Estudo da distribuição da atenção visuo-espacial em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Valeria Pinheiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-18012011-092518/
Resumo: Atenção visual é a capacidade de processar melhor determinados estímulos em detrimento de outros. Tempos de Reação (TR) são medidas quantificáveis classicamente utilizadas para se estudar os efeitos atencionais a estímulos visuais. A atenção pode ser direcionada voluntariamente para outras regiões do espaço que não a determinada pelo ponto de fixação. Esse estudo teve por objetivo verificar o desenvolvimento da atenção visuoespacial em escolares por meio de medidas de TR em duas situações experimentais. Foram realizados dois experimentos psicofísicos em cinco grupos experimentais de acordo com suas faixas etárias (8, 9, 10, 12 e 15 anos de idade). O experimento I investigou a atenção explícita, que se caracteriza por ser a capacidade de alocar a atenção na região foveada. Já o experimento II estudou se a atenção visual poderia ser alocada em duas regiões não contíguas do espaço, caracterizando assim uma situação de atenção dividida. Como resultados observou-se que: (i) há diminuição dos TR em função da idade; (ii) na situação de atenção explícita, como esperado, todos os grupos foram capazes de alocar a atenção na região foveada.; (iii) na situação de atenção dividida, apenas o grupo de 15 anos foi capaz de apresentar divisão atencional. Esses resultados demonstram a viabilidade do método empregado no estudo da atenção em escolares e abre perspectivas de sua aplicação clínica em transtornos atencionais.
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