Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cocolo, Camila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-25022021-131439/
Resumo: A classificação dos movimentos de cães utilizando dados de acelerômetro é uma área ainda pouco explorada no Brasil, mas de grande importância para o acompanhamento da saúde e bem estar destes animais. Este trabalho propõe um método de classificação de movimentação dos cães, a partir de um acelerômetro triaxial, e utilização de três arquiteturas de redes neurais artificiais: Rede Neural Convolucional (CNN), Rede Neural Convolucional associada a Long Short Term Memory (CNN-LSTM) e ConvLSTM. A metodologia foi desenvolvida instalando um pingente contendo o acelerômetro na coleira de 8 cachorros, que coletava dados em uma frequência de 10 Hz. Para avaliar o desempenho das redes neurais foi considerado o coeficiente de Matthews, que é um indicador muito utilizado na área de bioinformática. A arquitetura com melhor desempenho foi a ConvLSTM, que apresentou um coeficiente de Matthews de 0,79 no conjunto de teste.
id USP_33ea01a8230684df5cae5b2e1c81d680
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25022021-131439
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiaisRecognition of dog movements using an accelerometer and artificial neural networksAccelerometerAcelerômetroCãesClassificação de movimentosCNNCNNCNN LSTMCNN LSTMConvLSTMConvLSTMDogsMovement classificationA classificação dos movimentos de cães utilizando dados de acelerômetro é uma área ainda pouco explorada no Brasil, mas de grande importância para o acompanhamento da saúde e bem estar destes animais. Este trabalho propõe um método de classificação de movimentação dos cães, a partir de um acelerômetro triaxial, e utilização de três arquiteturas de redes neurais artificiais: Rede Neural Convolucional (CNN), Rede Neural Convolucional associada a Long Short Term Memory (CNN-LSTM) e ConvLSTM. A metodologia foi desenvolvida instalando um pingente contendo o acelerômetro na coleira de 8 cachorros, que coletava dados em uma frequência de 10 Hz. Para avaliar o desempenho das redes neurais foi considerado o coeficiente de Matthews, que é um indicador muito utilizado na área de bioinformática. A arquitetura com melhor desempenho foi a ConvLSTM, que apresentou um coeficiente de Matthews de 0,79 no conjunto de teste.Classification of dogs movements by using data collected from accelerometers is an area little explored in Brazil, but this is of great importance to monitor health and well-being of these animals. This work proposes a method to classify the movement of dogs using a triaxial accelerometer, and the use of three artificial neural network architectures: Convolutional Neural Network (CNN), Convolutional Neural Network associated with Long Short Term Memory ( CNN-LSTM) and ConvLSTM. The methodology was developed by installing a pendant that contains the accelerometer on the collar of 8 dogs, and it presents data collected at a frequency of 10 Hz. To evaluate the neural network performance the Matthews coefficient was considered, which is an widely used indicator in the area of bioinformatics. The best performing architecture was ConvLSTM, which had a Matthews coefficient of 0.79 on the test setBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPerdoná, Gleici da Silva CastroCocolo, Camila2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-25022021-131439/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-25T19:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-25022021-131439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-25T19:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiais
Recognition of dog movements using an accelerometer and artificial neural networks
title Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiais
spellingShingle Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiais
Cocolo, Camila
Accelerometer
Acelerômetro
Cães
Classificação de movimentos
CNN
CNN
CNN LSTM
CNN LSTM
ConvLSTM
ConvLSTM
Dogs
Movement classification
title_short Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiais
title_full Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiais
title_fullStr Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiais
title_full_unstemmed Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiais
title_sort Reconhecimento de movimentos de cães utilizando um acelerômetro e redes neurais artificiais
author Cocolo, Camila
author_facet Cocolo, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perdoná, Gleici da Silva Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Cocolo, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Accelerometer
Acelerômetro
Cães
Classificação de movimentos
CNN
CNN
CNN LSTM
CNN LSTM
ConvLSTM
ConvLSTM
Dogs
Movement classification
topic Accelerometer
Acelerômetro
Cães
Classificação de movimentos
CNN
CNN
CNN LSTM
CNN LSTM
ConvLSTM
ConvLSTM
Dogs
Movement classification
description A classificação dos movimentos de cães utilizando dados de acelerômetro é uma área ainda pouco explorada no Brasil, mas de grande importância para o acompanhamento da saúde e bem estar destes animais. Este trabalho propõe um método de classificação de movimentação dos cães, a partir de um acelerômetro triaxial, e utilização de três arquiteturas de redes neurais artificiais: Rede Neural Convolucional (CNN), Rede Neural Convolucional associada a Long Short Term Memory (CNN-LSTM) e ConvLSTM. A metodologia foi desenvolvida instalando um pingente contendo o acelerômetro na coleira de 8 cachorros, que coletava dados em uma frequência de 10 Hz. Para avaliar o desempenho das redes neurais foi considerado o coeficiente de Matthews, que é um indicador muito utilizado na área de bioinformática. A arquitetura com melhor desempenho foi a ConvLSTM, que apresentou um coeficiente de Matthews de 0,79 no conjunto de teste.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-25022021-131439/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-25022021-131439/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1826319000498339840