Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Thais Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-112432/
Resumo: Esta dissertação visa investigar o processo de assimilação da fotografia pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) a partir do estudo de caso da atuação conjunta de Claudia Andujar e George Love no museu, entre 1971 e 1976. Neste período, além de se dedicarem à fotografia, eles realizaram pesquisas com audiovisuais e novas tecnologias de imagem que deram origem a propostas em consonância com experiências do campo da arte contemporânea. Enquanto profissionais vinculados ao MASP, Andujar e Love organizaram exposições, tais como a Grande São Paulo/76, ministraram cursos no Laboratório de Fotografia, intermediaram negociações para realização de eventos, trocaram correspondência com importantes fotógrafos e figuras públicas da época e fundaram o Departamento de Fotografia do museu. A partir da documentação disponível no Arquivo Histórico do MASP, foi possível recuperar a atuação conjunta de Claudia Andujar e George Love, bem como a sua reverberação no debate sobre a entrada da fotografia nos museus de arte. A relação de ambos com Pietro Maria Bardi, então diretor do MASP, também foi investigada e traz elementos para o entendimento dos jogos de poder envolvidos nesse processo. Os estudos de autores como Christopher Phillips, Rosalind Krauss, Douglas Crimp e Philippe Dubois, constituíram relevantes referenciais teóricos. Os resultados da pesquisa contribuem para a compreensão de um período no qual a fotografia se inseriu de modo definitivo na agenda expositiva e nos acervos dos museus de arte da cidade de São Paulo e aponta para a complexidade das relações entre museus de arte, fotografia e arquivo na década de 1970.
id USP_337fd286b245101718ec0e38e4e910d0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22052023-112432
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)Art museum, photography, archive: the work of Claudia Andujar e George Love at MASP (1971-1976)ArchiveArquivoArt museumClaudia AndujarClaudia AndujarFotografiaGeorge LoveGeorge LoveMuseu de artePhotographyEsta dissertação visa investigar o processo de assimilação da fotografia pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) a partir do estudo de caso da atuação conjunta de Claudia Andujar e George Love no museu, entre 1971 e 1976. Neste período, além de se dedicarem à fotografia, eles realizaram pesquisas com audiovisuais e novas tecnologias de imagem que deram origem a propostas em consonância com experiências do campo da arte contemporânea. Enquanto profissionais vinculados ao MASP, Andujar e Love organizaram exposições, tais como a Grande São Paulo/76, ministraram cursos no Laboratório de Fotografia, intermediaram negociações para realização de eventos, trocaram correspondência com importantes fotógrafos e figuras públicas da época e fundaram o Departamento de Fotografia do museu. A partir da documentação disponível no Arquivo Histórico do MASP, foi possível recuperar a atuação conjunta de Claudia Andujar e George Love, bem como a sua reverberação no debate sobre a entrada da fotografia nos museus de arte. A relação de ambos com Pietro Maria Bardi, então diretor do MASP, também foi investigada e traz elementos para o entendimento dos jogos de poder envolvidos nesse processo. Os estudos de autores como Christopher Phillips, Rosalind Krauss, Douglas Crimp e Philippe Dubois, constituíram relevantes referenciais teóricos. Os resultados da pesquisa contribuem para a compreensão de um período no qual a fotografia se inseriu de modo definitivo na agenda expositiva e nos acervos dos museus de arte da cidade de São Paulo e aponta para a complexidade das relações entre museus de arte, fotografia e arquivo na década de 1970.This dissertation aims to investigate the process of assimilation of photography by the Museu de Arte de São Paulo (MASP) based on the case study of the collaborative work of Claudia Andujar and George Love at the museum, between 1971 and 1976. At this particular moment, in addition to dedicating themselves to photography, they carried out new image technologies and audiovisual researches that gave rise to proposals in accordance with experiences in the field of contemporary art. As professionals connected to MASP, Andujar and Love organized exhibitions, such as Grande São Paulo/76, taught courses at the Photography Laboratory, mediated negotiations for holding events, exchanged correspondence with important photographers and public figures of the time and founded the museum\'s Department of Photography. From the documentation available at the Historical Archive of MASP, it was possible to recover the collaborative work of Claudia Andujar and George Love, as well as its reverberation in the debate about the entrance of photography into art museums. Their relationship with Pietro Maria Bardi, then director of MASP, was also investigated and provides elements for understanding the power games involved in this process. Studies by authors such as Christopher Phillips, Rosalind Krauss, Douglas Crimp and Philippe Dubois constituted relevant theoretical references. The research results contribute to the understanding of a period in which photography was definitively inserted in the exhibition agenda and in the collections of art museums in the city of São Paulo, and points to the complexity of the relationships between art museums, photography and archives in the 1970\'s.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Helouise LimaCamargo, Thais Lopes2023-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-112432/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-31T21:53:44Zoai:teses.usp.br:tde-22052023-112432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-31T21:53:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)
Art museum, photography, archive: the work of Claudia Andujar e George Love at MASP (1971-1976)
title Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)
spellingShingle Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)
Camargo, Thais Lopes
Archive
Arquivo
Art museum
Claudia Andujar
Claudia Andujar
Fotografia
George Love
George Love
Museu de arte
Photography
title_short Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)
title_full Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)
title_fullStr Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)
title_full_unstemmed Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)
title_sort Museu de arte, fotografia, arquivo: a atuação de Claudia Andujar e George Love no MASP (1971-1976)
author Camargo, Thais Lopes
author_facet Camargo, Thais Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Helouise Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Thais Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Archive
Arquivo
Art museum
Claudia Andujar
Claudia Andujar
Fotografia
George Love
George Love
Museu de arte
Photography
topic Archive
Arquivo
Art museum
Claudia Andujar
Claudia Andujar
Fotografia
George Love
George Love
Museu de arte
Photography
description Esta dissertação visa investigar o processo de assimilação da fotografia pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) a partir do estudo de caso da atuação conjunta de Claudia Andujar e George Love no museu, entre 1971 e 1976. Neste período, além de se dedicarem à fotografia, eles realizaram pesquisas com audiovisuais e novas tecnologias de imagem que deram origem a propostas em consonância com experiências do campo da arte contemporânea. Enquanto profissionais vinculados ao MASP, Andujar e Love organizaram exposições, tais como a Grande São Paulo/76, ministraram cursos no Laboratório de Fotografia, intermediaram negociações para realização de eventos, trocaram correspondência com importantes fotógrafos e figuras públicas da época e fundaram o Departamento de Fotografia do museu. A partir da documentação disponível no Arquivo Histórico do MASP, foi possível recuperar a atuação conjunta de Claudia Andujar e George Love, bem como a sua reverberação no debate sobre a entrada da fotografia nos museus de arte. A relação de ambos com Pietro Maria Bardi, então diretor do MASP, também foi investigada e traz elementos para o entendimento dos jogos de poder envolvidos nesse processo. Os estudos de autores como Christopher Phillips, Rosalind Krauss, Douglas Crimp e Philippe Dubois, constituíram relevantes referenciais teóricos. Os resultados da pesquisa contribuem para a compreensão de um período no qual a fotografia se inseriu de modo definitivo na agenda expositiva e nos acervos dos museus de arte da cidade de São Paulo e aponta para a complexidade das relações entre museus de arte, fotografia e arquivo na década de 1970.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-112432/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-112432/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090985306619904