Entretrilhos: territórios ferroviários, rompimentos e reconexões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-29042021-102821/ |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo inicial apresentar o tensionamento existente na relação cidade x ferrovia a fim de explicitar o papel e a função que as infraestruturas ferroviárias, implantadas nos territórios urbanos, assumiram desde a sua implantação em território nacional. Ao percorrê-lo temporalmente, é possível observar como, primeiramente, a infraestrutura ferroviária serviu como estruturadora de seus territórios urbanos de inserção. Em um segundo momento, foi responsável pelo rompimento e fracionamento dos tecidos urbanos os quais, inicialmente, ajudou a estruturar e nos quais sua presença passou a representar uma barreira, impedimento para a fruição urbana gerando uma consequente desqualificação de seus ambientes de inserção. Contemporaneamente, as infraestruturas ferroviárias podem ser encaradas como territórios potentes e capazes de abrigar o porvir, estimular a requalificação de seus sítios de inserção explorando seu papel como agente capaz de favorecer a promoção da reconexão dos territórios urbanos, que um dia rompeu. Assim, compõem esta pesquisa a caracterização do principal objeto de estudo, o território ferroviário; a evolução de sua influência e função, a fim de que seja possível delinear os três principais papéis assumidos por estas infraestruturas ao longo do tempo: estruturação, rompimento e reconexão, bem como os valores vinculados a cada um deles. Por fim, este estudo busca apresentar a relevância a respeito do tema dentro das discussões acerca do papel, função e potencialidades que os territórios ferroviários possuem como potentes espaços promotores de requalificação de ambientes urbanos. Desta forma, a pesquisa se desenvolve a partir da observação e análise de estudos de casos que exemplificam e ilustram sua capacidade, diversidade de abordagens e soluções que buscam atingir a desejada reconexão de territórios urbanos, a partir dos territórios ferroviários. |
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Entretrilhos: territórios ferroviários, rompimentos e reconexões Entretrilhos: railway territories, disruptions and reconnections.FerroviaInfraestructureInfraestruturaRailwayTerritórioTerritoryA presente pesquisa tem como objetivo inicial apresentar o tensionamento existente na relação cidade x ferrovia a fim de explicitar o papel e a função que as infraestruturas ferroviárias, implantadas nos territórios urbanos, assumiram desde a sua implantação em território nacional. Ao percorrê-lo temporalmente, é possível observar como, primeiramente, a infraestrutura ferroviária serviu como estruturadora de seus territórios urbanos de inserção. Em um segundo momento, foi responsável pelo rompimento e fracionamento dos tecidos urbanos os quais, inicialmente, ajudou a estruturar e nos quais sua presença passou a representar uma barreira, impedimento para a fruição urbana gerando uma consequente desqualificação de seus ambientes de inserção. Contemporaneamente, as infraestruturas ferroviárias podem ser encaradas como territórios potentes e capazes de abrigar o porvir, estimular a requalificação de seus sítios de inserção explorando seu papel como agente capaz de favorecer a promoção da reconexão dos territórios urbanos, que um dia rompeu. Assim, compõem esta pesquisa a caracterização do principal objeto de estudo, o território ferroviário; a evolução de sua influência e função, a fim de que seja possível delinear os três principais papéis assumidos por estas infraestruturas ao longo do tempo: estruturação, rompimento e reconexão, bem como os valores vinculados a cada um deles. Por fim, este estudo busca apresentar a relevância a respeito do tema dentro das discussões acerca do papel, função e potencialidades que os territórios ferroviários possuem como potentes espaços promotores de requalificação de ambientes urbanos. Desta forma, a pesquisa se desenvolve a partir da observação e análise de estudos de casos que exemplificam e ilustram sua capacidade, diversidade de abordagens e soluções que buscam atingir a desejada reconexão de territórios urbanos, a partir dos territórios ferroviários.The present research has as its initial purpose to present the existing tension in the relationship between city and railroad, in order to explain the role and the function that the railway infrastructures in urban territories have performed since its implantation in the national territory. When examining this tensioning over time, it is possible to observe how the railway infrastructure served at first as a structuring of its urban insertion territories. In a second step, the railway infrastructures were responsible for the disruption and the splitting of the urban fabric, which, initially, they had helped to structure. Thus, their mere presence came to represent a barrier, an obstacle to urban fruition, generating a consequent disqualification of their urban insertion environments. Currently, railway infrastructures can be seen as powerful territories capable of harboring the future, by stimulating the requalification of their insertion sites, exploring their role as an agent capable of promoting the reconnection of urban territories, which had once been broken. Therefore, this research comprises the characterization of the main object of study, the railway territory; the evolution of its influence and function, so that it is possible to outline the three main roles played by these infrastructures over time: their structuring, their disruption and their reconnection, as well as the values linked to each one of them. In conclusion, this study aims at presenting the relevance of the theme in discussions about the role, function and potential that railway territories have as potent spaces in promoting the rehabilitation of urban environments. In this way, this research develops from the observation and analysis of case studies that exemplify and illustrate their capacity, diversity of approaches and solutions that seek to achieve a desired reconnection of urban territories, starting from railway territories.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeme, Maria Cristina da SilvaFaya Junior, Orlando Gonçalves2020-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-29042021-102821/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-09T03:35:03Zoai:teses.usp.br:tde-29042021-102821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-09T03:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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