Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30112020-195730/ |
Resumo: | O presente estudo visa estabelecer uma zona de problematização do campo educacional à luz do pensamento de Michel Foucault, sobretudo dos primeiros textos e livros do autor, surtidos ainda na década de 1960 e início de 1970. Disparada por alguns relatos de viagem do período medieval, nossa empreitada evoca, por um lado, os estudos do autor sobre as implicações entre linguagem e espaço e, por outro, suas pesquisas sobre a ordem do discurso. Arma-se assim uma cena onde os livros constituem plataformas singulares para análises de modos de composição, funcionamento e circulação de massas discursivas. Prefácios, prólogos e apresentações, precisamente na medida em que são laterais ao discurso de um livro, nos interessam, pois dão a ver as fissuras, as disputas e as estratégias que modulam a emergência de um determinado discurso em superfície. Finalmente, nossa proposta consiste em tomar conjuntos de livros ligados ao pensamento educacional como matéria para uma análise pormenorizada de suas discursividades, de suas composições, isto é, das modulações que constituem particularmente a ordem do discurso educacional no desenrolar das prefacialidades. |
id |
USP_35db0efdc1186bba100cf5deb76a2d9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30112020-195730 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamentoPrefaces, Discourses and Strategies: a study on the space of language in thoughtDiscourseDiscursoEducaçãoEducationMichel FoucaultPensamentoPrefaces Michel FoucaultPrefáciosThoughtO presente estudo visa estabelecer uma zona de problematização do campo educacional à luz do pensamento de Michel Foucault, sobretudo dos primeiros textos e livros do autor, surtidos ainda na década de 1960 e início de 1970. Disparada por alguns relatos de viagem do período medieval, nossa empreitada evoca, por um lado, os estudos do autor sobre as implicações entre linguagem e espaço e, por outro, suas pesquisas sobre a ordem do discurso. Arma-se assim uma cena onde os livros constituem plataformas singulares para análises de modos de composição, funcionamento e circulação de massas discursivas. Prefácios, prólogos e apresentações, precisamente na medida em que são laterais ao discurso de um livro, nos interessam, pois dão a ver as fissuras, as disputas e as estratégias que modulam a emergência de um determinado discurso em superfície. Finalmente, nossa proposta consiste em tomar conjuntos de livros ligados ao pensamento educacional como matéria para uma análise pormenorizada de suas discursividades, de suas composições, isto é, das modulações que constituem particularmente a ordem do discurso educacional no desenrolar das prefacialidades.The present study aims to establish a problematizing zone in the educational field in the light of Michel Foucault\'s thought, especially from the author\'s first texts and books, which were still published in the 1960s and early 1970s. Triggered by some travelogues from the medieval period, our endeavor evokes, on the one hand, the author\'s studies on the implications between language and space and, on the other, his research on the order of discourse. Thus, a scene is set up where the books are unique platforms for analyzing modes of composition, functioning and circulation of discursive masses. Prefaces, prologues and presentations, precisely to the extent that they are lateral to the discourse of a book, are of interest to us, as they reveal the cracks, disputes and strategies that modulate the emergence of a discourse to a surface. Finally, our proposal consists of taking sets of books linked to educational thought as material for a detailed analysis of their discursivities, of their compositions, that is, of the modulations that constitute particularly the order of the educational discourse in the unfolding of prefacialities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Cintya ReginaSilva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da2020-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30112020-195730/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-17T23:16:12Zoai:teses.usp.br:tde-30112020-195730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-17T23:16:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento Prefaces, Discourses and Strategies: a study on the space of language in thought |
title |
Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento |
spellingShingle |
Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento Silva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da Discourse Discurso Educação Education Michel Foucault Pensamento Prefaces Michel Foucault Prefácios Thought |
title_short |
Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento |
title_full |
Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento |
title_fullStr |
Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento |
title_full_unstemmed |
Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento |
title_sort |
Prefácios, discursos e estratégias: um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento |
author |
Silva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da |
author_facet |
Silva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Cintya Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Pedro Paulo Ferreira Felippe da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discourse Discurso Educação Education Michel Foucault Pensamento Prefaces Michel Foucault Prefácios Thought |
topic |
Discourse Discurso Educação Education Michel Foucault Pensamento Prefaces Michel Foucault Prefácios Thought |
description |
O presente estudo visa estabelecer uma zona de problematização do campo educacional à luz do pensamento de Michel Foucault, sobretudo dos primeiros textos e livros do autor, surtidos ainda na década de 1960 e início de 1970. Disparada por alguns relatos de viagem do período medieval, nossa empreitada evoca, por um lado, os estudos do autor sobre as implicações entre linguagem e espaço e, por outro, suas pesquisas sobre a ordem do discurso. Arma-se assim uma cena onde os livros constituem plataformas singulares para análises de modos de composição, funcionamento e circulação de massas discursivas. Prefácios, prólogos e apresentações, precisamente na medida em que são laterais ao discurso de um livro, nos interessam, pois dão a ver as fissuras, as disputas e as estratégias que modulam a emergência de um determinado discurso em superfície. Finalmente, nossa proposta consiste em tomar conjuntos de livros ligados ao pensamento educacional como matéria para uma análise pormenorizada de suas discursividades, de suas composições, isto é, das modulações que constituem particularmente a ordem do discurso educacional no desenrolar das prefacialidades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30112020-195730/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30112020-195730/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257474684420096 |