Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-13122004-150706/ |
Resumo: | A proposta deste trabalho é apresentar uma matriz curricular para o Curso de Ciências Contábeis. Para fundamentar a proposta discorreu-se sobre conhecimento", já que este é a base na construção do projeto pedagógico. E esse projeto abarca as dimensões administrativa e pedagógica da escola. Administrativa com relação à estrutura burocrática e pedagógica com relação à estrutura educacional (contemplando o aspecto político do projeto). Para esta construção, do projeto, são analisadas duas metodologias distintas: uma com enfoque em um curso genérico e outra com enfoque em um curso superior. A partir da definição do projeto é definido o currículo, propriamente dito, que é a escolarização dos conhecimentos possuídos pela sociedade e que tem como objetivo a construção do conhecimento, pelo educando. Como o objetivo da pesquisa é apresentar uma matriz curricular a base teórica da proposta foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os perfis, competências, habilidades, diretrizes e sugestões emanados do Ministério da Educação, para o Curso em foco, e também as contribuições de Entidades e autores. Mas a contribuição maior na construção da matriz proposta foi a pesquisa empreendida junto a alguns Contadores. A entrevista contou com onze perguntas abertas, onde se perscrutou a opinião dos Contadores sobre alguns tópicos específicos que devem embasar um currículo para o Curso de Ciências Contábeis na região da Grande Florianópolis. |
id |
USP_331afc18967df1713c7317ee5d48c8a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13122004-150706 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis Proposal of a undergraduate program in Accounting for the region of Florianópolisaccountingcontabilidadecourse program currículopedagogical projectprojeto pedagógicoA proposta deste trabalho é apresentar uma matriz curricular para o Curso de Ciências Contábeis. Para fundamentar a proposta discorreu-se sobre conhecimento", já que este é a base na construção do projeto pedagógico. E esse projeto abarca as dimensões administrativa e pedagógica da escola. Administrativa com relação à estrutura burocrática e pedagógica com relação à estrutura educacional (contemplando o aspecto político do projeto). Para esta construção, do projeto, são analisadas duas metodologias distintas: uma com enfoque em um curso genérico e outra com enfoque em um curso superior. A partir da definição do projeto é definido o currículo, propriamente dito, que é a escolarização dos conhecimentos possuídos pela sociedade e que tem como objetivo a construção do conhecimento, pelo educando. Como o objetivo da pesquisa é apresentar uma matriz curricular a base teórica da proposta foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os perfis, competências, habilidades, diretrizes e sugestões emanados do Ministério da Educação, para o Curso em foco, e também as contribuições de Entidades e autores. Mas a contribuição maior na construção da matriz proposta foi a pesquisa empreendida junto a alguns Contadores. A entrevista contou com onze perguntas abertas, onde se perscrutou a opinião dos Contadores sobre alguns tópicos específicos que devem embasar um currículo para o Curso de Ciências Contábeis na região da Grande Florianópolis. The main purpose of this dissertation is to present a model for Accounting program course. First we describe the concept of knowledge, for it is the basis of the modeling of a course program. It is important to notice that this work involves both the administrative and pedagogical aspects of the College. The first deals with the bureaucratic structure and the latter concerns the educational structure (which discusses the political aspect of the project). So, we analyze tow methodologies. One that focuses on a general course and other that focuses on a higher degree course. After the project is defined, we develop the program of the course, that aims to build knowledge, by the student. The theoretical foundations of this dissertation is the Lei de Diretrizes e Bases da Educação" and the profile, competence, skills for the Accounting course suggestec by the Ministry of Education. But the most important contribution for this work is the research made with some accounting professionals. The interview had eleven questions, where we argued these professionals about the most important things for the basis of the Accounting Course in the city of Florianópolis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Roberto Vatan dosDutra, Onei Tadeu2003-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-13122004-150706/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-16T20:48:23Zoai:teses.usp.br:tde-13122004-150706Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-16T20:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis Proposal of a undergraduate program in Accounting for the region of Florianópolis |
title |
Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis |
spellingShingle |
Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis Dutra, Onei Tadeu accounting contabilidade course program currículo pedagogical project projeto pedagógico |
title_short |
Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis |
title_full |
Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis |
title_fullStr |
Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis |
title_sort |
Proposta de uma matriz curricular para o curso de ciências contábeis na grande Florianópolis |
author |
Dutra, Onei Tadeu |
author_facet |
Dutra, Onei Tadeu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Roberto Vatan dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Onei Tadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
accounting contabilidade course program currículo pedagogical project projeto pedagógico |
topic |
accounting contabilidade course program currículo pedagogical project projeto pedagógico |
description |
A proposta deste trabalho é apresentar uma matriz curricular para o Curso de Ciências Contábeis. Para fundamentar a proposta discorreu-se sobre conhecimento", já que este é a base na construção do projeto pedagógico. E esse projeto abarca as dimensões administrativa e pedagógica da escola. Administrativa com relação à estrutura burocrática e pedagógica com relação à estrutura educacional (contemplando o aspecto político do projeto). Para esta construção, do projeto, são analisadas duas metodologias distintas: uma com enfoque em um curso genérico e outra com enfoque em um curso superior. A partir da definição do projeto é definido o currículo, propriamente dito, que é a escolarização dos conhecimentos possuídos pela sociedade e que tem como objetivo a construção do conhecimento, pelo educando. Como o objetivo da pesquisa é apresentar uma matriz curricular a base teórica da proposta foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os perfis, competências, habilidades, diretrizes e sugestões emanados do Ministério da Educação, para o Curso em foco, e também as contribuições de Entidades e autores. Mas a contribuição maior na construção da matriz proposta foi a pesquisa empreendida junto a alguns Contadores. A entrevista contou com onze perguntas abertas, onde se perscrutou a opinião dos Contadores sobre alguns tópicos específicos que devem embasar um currículo para o Curso de Ciências Contábeis na região da Grande Florianópolis. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-13122004-150706/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-13122004-150706/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256950226550784 |