Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-132214/ |
Resumo: | Esta pesquisa é resultado da minha inquietação e do desconforto produzido ao longo dos últimos anos de atuação no magistério público, levando-me a questionar as hipóteses elaboradas e as finalidades identificadas na construção dos caminhos que culminaram na adoção do sistema de ciclos com progressão continuada implantado no Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Tendo como base tal inquietação, o objetivo deste trabalho é compreender melhor tal elaboração assim como de que maneira a ausência de novos métodos, estratégias e instrumentos de avaliação pode ser vista como possível fator presente na manutenção do baixo desempenho e na iminente possibilidade de fracasso na disciplina de Matemática ou de que forma estes assuntos se inter-relacionam. Considerando que os processos de construção (métodos) e de utilização dos instrumentos de avaliação sempre foram vistos como capazes de efetuar a mediação entre a \"medição do desempenho escolar\" (atribuição de conceitos ou notas) e a \"capacidade de apropriação de conhecimento\" por parte do aluno (sucesso ou fracasso na disciplina); sinto-me confiante em propor que os processos de construção e utilização dos instrumentos de avaliação podem ser postos como o foco principal de uma pesquisa. |
id |
USP_34f63f3ec7a23d02818b273441f9fc67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12062008-132214 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória?Evalution, cycle and progress in teaching of mathematics: one consequence reflected and exit random?AvaliaçãoCiclosContinued progressionCyclesEvaluationMatemáticaMathematicsProgressão continuadaEsta pesquisa é resultado da minha inquietação e do desconforto produzido ao longo dos últimos anos de atuação no magistério público, levando-me a questionar as hipóteses elaboradas e as finalidades identificadas na construção dos caminhos que culminaram na adoção do sistema de ciclos com progressão continuada implantado no Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Tendo como base tal inquietação, o objetivo deste trabalho é compreender melhor tal elaboração assim como de que maneira a ausência de novos métodos, estratégias e instrumentos de avaliação pode ser vista como possível fator presente na manutenção do baixo desempenho e na iminente possibilidade de fracasso na disciplina de Matemática ou de que forma estes assuntos se inter-relacionam. Considerando que os processos de construção (métodos) e de utilização dos instrumentos de avaliação sempre foram vistos como capazes de efetuar a mediação entre a \"medição do desempenho escolar\" (atribuição de conceitos ou notas) e a \"capacidade de apropriação de conhecimento\" por parte do aluno (sucesso ou fracasso na disciplina); sinto-me confiante em propor que os processos de construção e utilização dos instrumentos de avaliação podem ser postos como o foco principal de uma pesquisa.This research results from my discomfort and uneasiness grown, during the last years, by my experience as a Math teacher in a public school. Such preoccupation led me to question the hypotheses elaborated and finalities in the construction of the paths that culminated in the adoption of the system of continued progression cycles nowadays implanted in the 1st. to 8th. grades of Elementary School (Ensino Fundamental) in the Public School System of the State of São Paulo and how the lack of new methods, strategies and instruments of evaluation can be faced as a possible factor of the maintenance of the low performance and of the imminent possibility of failure in the discipline of Mathematics or how such subjects interrelate. The construction and usage processes (methods) of the evaluation instruments have always been seen as capable of mediating the \"measurement of school accomplishment\" (attribution of letter or number grades) and \"the capacity of appropriation of knowledge\" by the student (success or failure in the discipline). Therefore, the construction and usage processes of the evaluation instruments can be placed as the main focus of a research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDomite, Maria do Carmo SantosAndrade, Afonso Martins2008-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-132214/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-12062008-132214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória? Evalution, cycle and progress in teaching of mathematics: one consequence reflected and exit random? |
title |
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória? |
spellingShingle |
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória? Andrade, Afonso Martins Avaliação Ciclos Continued progression Cycles Evaluation Matemática Mathematics Progressão continuada |
title_short |
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória? |
title_full |
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória? |
title_fullStr |
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória? |
title_full_unstemmed |
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória? |
title_sort |
Avaliação, ciclo e progressão no ensino de matemática: uma consequência refletida ou uma saída aleatória? |
author |
Andrade, Afonso Martins |
author_facet |
Andrade, Afonso Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domite, Maria do Carmo Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Afonso Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Ciclos Continued progression Cycles Evaluation Matemática Mathematics Progressão continuada |
topic |
Avaliação Ciclos Continued progression Cycles Evaluation Matemática Mathematics Progressão continuada |
description |
Esta pesquisa é resultado da minha inquietação e do desconforto produzido ao longo dos últimos anos de atuação no magistério público, levando-me a questionar as hipóteses elaboradas e as finalidades identificadas na construção dos caminhos que culminaram na adoção do sistema de ciclos com progressão continuada implantado no Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Tendo como base tal inquietação, o objetivo deste trabalho é compreender melhor tal elaboração assim como de que maneira a ausência de novos métodos, estratégias e instrumentos de avaliação pode ser vista como possível fator presente na manutenção do baixo desempenho e na iminente possibilidade de fracasso na disciplina de Matemática ou de que forma estes assuntos se inter-relacionam. Considerando que os processos de construção (métodos) e de utilização dos instrumentos de avaliação sempre foram vistos como capazes de efetuar a mediação entre a \"medição do desempenho escolar\" (atribuição de conceitos ou notas) e a \"capacidade de apropriação de conhecimento\" por parte do aluno (sucesso ou fracasso na disciplina); sinto-me confiante em propor que os processos de construção e utilização dos instrumentos de avaliação podem ser postos como o foco principal de uma pesquisa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-132214/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-132214/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256895242371072 |