Uma análise do ambiente competitivo dos bancos comerciais no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26052014-175045/ |
Resumo: | Esta tese propõe a seguinte pergunta de pesquisa: como estará caracterizado o ambiente competitivo dos bancos comerciais no Brasil nos próximos 10 anos e quais as principais estratégias e recursos que lhes habilitarão a competir nesse horizonte de tempo? Para respondê-la, pôs-se o objetivo geral de analisar as principais variáveis de configuração do ambiente competitivo dos bancos comerciais no Brasil e as possíveis estratégias competitivas correspondentes no referido horizonte de tempo. As abordagens de pesquisa utilizadas foram entrevistas semiestruturadas e um painel Delphi com treze especialistas do setor bancário: executivos, gestores, analistas e acadêmicos. A partir de uma análise de conteúdo aplicada sobre as respostas do roteiro, os principais resultados evidenciados são: tendência de uma crescente regionalização dos bancos brasileiros para a América Latina, associada a uma internacionalização para o continente africano; uma tendência de manutenção da concentração da indústria no País, com restritos espaços de atuação para bancos de pequeno e médio portes; possíveis disrupções na arena de competição devidas a novas tecnologias que impactam no modelo de negócios dos bancos, até de setores pouco relacionados à intermediação; consolidação do telefone celular como principal catalisador das transações bancárias e meios de pagamento. A consolidação das perspectivas registradas no painel Delphi não só confirmam os resultados supracitados, mas aponta que, nessa indústria, a governança, marca e reputação são os ativos intangíveis considerados os mais importantes para a competitividade dos bancos no futuro. Segue-se a eficiência em custos, esta possível não só por tecnologias de acesso pelo cliente, mas por uma extensiva revisão de processos nas operações e na gestão do relacionamento com o cliente. A pesquisa dá suporte a argumentos teóricos acerca da efemeridade de grupos estratégicos e contribui para a discussão e escolha de indicadores coerentes para a mensuração da vantagem competitiva em bancos comerciais. |
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Uma análise do ambiente competitivo dos bancos comerciais no BrasilAn analysis of the competitive environment of commercial banks in BrazilAmbiente competitivoBanco comercial - BrasilBanking sectorComercial banking - BrazilCompetitive environmentEstratégia organizacionalOrganizational strategySetor bancárioEsta tese propõe a seguinte pergunta de pesquisa: como estará caracterizado o ambiente competitivo dos bancos comerciais no Brasil nos próximos 10 anos e quais as principais estratégias e recursos que lhes habilitarão a competir nesse horizonte de tempo? Para respondê-la, pôs-se o objetivo geral de analisar as principais variáveis de configuração do ambiente competitivo dos bancos comerciais no Brasil e as possíveis estratégias competitivas correspondentes no referido horizonte de tempo. As abordagens de pesquisa utilizadas foram entrevistas semiestruturadas e um painel Delphi com treze especialistas do setor bancário: executivos, gestores, analistas e acadêmicos. A partir de uma análise de conteúdo aplicada sobre as respostas do roteiro, os principais resultados evidenciados são: tendência de uma crescente regionalização dos bancos brasileiros para a América Latina, associada a uma internacionalização para o continente africano; uma tendência de manutenção da concentração da indústria no País, com restritos espaços de atuação para bancos de pequeno e médio portes; possíveis disrupções na arena de competição devidas a novas tecnologias que impactam no modelo de negócios dos bancos, até de setores pouco relacionados à intermediação; consolidação do telefone celular como principal catalisador das transações bancárias e meios de pagamento. A consolidação das perspectivas registradas no painel Delphi não só confirmam os resultados supracitados, mas aponta que, nessa indústria, a governança, marca e reputação são os ativos intangíveis considerados os mais importantes para a competitividade dos bancos no futuro. Segue-se a eficiência em custos, esta possível não só por tecnologias de acesso pelo cliente, mas por uma extensiva revisão de processos nas operações e na gestão do relacionamento com o cliente. A pesquisa dá suporte a argumentos teóricos acerca da efemeridade de grupos estratégicos e contribui para a discussão e escolha de indicadores coerentes para a mensuração da vantagem competitiva em bancos comerciais.This dissertation proposes the following research question: how will the competitive environment of commercial banks in Brazil be featured over the next ten years and what are the main strategies and resources that will enable them to compete in that time horizon? To answer it, it was established the overall objective of analyzing the main configuration variables of the competitive environment of commercial banks in Brazil and conceivable corresponding competitive strategies in that time horizon. The research approaches used were semi-structured interviews and a Delphi Panel with Thirteen experts from banking industry: executives, managers, analysts and academics. From a content analysis applied over responses, the main results are: tendency of a growing regionalization of Brazilian banks to Latin America, associated with an internationalization for the African continent; a tendency of enduring concentration of the industry in the country, with restricted operation gaps for small and medium banks; possible disruptions in the competitive arena due to the impact of new technologies on the prevailing banking business model, even from little brokering-related sectors; consolidation of the cell phone as the main catalyst of bank transactions and means of payment. The consolidation of the registered Delphi panel perspectives not only confirm the aforementioned results, but points out that, in this industry, governance, brand and reputation are intangible assets considered most important for the competitiveness of banks in the future. It follows cost efficiency, possible not only thanks to client-access technologies, but also to an extensive review of operations processes and customer relationship management. The research supports the theoretical arguments about the ephemerality of strategic groups and contributes to the discussion and choice of consistent indicators for the measurement of competitive advantage in commercial banks.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Jose Augusto Giesbrecht daLima, Afonso Carneiro2014-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26052014-175045/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-26052014-175045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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