliographic path was laid out on information and communication topics in the context of contemporary art, discussing key concepts such as digital art (POPPER, 1993; MANOVICH, 2001; PAUL, 2003), data visualization (MANOVICH, 2016; LAURENTIZ, 2021), arts in communication networks (PRADO, 2003, CARVALHO, 2014) and technical-aestheticcommunicational plot (TAVARES, 2012). Subsequently, the conceptual and analytical apparatus of curating in the digital context was contemplated (BHASKAR, 2020; CZEGLEDY, 2019; GRAHAM, COOK, 2010; ORTH, FRANCELIN, 2015; SHABARWAL, 2015; OLIVER, HARVEY, 2016; SANTOS, 2014) in order to create a critical analysis proposal on operations such as selection, interaction and composition of the curatorial life cycle. Then, three artistic projects were selected as case studies, in order of execution: East Art Map (1999-2005), by the Slovenian group Irwin; Bosnia and Herzegovina Art Map (2010), by Bosnian artist Igor Bonjak, and Invisible Matter - East Art Map (2017-19), by Croatian duo Fokus Grupa, through which the curatorial life cycle was analyzed through the dimensions of comparison and connectivity to projects, in constant and non-linear transformation. Among the findings of this research, an update of the discussions about the interfaces between technology and culture was observed, specifically regarding how curatorial procedures elaborate the complexity of the informational culture about art in Eastern Europe. The specification of possibilities of aesthetic and technological opening was also identified, at different levels of mediation and curatorial sharing, which includes the participation of other agents of this field mediated by digital media and also the cooperation and collaboration of these agents in their respective designated communities. In view of this, a curatorial behavior of transformation became evident, which permeates the re/writing, remixing and performativity of digital files, as well as aspects of neocommunicability (POPPER, 2007) and neomateriality (PAUL, 2015) of the artwork in a curatorial-digital approach.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTavares, Monica Baptista SampaioPitol, André Luis Castilho2023-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-16082023-172824/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-16T20:40:49Zoai:teses.usp.br:tde-16082023-172824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-16T20:40:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Nesta tese, objetivou-se investigar procedimentos curatoriais presentes em projetos artísticos contemporâneos que dialogam com mídias digitais, especialmente aqueles relacionados à utilização do repertório informacional disponível sobre arte. Partiu-se da hipótese de que trabalhos artísticos multímidias no ambiente virtual evidenciavam comportamentos curatoriais de re/escritura (ARANTES, 2015) e de remixagem (NAVAS, 2012) das narrativas da história da arte, instrumentalizando o processo curatorial como um operador poético e criativo em práticas artísticas enquanto uma experiência tecnocultural de reprodutibilidade tecnológica do mundo. Para tanto, realizou-se um percurso bibliográfico sobre tópicos da informação e da comunicação no contexto da arte contemporânea, discutindo-se conceitoschave como a arte digital (POPPER, 1993; MANOVICH, 2001; PAUL, 2003), visualização de dados (MANOVICH, 2016; LAURENTIZ, 2021), artes em redes comunicacionais (PRADO, 2003, CARVALHO, 2014) e trama técnico-estético-comunicacional (TAVARES, 2012). Em um segundo momento, contemplou-se o aparato conceitual e analítico da curadoria no âmbito do digital (BHASKAR, 2020; CZEGLEDY, 2019; GRAHAM, COOK, 2010; ORTH, FRANCELIN, 2015; SHABARWAL, 2015; OLIVER, HARVEY, 2016; SANTOS, 2014) a fim de se criar uma proposta crítica de análise sobre operações como seleção, interação e composição do ciclo de vida curatorial. Em seguida, foram selecionados três projetos artísticos como estudos de caso, em ordem de realização: East Art Map (1999- 2005), do grupo esloveno Irwin; Bosnia and Herzegovina Art Map (2010), do artista bósnio Igor Bonjak, e Invisible Matter - East Art Map (2017-19), da dupla croata Fokus Grupa, por meio dos quais o ciclo de vida curatorial foi analisado em suas dimensões comparativa e encadeada aos projetos, em transformação constante e não-linear. Dentre os achados desta pesquisa, verificou-se a atualização de discussões sobre as interfaces entre tecnologia e cultura, especificamente a respeito de como os procedimentos curatoriais elaboram a complexidade da cultura informacional sobre arte no Leste Europeu. Foi identificada também a especificação de possibilidades de abertura estética e tecnológica, em diferentes níveis de mediação e compartilhamento curatorial, que conta com a participação de outros agentes do campo mediados pelas mídias digitais e também como a cooperação e colaboração desses agentes em suas respectivas comunidades designadas. Diante disso, ficou evidenciado um comportamento curatorial de transformação, que perpassa a re/escritura, a remixagem e a performatividade dos arquivos digitais, assim como os aspectos de neocomunicabilidade (POPPER, 2007) e neomaterialidade (PAUL, 2015) do trabalho de arte em uma abordagem curatorial-digital. |
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