Aprendizagem organizacional e mudança: um estudo exploratório-descritivo em organizações comunitárias da zona sul de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedreira, Luana Schoenmaker da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08102010-202551/
Resumo: Este estudo objetivou identificar se e como as mudanças ocorridas em organizações comunitárias estavam relacionadas a processos de aprendizagem organizacional e se esta relação resultou no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de competências organizacionais. Assim, sua base teórica foi desenvolvida a partir das teorias sobre a aprendizagem e competência organizacional. O trabalho realizado caracteriza-se como qualitativo, exploratório e descritivo, e nele utilizou-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa. A coleta de dados foi realizada, por sua vez, em duas organizações comunitárias da periferia urbana que possuem configurações organizacionais diferentes. A análise dos dados demonstrou que ocorreram mudanças significativas nos recursos organizacionais destas entidades quando estas enfrentaram um relevante desafio à continuidade e aperfeiçoamento de sua atuação, assim como que estas mudanças estão relacionadas à aprendizagem organizacional. Mostrou, também, que os processos de aprendizagem organizacional redundaram no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências organizacionais importantes para as entidades pesquisadas. A competência essencial identificada em cada uma das organizações (Ofertar atividades sintonizadas com as demandas da comunidade e que promovam o bem comum e Ofertar serviços com qualidade e voltados ao atendimento das demandas da comunidade) guarda similaridades entre si. Quanto às competências organizacionais, verificou-se que as entidades possuem algumas semelhantes, e outras que são específicas a uma das entidades.
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