Dimensões da experiência estética: dos fundamentos da constituição psíquica aos posteriores encontros transformativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Jânderson Farias Silvestre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-15022023-190327/
Resumo: Essa tese teve como objetivo investigar o papel da experiência estética na constituição precoce do psiquismo e seu poder de propiciar transformações nos encontros posteriores. A pesquisa foi realizada com o método psicanalítico, na perspectiva de que o que se investiga com este método é um fragmento intersubjetivo composto entre a subjetividade do pesquisador e de seu objeto de pesquisa. Inicialmente abordo a visão de Freud a respeito da recepção estética e da criação artística, e o lugar ocupado nestes fenômenos pelas percepções objetivas e endógenas. Apresento como, a partir da consideração deste último tipo de percepção, Christopher Bollas propõe a existência de um trabalho estético da mente e discuto a ideia de uma percepção intermediária como sendo a modalidade de percepção própria da experiência estética. Seguindo Bollas apresento as noções de inconsciente receptivo, genera psíquico, idioma pessoal e conhecido não pensado, noções que nos abrem a possibilidade de refletir a respeito das experiências estéticas para além das concepções dualistas de percepção endógena e/ou objetiva. O conceito de objeto transformacional é apresentado como fundamental para compreender a experiência estética na visão de Bollas, estando intimamente articulado aos demais conceitos do autor. Ao lado de suas ideias, o conceito de conflito estético, de Meltzer e Williams, e de encanto, de Gilberto Safra, em diálogo com Klein, Winnicott e Hanna Segal, foram fundamentais para pensar no lugar da experiência estética na constituição psíquica. A partir da interlocução entre esses autores considerei que conflito e encanto podem ser entendidos como fenômenos suplementares, o que me levou a propor a existência do que intitulei conflito generativo. Em seguida discuto o lugar da experiência estética na promoção de trabalhos psíquicos inconscientes, a fim de aprofundar a compreensão a respeito de como estas experiências podem promover saúde psíquica e fortalecer os laços do indivíduo com a vida. Por fim, em diálogo com Luís Cláudio Figueiredo e Nelson Coelho Junior, discuto a relação entre as dimensões intersubjetivas e as experiências estéticas, no intuito de apoiar a asserção da necessidade de suplementaridade destas experiências, ideia que é um eixo central desta tese. Ao longo do percurso apresento vinhetas clínicas dos diversos autores e analiso as experiências fictícias de personagens do seriado Anne with an E, a experiência real do pianista inglês James Rhodes, e minha experiência com um paciente em um contexto institucional. Na análise desta última, os conceitos de área de criação e falha básica, de Michael Balint, são evocados como interessantes lentes de leitura. Discuto ainda a interconexão entre as experiências com os objetos artísticos e os encontros humanos, apontando que há uma relação de suplementaridade entre ambos, de modo que os objetos artísticos podem funcionar como lugares de espera suportáveis que mantêm aberto o horizonte do encontro, contrapondo-se ao que Bollas chama de repressão dos futuros
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Apresento como, a partir da consideração deste último tipo de percepção, Christopher Bollas propõe a existência de um trabalho estético da mente e discuto a ideia de uma percepção intermediária como sendo a modalidade de percepção própria da experiência estética. Seguindo Bollas apresento as noções de inconsciente receptivo, genera psíquico, idioma pessoal e conhecido não pensado, noções que nos abrem a possibilidade de refletir a respeito das experiências estéticas para além das concepções dualistas de percepção endógena e/ou objetiva. O conceito de objeto transformacional é apresentado como fundamental para compreender a experiência estética na visão de Bollas, estando intimamente articulado aos demais conceitos do autor. Ao lado de suas ideias, o conceito de conflito estético, de Meltzer e Williams, e de encanto, de Gilberto Safra, em diálogo com Klein, Winnicott e Hanna Segal, foram fundamentais para pensar no lugar da experiência estética na constituição psíquica. A partir da interlocução entre esses autores considerei que conflito e encanto podem ser entendidos como fenômenos suplementares, o que me levou a propor a existência do que intitulei conflito generativo. Em seguida discuto o lugar da experiência estética na promoção de trabalhos psíquicos inconscientes, a fim de aprofundar a compreensão a respeito de