Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30112020-195730/
Resumo: O presente estudo visa estabelecer uma zona de problematização do campo educacional à luz do pensamento de Michel Foucault, sobretudo dos primeiros textos e livros do autor, surtidos ainda na década de 1960 e início de 1970. Disparada por alguns relatos de viagem do período medieval, nossa empreitada evoca, por um lado, os estudos do autor sobre as implicações entre linguagem e espaço e, por outro, suas pesquisas sobre a ordem do discurso. Arma-se assim uma cena onde os livros constituem plataformas singulares para análises de modos de composição, funcionamento e circulação de massas discursivas. Prefácios, prólogos e apresentações, precisamente na medida em que são laterais ao discurso de um livro, nos interessam, pois dão a ver as fissuras, as disputas e as estratégias que modulam a emergência de um determinado discurso em superfície. Finalmente, nossa proposta consiste em tomar conjuntos de livros ligados ao pensamento educacional como matéria para uma análise pormenorizada de suas discursividades, de suas composições, isto é, das modulações que constituem particularmente a ordem do discurso educacional no desenrolar das prefacialidades.
id USP_35db0efdc1186bba100cf5deb76a2d9f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30112020-195730
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamentoPrefaces, Discourses and Strategies: a study on the space of language in thoughtDiscourseDiscursoEducaçãoEducationMichel FoucaultPensamentoPrefaces Michel FoucaultPrefáciosThoughtO presente estudo visa estabelecer uma zona de problematização do campo educacional à luz do pensamento de Michel Foucault, sobretudo dos primeiros textos e livros do autor, surtidos ainda na década de 1960 e início de 1970. Disparada por alguns relatos de viagem do período medieval, nossa empreitada evoca, por um lado, os estudos do autor sobre as implicações entre linguagem e espaço e, por outro, suas pesquisas sobre a ordem do discurso. Arma-se assim uma cena onde os livros constituem plataformas singulares para análises de modos de composição, funcionamento e circulação de massas discursivas. Prefácios, prólogos e apresentações, precisamente na medida em que são laterais ao discurso de um livro, nos interessam, pois dão a ver as fissuras, as disputas e as estratégias que modulam a emergência de um determinado discurso em superfície. Finalmente, nossa proposta consiste em tomar conjuntos de livros ligados ao pensamento educacional como matéria para uma análise pormenorizada de suas discursividades, de suas composições, isto é, das modulações que constituem particularmente a ordem do discurso educacional no desenrolar das prefacialidades.The present study aims to establish a problematizing zone in the educational field in the light of Michel Foucault\'s thought, especially from the author\'s first texts and books, which were still published in the 1960s and early 1970s. Triggered by some travelogues from the medieval period, our endeavor evokes, on the one hand, the author\'s studies on the implications between language and space and, on the other, his research on the order of discourse. Thus, a scene is set up where the books are unique platforms for analyzing modes of composition, functioning and circulation of discursive masses. Prefaces, prologues and presentations, precisely to the extent that they are lateral to the discourse of a book, are of interest to us, as they reveal the cracks, disputes and strategies that modulate the emergence of a discourse to a surface. Finally, our proposal consists of taking sets of books linked to educational thought as material for a detailed analysis of their discursivities, of their compositions, that is, of the modulations that constitute particularly the order of the educational discourse in the unfolding of prefacialities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Cintya ReginaSilva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da2020-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30112020-195730/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-17T23:16:12Zoai:teses.usp.br:tde-30112020-195730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-17T23:16:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento
Prefaces, Discourses and Strategies: a study on the space of language in thought
title Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento
spellingShingle Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento
Silva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da
Discourse
Discurso
Educação
Education
Michel Foucault
Pensamento
Prefaces Michel Foucault
Prefácios
Thought
title_short Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento
title_full Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento
title_fullStr Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento
title_full_unstemmed Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento
title_sort Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento
author Silva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da
author_facet Silva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Cintya Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da
dc.subject.por.fl_str_mv Discourse
Discurso
Educação
Education
Michel Foucault
Pensamento
Prefaces Michel Foucault
Prefácios
Thought
topic Discourse
Discurso
Educação
Education
Michel Foucault
Pensamento
Prefaces Michel Foucault
Prefácios
Thought
description O presente estudo visa estabelecer uma zona de problematização do campo educacional à luz do pensamento de Michel Foucault, sobretudo dos primeiros textos e livros do autor, surtidos ainda na década de 1960 e início de 1970. Disparada por alguns relatos de viagem do período medieval, nossa empreitada evoca, por um lado, os estudos do autor sobre as implicações entre linguagem e espaço e, por outro, suas pesquisas sobre a ordem do discurso. Arma-se assim uma cena onde os livros constituem plataformas singulares para análises de modos de composição, funcionamento e circulação de massas discursivas. Prefácios, prólogos e apresentações, precisamente na medida em que são laterais ao discurso de um livro, nos interessam, pois dão a ver as fissuras, as disputas e as estratégias que modulam a emergência de um determinado discurso em superfície. Finalmente, nossa proposta consiste em tomar conjuntos de livros ligados ao pensamento educacional como matéria para uma análise pormenorizada de suas discursividades, de suas composições, isto é, das modulações que constituem particularmente a ordem do discurso educacional no desenrolar das prefacialidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30112020-195730/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30112020-195730/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257474684420096