A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Marcus Vinicius Monteiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06022017-112132/
Resumo: Ensinar é sem dúvida um dos grandes desafios do século XXI. A busca por alternativas ao tradicional sistema de ensino mostra a necessidade de mudanças, que é inerente à sociedade do conhecimento em contínua evolução. Desta forma, esta pesquisa pretende investigar se as ações desenvolvidas na Escola E. E. Arnolfo Azevedo pelo projeto Laboratório de Ciências e sua interação com a Universidade por meio do programa de Préiniciação Científica contribuem para a construção e manutenção de um modelo que busca a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem em ciências exatas e biológicas nas Escolas Públicas. Foram utilizados questionários qualitativos e quantitativos para construção dos gráficos em forma de barras e linhas de tendência, associando estes dados ao referencial proposto por meio da triangulação. Assim, os resultados indicam que a participação dos alunos nos respectivos projetos: Laboratório e a Pré-iniciação científica, promovem significativa mudança de comportamento associado à dedicação e responsabilidade com os estudos representada pela melhora significativa em seu rendimento escolar e conseqüente melhora na qualidade do ensino na área de ciências naturais.
id USP_364280ab37ee4f7d277ba91f7c3bb828
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06022017-112132
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científicaThe interaction of educational projects for learning in science: laboratory, tutoring, and scientific pre-initiationEnsino e AprendizagemInteração Universidade-EscolaLaboratório de CiênciasPre-ICPré-ICProjectsProjetosScience labTeaching and LearningUniversity-School InteractionEnsinar é sem dúvida um dos grandes desafios do século XXI. A busca por alternativas ao tradicional sistema de ensino mostra a necessidade de mudanças, que é inerente à sociedade do conhecimento em contínua evolução. Desta forma, esta pesquisa pretende investigar se as ações desenvolvidas na Escola E. E. Arnolfo Azevedo pelo projeto Laboratório de Ciências e sua interação com a Universidade por meio do programa de Préiniciação Científica contribuem para a construção e manutenção de um modelo que busca a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem em ciências exatas e biológicas nas Escolas Públicas. Foram utilizados questionários qualitativos e quantitativos para construção dos gráficos em forma de barras e linhas de tendência, associando estes dados ao referencial proposto por meio da triangulação. Assim, os resultados indicam que a participação dos alunos nos respectivos projetos: Laboratório e a Pré-iniciação científica, promovem significativa mudança de comportamento associado à dedicação e responsabilidade com os estudos representada pela melhora significativa em seu rendimento escolar e conseqüente melhora na qualidade do ensino na área de ciências naturais.Teaching is undoubtedly one of the greatest challenges of the 21st century. The search for alternatives to the traditional teaching system shows the need for changing, which is inherent to knowledge society in continuous development. Therefore, this research deals with the investigation whether the actions carried out in the Project of the Laboratory of Sciences at E.E. Arnolfo Azevedo and its interaction with the University through Scientific Pre-Initiation Program have contributed to the construction and maintenance of a model which seeks to improve the teaching and learning quality in Exact and Biological Sciences in Public Schools. Qualitative and quantitative surveys were used to build graphs of trend lines and error bars, associating these data with the proposed framework through triangulation. The results indicate that the students\' participation in the respective projects (Laboratory and Scientific Pre-Initiation) has promoted meaningful behavior change associated with studies dedication and responsibility represented by the significant improvement in their school performance and, consequently, in the teaching quality in Natural Sciences area.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Carlos Alberto Moreira dosGama, Marcus Vinicius Monteiro2016-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06022017-112132/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-06022017-112132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica
The interaction of educational projects for learning in science: laboratory, tutoring, and scientific pre-initiation
title A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica
spellingShingle A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica
Gama, Marcus Vinicius Monteiro
Ensino e Aprendizagem
Interação Universidade-Escola
Laboratório de Ciências
Pre-IC
Pré-IC
Projects
Projetos
Science lab
Teaching and Learning
University-School Interaction
title_short A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica
title_full A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica
title_fullStr A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica
title_full_unstemmed A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica
title_sort A interação de projetos educacionais para o aprendizado em ciências: o laboratório, a monitoria e a pré-iniciação científica
author Gama, Marcus Vinicius Monteiro
author_facet Gama, Marcus Vinicius Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Carlos Alberto Moreira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Marcus Vinicius Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem
Interação Universidade-Escola
Laboratório de Ciências
Pre-IC
Pré-IC
Projects
Projetos
Science lab
Teaching and Learning
University-School Interaction
topic Ensino e Aprendizagem
Interação Universidade-Escola
Laboratório de Ciências
Pre-IC
Pré-IC
Projects
Projetos
Science lab
Teaching and Learning
University-School Interaction
description Ensinar é sem dúvida um dos grandes desafios do século XXI. A busca por alternativas ao tradicional sistema de ensino mostra a necessidade de mudanças, que é inerente à sociedade do conhecimento em contínua evolução. Desta forma, esta pesquisa pretende investigar se as ações desenvolvidas na Escola E. E. Arnolfo Azevedo pelo projeto Laboratório de Ciências e sua interação com a Universidade por meio do programa de Préiniciação Científica contribuem para a construção e manutenção de um modelo que busca a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem em ciências exatas e biológicas nas Escolas Públicas. Foram utilizados questionários qualitativos e quantitativos para construção dos gráficos em forma de barras e linhas de tendência, associando estes dados ao referencial proposto por meio da triangulação. Assim, os resultados indicam que a participação dos alunos nos respectivos projetos: Laboratório e a Pré-iniciação científica, promovem significativa mudança de comportamento associado à dedicação e responsabilidade com os estudos representada pela melhora significativa em seu rendimento escolar e conseqüente melhora na qualidade do ensino na área de ciências naturais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06022017-112132/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-06022017-112132/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090434141519872