A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolino, Marcelo Sarra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153324/
Resumo: Este trabalho estuda a utilização da ferramenta gráfica de análise espectromorfológica desenvolvida por Lasse Thoresen como auxiliar na análise da composição do sound design cinematográfico, com o desenvolvimento de partituras de escuta. Avaliamos uma forma de notação dos eventos sonoros presentes na trilha sonora cinematográfica com a adaptação desta ferramenta de notação, partindo da identificação dos critérios apontados por técnicas de análise audiovisual, aliadas posteriormente às metodologias de análise do objeto sonoro comumente utilizadas na música eletroacústica. Como estudo de caso, realizamos as transcrições espectromorfológicas de cinco sequências do filme A Conversação (1974), dirigido por Francis Ford Coppola, e desenho de som de Walter Murch, destacando pontos formadores do contrato audiovisual.
id USP_3343ff66c88f8247ba30e1dbfb3c2bea
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08092016-153324
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso The sound design\' spectromorphology: the listening score as a tool to analyze the cinematic sound design compositioncinemaespectromorfologiafilmlistening scorepartitura de escutasound designsound designsoundtrackspectromorphologytrilha sonoraEste trabalho estuda a utilização da ferramenta gráfica de análise espectromorfológica desenvolvida por Lasse Thoresen como auxiliar na análise da composição do sound design cinematográfico, com o desenvolvimento de partituras de escuta. Avaliamos uma forma de notação dos eventos sonoros presentes na trilha sonora cinematográfica com a adaptação desta ferramenta de notação, partindo da identificação dos critérios apontados por técnicas de análise audiovisual, aliadas posteriormente às metodologias de análise do objeto sonoro comumente utilizadas na música eletroacústica. Como estudo de caso, realizamos as transcrições espectromorfológicas de cinco sequências do filme A Conversação (1974), dirigido por Francis Ford Coppola, e desenho de som de Walter Murch, destacando pontos formadores do contrato audiovisual.This paper studies the use of the spectromorphological analysis graphical tool developed by Lasse Thoresen as an aid in analyzing the composition of the cinematic sound design with the development of listening scores. We evaluate a notation form of sound events present in the film soundtrack by adapting the notation tool, starting from the identification of the criteria set out by techniques of audiovisual analysis combined with the analysis methodology of the sound object commonly used in electroacoustic music. As a case study, we made the spectromorphological transcription for five sequences of the film The Conversation (1974), directed by Francis Ford Coppola, and sound designed by Walter Murch, highlighting the audiovisual contract building pointsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFaria, Regis Rossi AlvesNicolino, Marcelo Sarra2015-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153324/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-08092016-153324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 
The sound design\' spectromorphology: the listening score as a tool to analyze the cinematic sound design composition
title A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 
spellingShingle A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 
Nicolino, Marcelo Sarra
cinema
espectromorfologia
film
listening score
partitura de escuta
sound design
sound design
soundtrack
spectromorphology
trilha sonora
title_short A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 
title_full A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 
title_fullStr A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 
title_full_unstemmed A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 
title_sort A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 
author Nicolino, Marcelo Sarra
author_facet Nicolino, Marcelo Sarra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Regis Rossi Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolino, Marcelo Sarra
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
espectromorfologia
film
listening score
partitura de escuta
sound design
sound design
soundtrack
spectromorphology
trilha sonora
topic cinema
espectromorfologia
film
listening score
partitura de escuta
sound design
sound design
soundtrack
spectromorphology
trilha sonora
description Este trabalho estuda a utilização da ferramenta gráfica de análise espectromorfológica desenvolvida por Lasse Thoresen como auxiliar na análise da composição do sound design cinematográfico, com o desenvolvimento de partituras de escuta. Avaliamos uma forma de notação dos eventos sonoros presentes na trilha sonora cinematográfica com a adaptação desta ferramenta de notação, partindo da identificação dos critérios apontados por técnicas de análise audiovisual, aliadas posteriormente às metodologias de análise do objeto sonoro comumente utilizadas na música eletroacústica. Como estudo de caso, realizamos as transcrições espectromorfológicas de cinco sequências do filme A Conversação (1974), dirigido por Francis Ford Coppola, e desenho de som de Walter Murch, destacando pontos formadores do contrato audiovisual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153324/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153324/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256810022502400