Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052019-095834/ |
Resumo: | Em 2015, a revista Orpheu completou 100 anos, acontecimento que marcou o início do Modernismo em Portugal, um momento historicamente tão importante quanto a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. A partir de então, as ideias modernistas foram se disseminando pelo espaço da língua portuguesa e por todas as áreas da cultura e das artes: poesia, pintura, arquitetura, escultura, música, teatro; nenhuma atividade artística ficou imune à tempestade inovadora. Formou-se assim uma rede de ideias e pessoas que se estendia num espaço expandido entre Paris, Lisboa e São Paulo, capaz de estabelecer um grande sistema de interlocuções entre três culturas bastante diferenciadas. A questão central colocada enfoca o significado social e cultural dessa rede e as consequências estéticas visíveis no fazer artístico de portugueses e brasileiros, nas três primeiras décadas do século XX. Nesse contexto, buscou-se, através de investigações em arquivos e análises comparativas, refletir sobre as propostas do Modernismo português, cotejando-as com aquelas do Modernismo brasileiro. Foi tomado como referencial de análise a revista Orpheu, em contraposição à revista paulista Klaxon, entre outras manifestações, como as exposições de arte e manifestos. A partir daí, formulou-se a hipótese de que, enquanto Orpheu provocou a emergência do Modernismo em Portugal, a revista Klaxon lançada em 1922 foi uma continuidade da Semana de Arte Moderna, mas também estabeleceu limites para o Modernismo brasileiro, antecipando-se ao \"retorno à ordem\". Tanto que algumas ideias esteticamente ousadas somente seriam adotadas no Brasil muito mais tarde, com as neovanguardas dos anos de 1950 e 1960, que retomou o primeiro Modernismo, resgatando principalmente os conceitos da Antropofagia oswaldiana. |
id |
USP_33bf01028f9b6a57e395fec530157bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17052019-095834 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil.Orpheu and Klaxon: The Modernist Context Portugal-BrazilKlaxon MagazineModernism in BrazilModernism in PortugalModernismo em PortugalModernismo no BrasilOrpheu Magazinerevista Klaxonrevista OrpheuSemana de Arte ModernaWeek of Modern ArtEm 2015, a revista Orpheu completou 100 anos, acontecimento que marcou o início do Modernismo em Portugal, um momento historicamente tão importante quanto a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. A partir de então, as ideias modernistas foram se disseminando pelo espaço da língua portuguesa e por todas as áreas da cultura e das artes: poesia, pintura, arquitetura, escultura, música, teatro; nenhuma atividade artística ficou imune à tempestade inovadora. Formou-se assim uma rede de ideias e pessoas que se estendia num espaço expandido entre Paris, Lisboa e São Paulo, capaz de estabelecer um grande sistema de interlocuções entre três culturas bastante diferenciadas. A questão central colocada enfoca o significado social e cultural dessa rede e as consequências estéticas visíveis no fazer artístico de portugueses e brasileiros, nas três primeiras décadas do século XX. Nesse contexto, buscou-se, através de investigações em arquivos e análises comparativas, refletir sobre as propostas do Modernismo português, cotejando-as com aquelas do Modernismo brasileiro. Foi tomado como referencial de análise a revista Orpheu, em contraposição à revista paulista Klaxon, entre outras manifestações, como as exposições de arte e manifestos. A partir daí, formulou-se a hipótese de que, enquanto Orpheu provocou a emergência do Modernismo em Portugal, a revista Klaxon lançada em 1922 foi uma continuidade da Semana de Arte Moderna, mas também estabeleceu limites para o Modernismo brasileiro, antecipando-se ao \"retorno à ordem\". Tanto que algumas ideias esteticamente ousadas somente seriam adotadas no Brasil muito mais tarde, com as neovanguardas dos anos de 1950 e 1960, que retomou o primeiro Modernismo, resgatando principalmente os conceitos da Antropofagia oswaldiana.2015 was the 100th anniversary of the Portuguese literary magazine Orpheu, an event that marked the birth of Modernism in Portugal, a moment historically as important as the Modern Art Week of 1922 in São Paulo. From that point on, modernist ideas spread throughout the Portuguese language and through all areas of culture and the arts: poetry, painting, architecture, sculpture, music, theater. No artistic activity was immune to the innovative storm. This formed a network of ideas and people disseminated widely in the space between Paris, Lisbon and São Paulo, capable of establishing a great system of interlocutions between three culturally differentiated countries. The central question we pose is about the cultural significance of this network and the