Estudo da influência da duração de injeção e do número de \"swirl\" no desempenho e emissões de motor diesel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro de Sousa Leal
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-07112017-092101/
Resumo: Este trabalho buscou estudar os efeitos do nível de Swirl e alteração da massa de combustível injetada nas emissões de poluentes de um motor Diesel. Foram selecionados 15 cabeçotes de uma população de 100 cabeçotes e agrupados pelo nível de Swirl. Como o motor testado utiliza 5 cabeçotes, 15 cabeçotes foram separados e classificados em 3 categorias pelo nível de Swirl. Em seguida, o motor foi montado com as 3 categorias de cabeçotes no dinamômetro com o objetivo de levantar os efeitos nas emissões de gases e parâmetros de desempenho do motor. Foram medidas as emissões de NOx, CO, THC, fuligem, fumaça e consumo de combustível nos 13 pontos do ciclo ESC, complementadas com medições de torque e potência à plena carga. Além disso, nas condições de plena carga foi explorado o efeito da alteração da massa de combustível injetado, pela mudança do ponto final de injeção, nos parâmetros de desempenho e emissões.
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