Por um professor mínimo: a produção \"a distância\" do sujeito docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bocchetti, André
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28072010-161603/
Resumo: A pesquisa tem como objeto de análise o Proformação, programa especial de formação de professores a distância, realizado pelo governo federal em parceria com estados e municípios. O curso, sobretudo em estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, se dedicou à formação em exercício de profissionais que não possuíam os pré-requisitos legais necessários para lecionarem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e foi analisado enquanto dispositivo didático (LARROSA) constituído de um conjunto de estratégias de subjetivação e governo das subjetividades docentes. O estudo, de referenciais pós-críticos fundamentalmente foucaultianos, foi desenvolvido por meio de pesquisa documental, entrevistas e análise da produção memorialística dos cursistas, com vistas a compreender os mecanismos discursivos pelos quais os saberes tidos como corretos pelo programa foram apresentados aos seus participantes. As estratégias de legitimação das verdades constituídas pelo programa incluíram uma dinâmica embasada na multiplicidade de instrumentos e das relações entre os envolvidos, que possibilitaram a criação de um ambiente de contínuo cuidado de si e atenção ao outro. A proposta pedagógica valoriza a produção um profissional específico, cujas ações, bases morais e desejos estivessem de acordo com os ideais de um discurso que encontra no poder disciplinar e na ação pastoral suas bases fundamentais; um discurso híbrido que mescla referenciais distintos e descontinuidades em suas práticas para a obtenção de um professor de características bem delimitadas. Parece evidente que as estratégias de governo das subjetividades desenvolvidas no Proformação, aliadas a um discurso já bastante legitimado nos ambientes de formação docente, trouxeram consigo uma grande produtividade, possibilitando a constituição de novos sistemas de reconhecimento (POPKEWITZ), por meio dos quais os professores poderiam se observar e se avaliarem constantemente. A observação da produção escrita dos professores cursistas evidenciou a legitimação de alguns binários (passado/presente, certo/errado, contínuo/estanque, seguro/inseguro) que construíram a imagem do profissional atualizado, capacitado e eterno aprendiz como ideal a ser buscado. Foi, portanto, por meio da diversidade de mecanismos e instrumentos, da produção de um discurso híbrido, da dinâmica intensa de monitoramento das atividades, e da valorização de um processo dirigido de reflexão sobre si que o programa pôde buscar, como resultado, a formação normalizante e padronizada de seus profissionais. Sua dinâmica possibilitou ainda, a aceitação de seus mecanismos de controle e a redução das resistências às suas táticas de governo. No centro da proposta, parece surgir a figura do professor mínimo: um profissional capaz de se posicionar de acordo com os saberes pedagógicos aceitos pelos atuais discursos educacionais, e que seja capaz de se regular, constantemente, em relação a eles.
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O estudo, de referenciais pós-críticos fundamentalmente foucaultianos, foi desenvolvido por meio de pesquisa documental, entrevistas e análise da produção memorialística dos cursistas, com vistas a compreender os mecanismos discursivos pelos quais os saberes tidos como corretos pelo programa foram apresentados aos seus participantes. As estratégias de legitimação das verdades constituídas pelo programa incluíram uma dinâmica embasada na multiplicidade de instrumentos e das relações entre os envolvidos, que possibilitaram a criação de um ambiente de contínuo cuidado de si e atenção ao outro. A proposta pedagógica valoriza a produção um profissional específico, cujas ações, bases morais e desejos estivessem de acordo com os ideais de um discurso que encontra no poder disciplinar e na ação pastoral suas bases fundamentais; um discurso híbrido que mescla referenciais distintos e descontinuidades em suas práticas para a obtenção de um professor de características bem delimitadas. Parece evidente que as estratégias de governo das subjetividades desenvolvidas no Proformação, aliadas a um discurso já bastante legitimado nos ambientes de formação docente, trouxeram consigo uma grande produtividade, possibilitando a constituição de novos sistemas de reconhecimento (POPKEWITZ), por meio dos quais os professores poderiam se observar e se avaliarem constantemente. A observação da produção escrita dos professores cursistas evidenciou a legitimação de alguns binários (passado/presente, certo/errado, contínuo/estanque, seguro/inseguro) que construíram a imagem do profissional atualizado, capacitado e eterno aprendiz como ideal a ser buscado. Foi, portanto, por meio da diversidade de mecanismos e instrumentos, da produção de um discurso híbrido, da dinâmica intensa de monitoramento das atividades, e da valorização de um processo dirigido de reflexão sobre si que o programa pôde buscar, como resultado, a formação normalizante e padronizada de seus profissionais. Sua dinâmica possibilitou ainda, a aceitação de seus mecanismos de controle e a redução das resistências às suas táticas de governo. No centro da proposta, parece surgir a figura do professor mínimo: um profissional capaz de se posicionar de acordo com os saberes pedagógicos aceitos pelos atuais discursos educacionais, e que seja capaz de se regular, constantemente, em relação a eles.The analyzed object of this research is Proformação, a special program for distance teacher training, carried out by the federal government in a partnership with states and municipalities. The course, mostly in states of the North, Northeast and Center-West regions of Brazil, focused on training professionals who did not have the legal requirements necessary to teach in the initial grades of Elementary School, and was analyzed as a didactic device (LARROSA) composed of a set of subjectivation strategies and control of teaching subjectivities. The study, with essentially Foucaultian post-critical referentials, was developed through documental research, interviews and analysis of the memorialistic production of participants, aiming at understanding the discursive mechanisms through which knowledge considered correct by the program was presented to participants. The legitimation strategies of the truths presented by the program included a dynamics based on the multiplicity of instruments and the relationship between the individuals involved, which allowed the creation of an environment of continuous care with oneself and attention to others. The pedagogic proposal values the production of one specific professional, whose actions, moral bases and wishes agreed with the ideals of a speech essentially based on disciplinary power and pastoral action; a hybrid speech that mixes distinct referentials and discontinuities in its practice so as to attain a teacher with well delimited features. It seems to be clear that the government strategies for the subjectivities developed at Proformação, allied with a speech already legitimated in teacher training environments, have added great productivity, allowing the constitution of new accreditation systems (POPKEWITZ), through which teachers could constantly observe and assess themselves. The observation of written production of participating teachers showed the legitimation of some binaries (past/present, right/wrong, continuous/still, safe/unsafe) which built the image of the up-to-date and qualified professional, a constant learner as an ideal to be sought. Therefore, it was through the diversity of mechanisms and instruments, the production of a hybrid speech, the intense monitoring dynamics of activities, and the valorization of a reflection-oriented process that the program was able to seek, as a result, the standardized training of its professionals. Its dynamic further allowed the acceptance of its control mechanisms and the reduction of resistance to its governmental tactics. In the core of the proposal, there seems to appear the image of the minimum teacher: a professional capable of expressing himself/herself according to pedagogical knowledge accepted by the current educational speeches, and capable of constantly adapting to them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Belmira Amelia de Barros OliveiraBocchetti, André2009-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28072010-161603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:08Zoai:teses.usp.br:tde-28072010-161603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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