Exu, Ikin e Egan; equivalências universais no bosque das identidades afrodescendentes nagô e lucumi - estudo comparativo da religião tradicional Iorubá no Brasil e em Cuba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-15052023-144814/ |
Resumo: | A construção da identidade afrodescendente é fundamental nas sociedades multiraciais, como a brasileira e a cubana. Ambas sociedades preservam núcleos originários de culturas africanas. Nelas, um dos traços marcantes é a forte presença de elementos do complexo iorubá. Os iorubás legaram às Américas, especialmente ao Brasil e Cuba, um rico mosaico cultural. Nesse mosaico três sistemas se destacam como equivalências universais, presentes na \"cartografia matricial\" da civilização ioruba: o panteão, a divinação e a iniciação. As três equivalências se constituiram em importantes mecanismos na reelaboração do complexo religioso e na construção da auto-estima dos nagôs no Brasil e dos lucumis em Cuba: denominações dos descendentes dos iorubás nesses dois paises. As equivalências universais da sociedade iorubá favoreceram a construção das identidades nagô e lucumi. Hoje elas poderão favorecer ações reversivas da condições de vida e de morte dos afrodescendentes, pautadas pelo preconceito, discriminação e racismo nas sociedades contemporâneas |
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Exu, Ikin e Egan; equivalências universais no bosque das identidades afrodescendentes nagô e lucumi - estudo comparativo da religião tradicional Iorubá no Brasil e em CubaExu, Ikin and Egan: universal-Iike equivalences in the wood of nago and lukumi African background identities - Comparative study of Yoruba traditional religion in Brazil as well as in CubaAfrican descendentsAfrodescendentesCandombléCandombléIfaIfáIorubáLucumiLukumiNagôNagôOrixáOrixáYorubaA construção da identidade afrodescendente é fundamental nas sociedades multiraciais, como a brasileira e a cubana. Ambas sociedades preservam núcleos originários de culturas africanas. Nelas, um dos traços marcantes é a forte presença de elementos do complexo iorubá. Os iorubás legaram às Américas, especialmente ao Brasil e Cuba, um rico mosaico cultural. Nesse mosaico três sistemas se destacam como equivalências universais, presentes na \"cartografia matricial\" da civilização ioruba: o panteão, a divinação e a iniciação. As três equivalências se constituiram em importantes mecanismos na reelaboração do complexo religioso e na construção da auto-estima dos nagôs no Brasil e dos lucumis em Cuba: denominações dos descendentes dos iorubás nesses dois paises. As equivalências universais da sociedade iorubá favoreceram a construção das identidades nagô e lucumi. Hoje elas poderão favorecer ações reversivas da condições de vida e de morte dos afrodescendentes, pautadas pelo preconceito, discriminação e racismo nas sociedades contemporâneasThe formation of African descendents\' identity plays an important role in multi-ethnical societies, like the Brazilian and Cuban societies. Both societies maintain groups that were originated in African culture. One of the main characteristics of booth societies is the significant role played by the cultural Yoruba group. The Yoruba group left an important legacy of a rich cultural variety to the Americas, especially to Brazil and Cuba. This legacy consists mainly of three systems that are of high importance due to their universal equivalences which are present in the matricidal cartography of Yoruba civilization: pantheon, divination and initiation. These three equivalences became important mechanisms for the new elaboration of the religious complexity and for the formation of self-esteem of nagos in Brazil and the lukumis in Cuba. Nago and lukumi are the denominations of yorubas\' descendents in those countries. The universal equivalences of the Yoruba society helped the formation of nago and lukumi identities. These days, these equivalences will be able to provoke reversible actions concerning the life and death of African descendents, based upon prejudice, discrimination and racism in today\'s societiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, RonildaXavier, Juarez Tadeu de Paula2000-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-15052023-144814/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-15T17:53:54Zoai:teses.usp.br:tde-15052023-144814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-15T17:53:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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