A Bíblia segundo Balzac: Deus, o Diabo e os heróis bíblicos em A Comédia Humana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-24042024-100201/ |
Resumo: | Esta tese pretende analisar a intertextualidade entre a obra de Honoré de Balzac e a Bíblia. Apontar as formas com as quais o romancista enriquece sua narrativa, seja citando, parodiando, imitando, ironizando ou apenas se inspirando nas Sagradas Escrituras. O objetivo desta tese também é investigar as possíveis razões que convocam Balzac a transportar as figuras de Deus, do Diabo e dos heróis bíblicos para A Comédia Humana. Balzac não parte da Bíblia, mas passa por ela para promover a fertilização dos seus romances, contos e novelas. No decorrer desta pesquisa perseguiremos essas questões e destacaremos inúmeras cenas de A Comédia Humana nas quais os relatos e as figuras da Bíblia são hospedados simbolicamente no pensamento e nas falas dos personagens e narradores balzaquianos. Balzac acreditava que o artista era o Cristo do pensamento e que tinha a missão de continuar a obra divina na Terra. Escreveu mais de uma vez em cartas aos amigos e a Mme. Hanska, que desejava elaborar um novo Evangelho. E se considerava realmente um moderno evangelista nessa realista Bíblia Mundana que ele chama de A Comédia Humana |
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A Bíblia segundo Balzac: Deus, o Diabo e os heróis bíblicos em A Comédia HumanaLa Bible selon Balzac: Dieu, le Diable et les héros bibliques dans La Comédie humaineA Comédia HumanaBibleBíbliaHonoré de BalzacHonoré de BalzacIroniaIronieLa Comédie HumaineRéalismeRealismoEsta tese pretende analisar a intertextualidade entre a obra de Honoré de Balzac e a Bíblia. Apontar as formas com as quais o romancista enriquece sua narrativa, seja citando, parodiando, imitando, ironizando ou apenas se inspirando nas Sagradas Escrituras. O objetivo desta tese também é investigar as possíveis razões que convocam Balzac a transportar as figuras de Deus, do Diabo e dos heróis bíblicos para A Comédia Humana. Balzac não parte da Bíblia, mas passa por ela para promover a fertilização dos seus romances, contos e novelas. No decorrer desta pesquisa perseguiremos essas questões e destacaremos inúmeras cenas de A Comédia Humana nas quais os relatos e as figuras da Bíblia são hospedados simbolicamente no pensamento e nas falas dos personagens e narradores balzaquianos. Balzac acreditava que o artista era o Cristo do pensamento e que tinha a missão de continuar a obra divina na Terra. Escreveu mais de uma vez em cartas aos amigos e a Mme. Hanska, que desejava elaborar um novo Evangelho. E se considerava realmente um moderno evangelista nessa realista Bíblia Mundana que ele chama de A Comédia HumanaCette thèse vise à analyser lintertextualité entre loeuvre dHonoré de Balzac et la Bible. Elle cherche également à souligner les formes par lesquelles le romancier enrichit son oeuvre, soit en citant, en parodiant, en imitant, en ironisant ou tout simplement en sinspirant des Saintes Écritures. Cette étude examine en outre les possibles raisons qui mènent Balzac à transporter les figures de Dieu, du Diable et des héros bibliques dans La Comédie humaine. Lécrivain ne part pas de la Bible, mais il la parcourt pour féconder ses romans, nouvelles et récits. Dans cette recherche, nous poursuivrons ces questions et mettrons en évidence de nombreuses scènes de La Comédie humaine, dans lesquelles les récits et les héros bibliques sont symboliquement hébergés dans la pensée et les propos des personnages et des narrateurs balzaciens. Balzac croyait que lartiste était le « Christ de la pensée » ayant pour mission de poursuivre loeuvre divine sur Terre. Lauteur a écrit, plus dune fois, dans des lettres à ses amis et à Mme. Hanska, quil voulait élaborer un nouvel Évangile. Et il a cru quil était un vrai évangéliste moderne, dans cette Bible mondaine réaliste quil appelle La Comédie humaineBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Gloria Carneiro doMello, Lucius Flavius de2024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-24042024-100201/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-24T20:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-24042024-100201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-24T20:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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