Vivência acadêmica em estudantes universitários sob análise interseccional de gênero, raça e classe social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Hellen Damas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-19072024-082400/
Resumo: O ensino superior pode ser considerado o ápice do acesso ao sistema educacional, pois possibilita o ganho de capital cultural e financeiro. No Brasil, as políticas públicas de educação ampliaram e modificaram o perfil dos estudantes, o que gerou aumento do número de pessoas negras e de baixa renda nas universidades. No entanto, somente a inserção na universidade não garante a permanência e conclusão do curso. Faz-se necessário a compreensão acerca do contexto, dimensões pessoais, institucionais e interacionais do estudante. O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a vivência acadêmica de estudantes universitários e as variáveis raça, gênero e classe social, por meio de uma análise interseccional. Foi desenvolvido um estudo observacional, transversal e descritivo com 118 alunos de todos os anos dos cursos de graduação de uma universidade pública do município de Ribeirão Preto. Na coleta de dados foram utilizados um questionário estruturado que contempla os dados de identificação e as características sociodemográficas e o Questionário de Vivências Acadêmicas (QRA-r). Os dados foram coletados no formato online, de maio de 2022 até setembro 2023, e analisados por meio do Programa R. Dentre as dimensões do estudo, a dimensão pessoal foi a com maior pontuação entre os participantes. Não houve associação da Vivência Acadêmica com a variável raça, porém o estudo identificou associações com as variáveis gênero e classe social. As estudantes mulheres pontuaram mais na dimensão estudo comparadas aos homens e pessoas não binárias. Os participantes de menor renda apresentaram na dimensão estudo, vivência mais satisfatória comparados a outros grupos com renda maior. A intersecção de raça e gênero, quando associada, apresentou menor pontuação nas dimensões carreira, estudo e institucional do QVAr. Os participantes não binários, pretos e pardos pontuaram menos em comparação com os binários, brancos e amarelos. Espera-se com os resultados desse estudo, ampliar a visão e reflexão sobre as presença e permanência dos jovens brasileiros no contexto universitário.
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O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a vivência acadêmica de estudantes universitários e as variáveis raça, gênero e classe social, por meio de uma análise interseccional. Foi desenvolvido um estudo observacional, transversal e descritivo com 118 alunos de todos os anos dos cursos de graduação de uma universidade pública do município de Ribeirão Preto. Na coleta de dados foram utilizados um questionário estruturado que contempla os dados de identificação e as características sociodemográficas e o Questionário de Vivências Acadêmicas (QRA-r). Os dados foram coletados no formato online, de maio de 2022 até setembro 2023, e analisados por meio do Programa R. Dentre as dimensões do estudo, a dimensão pessoal foi a com maior pontuação entre os participantes. Não houve associação da Vivência Acadêmica com a variável raça, porém o estudo identificou associações com as variáveis gênero e classe social. As estudantes mulheres pontuaram mais na dimensão estudo comparadas aos homens e pessoas não binárias. Os participantes de menor renda apresentaram na dimensão estudo, vivência mais satisfatória comparados a outros grupos com renda maior. A intersecção de raça e gênero, quando associada, apresentou menor pontuação nas dimensões carreira, estudo e institucional do QVAr. Os participantes não binários, pretos e pardos pontuaram menos em comparação com os binários, brancos e amarelos. Espera-se com os resultados desse estudo, ampliar a visão e reflexão sobre as presença e permanência dos jovens brasileiros no contexto universitário.Access to higher education can be considered the pinnacle of access to the educational system, as it allows the gain of cultural and financial capital. In Brazil, public education policies expanded and modified the profile of students, which generated an increase in the number of black and low-income people in universities. However, just entering the university does not guarantee permanence and completion of the course. It is necessary to understand the context, personal, institutional and interactional dimensions of the student. The objective of this work was to analyze the relationship between the academic experience of university students and the variables race, gender and social class, through an intersectional analysis. An observational, cross-sectional and descriptive study was developed with 118 students from all years of undergraduate courses at a public university in the city of Ribeirão Preto. In data collection, a structured questionnaire was used that included identification data and sociodemographic characteristics and the Academic Experiences Questionnaire (QRA-r). Data were collected online, from May 2022 to September 2023, and analyzed using Program R. Among the dimensions of the study, the personal dimension was the one with the highest score among participants. There was no association between Academic Experience and the race variable, however the study identified associations with the gender and social class variables. Female students scored higher in the study dimension compared to men and non-binary people. Participants with lower incomes had a more satisfactory experience in the study dimension compared to other groups with higher incomes. The intersection of race and gender, when associated, presented lower scores in the career, study and institutional dimensions of the QVAr. Non-binary, black and brown participants scored lower compared to binary, white and yellow participants. The results of this study are expected to broaden the vision and reflection on the presence and permanence of young Brazilians in the university context.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonteiro, Juliana Cristina dos SantosMartins, Hellen Damas2024-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-19072024-082400/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-19T18:06:02Zoai:teses.usp.br:tde-19072024-082400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-19T18:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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