Avaliação de resultados em educação corporativa: um estudo com as organizações que se destacam em gestão de pessoas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08012013-113751/ |
Resumo: | O ambiente organizacional, marcado, principalmente, pela competitividade acirrada, vem sofrendo constantes transformações. A resposta adequada a esse ambiente passa pelas pessoas, por isso, desenvolvê-las nas competências humanas que suportem as competências organizacionais torna-se um imperativo. Assim, surge a Educação Corporativa para alinhar a capacitação das pessoas aos objetivos da organização, desse modo, a educação adquire caráter estratégico nas organizações. Entretanto, para averiguar se ela está contribuindo para o alcance desses objetivos é preciso avaliá-la e, com esse intuito, este estudo foi desenvolvido. Desse modo, a presente pesquisa buscou investigar \"como as organizações que se destacam em gestão de pessoas avaliam os resultados em educação corporativa\". Para alcançar esse objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: descrever o sistema de educação corporativa empregado pelas Melhores Empresas para Você Trabalhar (MEPT) e suas práticas de avaliação de resultados; descrever a organização alvo do estudo de caso e seu sistema de educação corporativa; levantar as práticas e os procedimentos de avaliação de resultados em EC no caso estudado; analisar as limitações, vantagens e tendências de avaliação de resultados em EC na organização investigada. Para a condução da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, por meio da realização de estudo junto às MEPT, empregando o método de análise de conteúdo; e da condução de um estudo de caso único junto ao Itaú Unibanco, este último contou com a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Como principais resultados deste estudo, propôs-se um modelo teórico de avaliação de resultados em educação corporativa e identificou-se uma das principais barreiras à implantação da avaliação em educação corporativa: a criação de uma cultura de avaliação. Por isso, possivelmente, haja poucas organizações que realizam avaliação de suas ações educacionais. Este estudo atingiu o objetivo geral a que se propôs, visto que descreveu o modo de avaliação empregado nas organizações estudadas, identificando um fator contextual que pode interferir nesse processo: a maturidade do sistema de educação corporativa. Uma das principais vantagens apontadas pelos entrevistados no modelo de avaliação de educação corporativa adotado no estudo de caso foi o estabelecimento de parceria com áreas internas especializadas em algum aspecto/etapa da avaliação, o que dá mais credibilidade aos resultados. Por fim, as limitações deste estudo referem-se, principalmente, à forma de generalização de seus achados, pois, ao utilizar o estudo de caso, não é possível generalizar os resultados para outras organizações, mas sim realizar generalizações teóricas. Como estudos futuros recomendam-se a replicação deste estudo em outros casos e o aprofundamento da análise quantitativa, por meio da análise de conteúdo, utilizando técnicas estatísticas avançadas. |
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Avaliação de resultados em educação corporativa: um estudo com as organizações que se destacam em gestão de pessoasEvaluation of results in corporate education: a study with the organizations that stand out in human resource managementAvaliação de educação corporativaCorporate educationCorporate universityEducação corporativaEvaluation of corporate educationStrategic management of HRUniversidade corporativaO ambiente organizacional, marcado, principalmente, pela competitividade acirrada, vem sofrendo constantes transformações. A resposta adequada a esse ambiente passa pelas pessoas, por isso, desenvolvê-las nas competências humanas que suportem as competências organizacionais torna-se um imperativo. Assim, surge a Educação Corporativa para alinhar a capacitação das pessoas aos objetivos da organização, desse modo, a educação adquire caráter estratégico nas organizações. Entretanto, para averiguar se ela está contribuindo para o alcance desses objetivos é preciso avaliá-la e, com esse intuito, este estudo foi desenvolvido. Desse modo, a presente pesquisa buscou investigar \"como as organizações que se destacam em gestão de pessoas avaliam os resultados em educação corporativa\". Para alcançar esse objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: descrever o sistema de educação corporativa empregado pelas Melhores Empresas para Você Trabalhar (MEPT) e suas práticas de avaliação de resultados; descrever a organização alvo do estudo de caso e seu sistema de educação corporativa; levantar as práticas e os procedimentos de avaliação de resultados em EC no caso estudado; analisar as limitações, vantagens e tendências de avaliação de resultados em EC na organização investigada. Para a condução da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, por meio da realização de estudo junto às MEPT, empregando o método de análise de conteúdo; e da condução de um estudo de caso único junto ao Itaú Unibanco, este último contou com a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Como principais resultados deste estudo, propôs-se um modelo teórico de avaliação de resultados em educação corporativa e identificou-se uma das principais barreiras à implantação da avaliação em educação corporativa: a criação de uma cultura de avaliação. Por isso, possivelmente, haja poucas organizações que realizam avaliação de suas ações educacionais. Este estudo atingiu o objetivo geral a que se propôs, visto que descreveu o modo de avaliação empregado nas organizações estudadas, identificando um fator contextual que pode interferir nesse processo: a maturidade do sistema de educação corporativa. Uma das principais vantagens apontadas pelos entrevistados no modelo de avaliação de educação corporativa adotado no estudo de caso foi o estabelecimento de parceria com áreas internas especializadas em algum aspecto/etapa da avaliação, o que dá mais credibilidade aos resultados. Por fim, as limitações deste estudo referem-se, principalmente, à forma de generalização de seus achados, pois, ao utilizar o estudo de caso, não é possível generalizar os resultados para outras organizações, mas sim realizar generalizações teóricas. Como estudos futuros recomendam-se a replicação deste estudo em outros casos e o aprofundamento da análise quantitativa, por meio da análise de conteúdo, utilizando técnicas estatísticas avançadas.The organizational environment, marked mainly by the fierce competitiveness, has been undergoing constant changes. The proper response to this environment is the people, so develop them in human competences that support organizational competences becomes imperative. Thus arises the Corporate Education (EC) to align the capacity of people to the goals of the organization, thus education acquires strategic character. However, to ascertain if it is contributing to the achievement of these goals we must evaluate it and, to this end, this study was designed. Thus, the present study aimed to investigate \"how organizations that excel in people management evaluates the results in corporate education.\" To achieve this overall objective, was established the following specific objectives: to describe the system used by corporate education As Melhores Empresas para Você Trabalhar (MEPT) and their evaluation practices; describe the target organization of the case study and its education corporate system; raising practices and procedures for evaluating results in EC in the case study, analyze the limitations, advantages and trends of evaluation results in EC in the organization investigated. To conduct the research, was adopted a qualitative approach by conducting the study at MEPT, employing the method of content analysis, and conducting a single case study with Itaú Unibanco, the latter had the semi-structured interview as a tool for data collection. The main results of this study, was proposed a theoretical model for evaluating results in corporate education and identified one of the main barriers to the implementation of evaluation in corporate education: creating a culture of evaluation. So possibly there are few organizations that perform evaluation of their educational activities. This study achieved the overall objective to which it has since proposed, because described the method of valuation used in the organizations studied, identifying a contextual factor that can interfere with this process: the system maturity of corporate education. One of the main advantages cited by respondents in the evaluation model of corporate education adopted in the case study was the establishment of partnerships with internal areas specialized in some aspect/stage of the evaluation, which gives more credibility to the results. Finally, the limitations of this study relate mainly to how to generalize their findings, therefore, to use the case study, it is not possible to generalize the results to other organizations, but make theoretical generalizations. As future studies are recommended replication of this study in other cases and further quantitative analysis, through content analysis, using advanced statistical techniques.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlbuquerque, Lindolfo Galvao deDias, Carolina Aparecida de Freitas2012-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-08012013-113751/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-08012013-113751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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