aesthetic consequences visible in the artistic activities in Portugal and Brazil in the first three decades of the twentieth century. In this context, we seek, through archival research and comparative analysis, to reflect on the proposals of Portuguese Modernism, comparing them with those of Brazilian Modernism. Orpheu magazine, analogous to the Klaxon magazine in São Paulo, both have great importance for the development of Modernism in each of these countries, among other expressions, such as manifestos and art exhibitions that also were part of the modernist movement, in Portugal and in the Brazil. The hypothesis formulated is that, while Orpheu was the beginning of Modernism in Portugal, Klaxon magazine was a continuation of the Modern Art Week, but also established limits for Brazilian Modernism, anticipating the \"return to order\". So much so, that some bolder ideas of historical vanguards would only be adopted in Brazil much later, with the neovanguards of the 1950s and 1960s.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAjzenberg, Elza MariaOliveira, Edson Luiz de2019-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052019-095834/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T18:04:58Zoai:teses.usp.br:tde-17052019-095834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T18:04:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil. Orpheu and Klaxon: The Modernist Context Portugal-Brazil |
title |
Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil. |
spellingShingle |
Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil. Oliveira, Edson Luiz de Klaxon Magazine Modernism in Brazil Modernism in Portugal Modernismo em Portugal Modernismo no Brasil Orpheu Magazine revista Klaxon revista Orpheu Semana de Arte Moderna Week of Modern Art |
title_short |
Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil. |
title_full |
Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil. |
title_fullStr |
Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil. |
title_full_unstemmed |
Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil. |
title_sort |
Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil. |
author |
Oliveira, Edson Luiz de |
author_facet |
Oliveira, Edson Luiz de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ajzenberg, Elza Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Edson Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Klaxon Magazine Modernism in Brazil Modernism in Portugal Modernismo em Portugal Modernismo no Brasil Orpheu Magazine revista Klaxon revista Orpheu Semana de Arte Moderna Week of Modern Art |
topic |
Klaxon Magazine Modernism in Brazil Modernism in Portugal Modernismo em Portugal Modernismo no Brasil Orpheu Magazine revista Klaxon revista Orpheu Semana de Arte Moderna Week of Modern Art |
description |
Em 2015, a revista Orpheu completou 100 anos, acontecimento que marcou o início do Modernismo em Portugal, um momento historicamente tão importante quanto a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. A partir de então, as ideias modernistas foram se disseminando pelo espaço da língua portuguesa e por todas as áreas da cultura e das artes: poesia, pintura, arquitetura, escultura, música, teatro; nenhuma atividade artística ficou imune à tempestade inovadora. Formou-se assim uma rede de ideias e pessoas que se estendia num espaço expandido entre Paris, Lisboa e São Paulo, capaz de estabelecer um grande sistema de interlocuções entre três culturas bastante diferenciadas. A questão central colocada enfoca o significado social e cultural dessa rede e as consequências estéticas visíveis no fazer artístico de portugueses e brasileiros, nas três primeiras décadas do século XX. Nesse contexto, buscou-se, através de investigações em arquivos e análises comparativas, refletir sobre as propostas do Modernismo português, cotejando-as com aquelas do Modernismo brasileiro. Foi tomado como referencial de análise a revista Orpheu, em contraposição à revista paulista Klaxon, entre outras manifestações, como as exposições de arte e manifestos. A partir daí, formulou-se a hipótese de que, enquanto Orpheu provocou a emergência do Modernismo em Portugal, a revista Klaxon lançada em 1922 foi uma continuidade da Semana de Arte Moderna, mas também estabeleceu limites para o Modernismo brasileiro, antecipando-se ao \"retorno à ordem\". Tanto que algumas ideias esteticamente ousadas somente seriam adotadas no Brasil muito mais tarde, com as neovanguardas dos anos de 1950 e 1960, que retomou o primeiro Modernismo, resgatando principalmente os conceitos da Antropofagia oswaldiana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052019-095834/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052019-095834/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257037545668608 |