como estas experiências podem promover saúde psíquica e fortalecer os laços do indivíduo com a vida. Por fim, em diálogo com Luís Cláudio Figueiredo e Nelson Coelho Junior, discuto a relação entre as dimensões intersubjetivas e as experiências estéticas, no intuito de apoiar a asserção da necessidade de suplementaridade destas experiências, ideia que é um eixo central desta tese. Ao longo do percurso apresento vinhetas clínicas dos diversos autores e analiso as experiências fictícias de personagens do seriado Anne with an E, a experiência real do pianista inglês James Rhodes, e minha experiência com um paciente em um contexto institucional. Na análise desta última, os conceitos de área de criação e falha básica, de Michael Balint, são evocados como interessantes lentes de leitura. Discuto ainda a interconexão entre as experiências com os objetos artísticos e os encontros humanos, apontando que há uma relação de suplementaridade entre ambos, de modo que os objetos artísticos podem funcionar como lugares de espera suportáveis que mantêm aberto o horizonte do encontro, contrapondo-se ao que Bollas chama de repressão dos futurosThis thesis aims to investigate the role of aesthetic experience in the early constitution of the psyche and its power to provide transformations in later encounters. The research was carried out through the psychoanalytic method in the perspective that what is investigated with this method is an intersubjective fragment composed between the subjectivity of the researcher and his research object. Freuds view is herein initially approached regarding aesthetic reception and artistic creation, and the place occupied in these phenomena by objective and endogenous perceptions. This research presents how Christopher Bollas proposes the existence of an aesthetic work of the mind based on the consideration of endogenous perception and a discussion about an intermediate perception being a model of perception proper to the aesthetic experience. According to Bollas view, here are presented some notions of the receptive unconscious, psychic genera, personal idiom, and unthought known, which open up the possibility of reflecting on aesthetic experiences beyond the dualistic conceptions of endogenous and/or objective perception. The concept of transformational object is presented as crucial to understanding the aesthetic experience in Bollas view, being an object articulated internally to the other concepts of the author. Alongside his ideas, the concepts of aesthetic conflict, by Meltzer and Williams, and enchantment, by Gilberto Safra, in dialogue with Klein, Winnicott, and Hanna Segal, were fundamental for thinking about the place of aesthetic experience in the psychic constitution. Based on the dialogue between these authors, it was considered that conflict and enchantment can be understood as supplementary phenomena, which led the researcher to propose the existence of what he called generative conflict. Then the place of aesthetic experience in the promotion of unconscious psychic works was discussed to deeply understand how these experiences can promote psychic health and strengthen the individuals ties with life. Finally, through a dialogue with Luís Cláudio Figueiredo and Nelson Coelho Junior, the relationship between intersubjective dimensions and aesthetic experiences was analyzed in order to support the assertion of the need to supplement these experiences, an idea that is a central axis of this thesis. Along the way, some clinical vignettes by different authors are presented and the fictional experiences of characters from the series Anne with an E, the real experience of English pianist James Rhodes, and the researchers experience with a patient in an institutional context are herein analyzed. In the latter, Michael Balints concepts of the area of creation and basic fault are evoked as interesting reading lenses. This research also discusses the interconnection between experiences with artistic objects and human encounters, pointing out that there is a supplementary relationship between them so that artistic objects can function as bearable waiting places that keep the horizon of the encounter open, in opposition to what Bollas calls the repression of futuresBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Marina Ferreira da RosaRamos, Jânderson Farias Silvestre2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-15022023-190327/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-17T19:30:36Zoai:teses.usp.br:tde-15022023-190327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-17T19:30:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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