Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Onei Tadeu
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-13122004-150706/
Resumo: A proposta deste trabalho é apresentar uma matriz curricular para o Curso de Ciências Contábeis. Para fundamentar a proposta discorreu-se sobre “conhecimento", já que este é a base na construção do projeto pedagógico. E esse projeto abarca as dimensões administrativa e pedagógica da escola. Administrativa com relação à estrutura burocrática e pedagógica com relação à estrutura educacional (contemplando o aspecto político do projeto). Para esta construção, do projeto, são analisadas duas metodologias distintas: uma com enfoque em um curso genérico e outra com enfoque em um curso superior. A partir da definição do projeto é definido o currículo, propriamente dito, que é a escolarização dos conhecimentos possuídos pela sociedade e que tem como objetivo a construção do conhecimento, pelo educando. Como o objetivo da pesquisa é apresentar uma matriz curricular a base teórica da proposta foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os perfis, competências, habilidades, diretrizes e sugestões emanados do Ministério da Educação, para o Curso em foco, e também as contribuições de Entidades e autores. Mas a contribuição maior na construção da matriz proposta foi a pesquisa empreendida junto a alguns Contadores. A entrevista contou com onze perguntas abertas, onde se perscrutou a opinião dos Contadores sobre alguns tópicos específicos que devem embasar um currículo para o Curso de Ciências Contábeis na região da Grande Florianópolis.
id USP_331afc18967df1713c7317ee5d48c8a7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13122004-150706
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis Proposal of a undergraduate program in Accounting for the region of Florianópolisaccountingcontabilidadecourse program currículopedagogical projectprojeto pedagógicoA proposta deste trabalho é apresentar uma matriz curricular para o Curso de Ciências Contábeis. Para fundamentar a proposta discorreu-se sobre “conhecimento", já que este é a base na construção do projeto pedagógico. E esse projeto abarca as dimensões administrativa e pedagógica da escola. Administrativa com relação à estrutura burocrática e pedagógica com relação à estrutura educacional (contemplando o aspecto político do projeto). Para esta construção, do projeto, são analisadas duas metodologias distintas: uma com enfoque em um curso genérico e outra com enfoque em um curso superior. A partir da definição do projeto é definido o currículo, propriamente dito, que é a escolarização dos conhecimentos possuídos pela sociedade e que tem como objetivo a construção do conhecimento, pelo educando. Como o objetivo da pesquisa é apresentar uma matriz curricular a base teórica da proposta foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os perfis, competências, habilidades, diretrizes e sugestões emanados do Ministério da Educação, para o Curso em foco, e também as contribuições de Entidades e autores. Mas a contribuição maior na construção da matriz proposta foi a pesquisa empreendida junto a alguns Contadores. A entrevista contou com onze perguntas abertas, onde se perscrutou a opinião dos Contadores sobre alguns tópicos específicos que devem embasar um currículo para o Curso de Ciências Contábeis na região da Grande Florianópolis. The main purpose of this dissertation is to present a model for Accounting program course. First we describe the concept of ‘knowledge’, for it is the basis of the modeling of a course program. It is important to notice that this work involves both the administrative and pedagogical aspects of the College. The first deals with the bureaucratic structure and the latter concerns the educational structure (which discusses the political aspect of the project). So, we analyze tow methodologies. One that focuses on a general course and other that focuses on a higher degree course. After the project is defined, we develop the program of the course, that aims to build knowledge, by the student. The theoretical foundations of this dissertation is the “Lei de Diretrizes e Bases da Educação" and the profile, competence, skills for the Accounting course suggestec by the Ministry of Education. But the most important contribution for this work is the research made with some accounting professionals. The interview had eleven questions, where we argued these professionals about the most important things for the basis of the Accounting Course in the city of Florianópolis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Roberto Vatan dosDutra, Onei Tadeu2003-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-13122004-150706/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-16T20:48:23Zoai:teses.usp.br:tde-13122004-150706Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-16T20:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis
Proposal of a undergraduate program in Accounting for the region of Florianópolis
title Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis
spellingShingle Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis
Dutra, Onei Tadeu
accounting
contabilidade
course program
currículo
pedagogical project
projeto pedagógico
title_short Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis
title_full Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis
title_fullStr Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis
title_full_unstemmed Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis
title_sort Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis
author Dutra, Onei Tadeu
author_facet Dutra, Onei Tadeu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Roberto Vatan dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Onei Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv accounting
contabilidade
course program
currículo
pedagogical project
projeto pedagógico
topic accounting
contabilidade
course program
currículo
pedagogical project
projeto pedagógico
description A proposta deste trabalho é apresentar uma matriz curricular para o Curso de Ciências Contábeis. Para fundamentar a proposta discorreu-se sobre “conhecimento", já que este é a base na construção do projeto pedagógico. E esse projeto abarca as dimensões administrativa e pedagógica da escola. Administrativa com relação à estrutura burocrática e pedagógica com relação à estrutura educacional (contemplando o aspecto político do projeto). Para esta construção, do projeto, são analisadas duas metodologias distintas: uma com enfoque em um curso genérico e outra com enfoque em um curso superior. A partir da definição do projeto é definido o currículo, propriamente dito, que é a escolarização dos conhecimentos possuídos pela sociedade e que tem como objetivo a construção do conhecimento, pelo educando. Como o objetivo da pesquisa é apresentar uma matriz curricular a base teórica da proposta foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os perfis, competências, habilidades, diretrizes e sugestões emanados do Ministério da Educação, para o Curso em foco, e também as contribuições de Entidades e autores. Mas a contribuição maior na construção da matriz proposta foi a pesquisa empreendida junto a alguns Contadores. A entrevista contou com onze perguntas abertas, onde se perscrutou a opinião dos Contadores sobre alguns tópicos específicos que devem embasar um currículo para o Curso de Ciências Contábeis na região da Grande Florianópolis.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-13122004-150706/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-13122004-150706/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256950226550784