O fim do objeto: linguagem e experimentação na arquitetura depois do Modernismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-01022024-125829/ |
Resumo: | Esta tese de doutorado trata da influência dos modelos linguísticos na arquitetura depois do Modernismo. Examina de que modo certas noções elaboradas pelas ciências da linguagem extrapolam para a disciplina arquitetônica e ajudaram a configurar as principais tendências teóricas e projetuais a partir da década de sessenta, representadas especialmente pelas obras de Peter Eisenman, Aldo Rossi e da recente Arquitetura Minimalista. Evidenciando certos vínculos históricos da chamada arquitetura pós-moderna com a cultura artística e arquitetônica desde o século XIX, o trabalho discute alguns dos pressupostos linguísticos operados pelas vanguardas históricas que dizem respeito à codificação da linguagem arquitetônica, assim como à possibilidade de uma experiência puramente sensorial do objeto. Além da análise crítica de tendências arquitetônicas fundadas em concepções estruturalistas e representacionais da linguagem, a tese indica alternativas teóricas exemplificadas na prática pela arquitetura holandesa a partir dos anos noventa. A tese contrapõe, assim, a natureza formalista e simbolista do que foi chamado aqui de Paradigma Linguístico com o pragmatismo experimentalista que tem caracterizado o Paradigma Multifuncional de arquitetos como Rem Koolhaas, MVRDV e NL Architects. |
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