A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabio Lopes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-04122023-124627/
Resumo: Esta pesquisa busca investigar, por meio de uma perspectiva decolonial, como a Educação Matemática pode contribuir para a reconstrução dos currículos escolares, de modo que tenhamos uma efetiva aplicação da Lei n.º 10.639/03, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira nas grades curriculares da educação básica e visa garantir nas escolas, nos currículos e na formação de professores o direito à diversidade étnico-racial. Para tanto, mobilizamos saberes acadêmicos referentes à decolonialidade, à educação para as relações étnico-raciais, e ao Programa Etnomatemática, para elaborar e aplicar um curso de formação continuada de professoras e professores que ensinam matemática em um colégio particular de São Paulo. A partir de uma análise minuciosa e sensível das contribuições dos educadores no curso e após relacionar os dados coletados junto aos educadores aos saberes mobilizados no curso, procuramos pistas que possam nos ajudar a responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os saberes que podem ser mobilizados por um curso de formação continuada de professores na relação entre o Programa Etnomatemática e as possibilidades de implementação da Lei n.º 10.639/03? Esperamos, assim, contribuir no debate acerca da construção de uma educação antirracista, por meio da qual a juventude negra brasileira possa conhecer a sua história e ter a sua cultura incluída nas propostas curriculares.
id USP_363b86f3b243810a0f1276c22a6d9b34
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122023-124627
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professoresMATHEMATICS BELONGS TO US! Mobilizing knowledge about the decolonial perspective, the Ethnomathematics Program and Law No. 10.639/03 in a course teacher trainingDecolonialidadeDecolonialityEducação para as Relações Étnico-RaciaisEducation for Ethnic-Racial RelationsEthnomathematics ProgramFormação de ProfessoresLaw 10.639/03Lei n.º 10.639/03Programa EtnomatemáticaTeacher TrainingEsta pesquisa busca investigar, por meio de uma perspectiva decolonial, como a Educação Matemática pode contribuir para a reconstrução dos currículos escolares, de modo que tenhamos uma efetiva aplicação da Lei n.º 10.639/03, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira nas grades curriculares da educação básica e visa garantir nas escolas, nos currículos e na formação de professores o direito à diversidade étnico-racial. Para tanto, mobilizamos saberes acadêmicos referentes à decolonialidade, à educação para as relações étnico-raciais, e ao Programa Etnomatemática, para elaborar e aplicar um curso de formação continuada de professoras e professores que ensinam matemática em um colégio particular de São Paulo. A partir de uma análise minuciosa e sensível das contribuições dos educadores no curso e após relacionar os dados coletados junto aos educadores aos saberes mobilizados no curso, procuramos pistas que possam nos ajudar a responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os saberes que podem ser mobilizados por um curso de formação continuada de professores na relação entre o Programa Etnomatemática e as possibilidades de implementação da Lei n.º 10.639/03? Esperamos, assim, contribuir no debate acerca da construção de uma educação antirracista, por meio da qual a juventude negra brasileira possa conhecer a sua história e ter a sua cultura incluída nas propostas curriculares.This research seeks to investigate, from a decolonial perspective, how Mathematics Education can contribute to the reconstruction of school curriculums, so that we can have an effective application of Law No. 10.639/03, which establishes the teaching of Afro-Brazilian history and culture in the curriculum of basic education and aims to guarantee the right to ethnic and racial diversity in schools, curricula, and teacher training. To do so, we mobilized academic knowledge related to decoloniality, education for ethnic-racial relations, and the Ethnomathematics Program to develop and implement a continuing education course for teachers who teach mathematics at a private school in São Paulo. From a thorough and sensitive analysis of the educators\' contributions to the course and after relating the data collected from the educators to the knowledge mobilized in the course, we seek clues that can help us answer the following research question: What kind of knowledge can be mobilized by a continuing education course for teachers in the relationship between the Ethnomathematics Program and the possibilities of implementing Law No. 10.639/03? We hope, therefore, to contribute to the debate about the construction of an anti-racist education, through which Brazilian black youth can learn about their history and have their culture included in the curriculum proposals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Cristiane Coppe deSilva, Fabio Lopes da2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-04122023-124627/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-06T22:07:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122023-124627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-06T22:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
MATHEMATICS BELONGS TO US! Mobilizing knowledge about the decolonial perspective, the Ethnomathematics Program and Law No. 10.639/03 in a course teacher training
title A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
spellingShingle A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
Silva, Fabio Lopes da
Decolonialidade
Decoloniality
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Education for Ethnic-Racial Relations
Ethnomathematics Program
Formação de Professores
Law 10.639/03
Lei n.º 10.639/03
Programa Etnomatemática
Teacher Training
title_short A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
title_full A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
title_fullStr A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
title_full_unstemmed A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
title_sort A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
author Silva, Fabio Lopes da
author_facet Silva, Fabio Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Coppe de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabio Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonialidade
Decoloniality
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Education for Ethnic-Racial Relations
Ethnomathematics Program
Formação de Professores
Law 10.639/03
Lei n.º 10.639/03
Programa Etnomatemática
Teacher Training
topic Decolonialidade
Decoloniality
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Education for Ethnic-Racial Relations
Ethnomathematics Program
Formação de Professores
Law 10.639/03
Lei n.º 10.639/03
Programa Etnomatemática
Teacher Training
description Esta pesquisa busca investigar, por meio de uma perspectiva decolonial, como a Educação Matemática pode contribuir para a reconstrução dos currículos escolares, de modo que tenhamos uma efetiva aplicação da Lei n.º 10.639/03, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira nas grades curriculares da educação básica e visa garantir nas escolas, nos currículos e na formação de professores o direito à diversidade étnico-racial. Para tanto, mobilizamos saberes acadêmicos referentes à decolonialidade, à educação para as relações étnico-raciais, e ao Programa Etnomatemática, para elaborar e aplicar um curso de formação continuada de professoras e professores que ensinam matemática em um colégio particular de São Paulo. A partir de uma análise minuciosa e sensível das contribuições dos educadores no curso e após relacionar os dados coletados junto aos educadores aos saberes mobilizados no curso, procuramos pistas que possam nos ajudar a responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os saberes que podem ser mobilizados por um curso de formação continuada de professores na relação entre o Programa Etnomatemática e as possibilidades de implementação da Lei n.º 10.639/03? Esperamos, assim, contribuir no debate acerca da construção de uma educação antirracista, por meio da qual a juventude negra brasileira possa conhecer a sua história e ter a sua cultura incluída nas propostas curriculares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-04122023-124627/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-04122023-124627/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090393142198272