\"Um Dia na Vida\": material gravado como filme para pesquisas futuras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-26122019-121129/ |
Resumo: | O filme Um Dia na Vida, de Eduardo Coutinho (1933-2014), exibido em sessão única na Mostra de Cinema de São Paulo de 2010, é uma colagem de trechos de comerciais e programas de televisão aberta gravados pelo cineasta em um único dia (1 de outubro de 2009) e editados de forma a apresentar um resumo da produção de sentidos recebida pelo telespectador brasileiro. A sobreposição dos recortes da programação televisiva, marcada pela transição intensa e rápida de um tipo de conteúdo a outro, ao ser exibida em um cinema, ambiente designado às produções cinematográficas, torna o filme Um Dia na Vida uma demonstração empírica e tátil das diferenças profundas de formatação entre TV e cinema, que persistem até hoje, mesmo em um contexto de hibridização entre cinema e televisão. O objetivo é identificar e analisar a produção (conteúdo, montagem e edição), circulação e a recepção de sentidos de Um Dia na Vida de Eduardo Coutinho. A dissertação pretende analisar a iconografia e iconologia de trechos selecionados, que poderão revelar construções de sentido possíveis; e situar o filme como obra essencial no estudo sobre as diferenças de formato entre cinema e televisão, não somente referentes ao período em que o filme foi realizado (2010), mas também aplicáveis ao conteúdo televisivo produzido desde sua origem. Pretende-se, também, explorar os limiares estéticos e técnicos entre conteúdos produzido para televisão e cinema, a fim de contribuir para a discussão e pesquisa sobre as diferenças entre as duas mídias. |
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O filme Um Dia na Vida, de Eduardo Coutinho (1933-2014), exibido em sessão única na Mostra de Cinema de São Paulo de 2010, é uma colagem de trechos de comerciais e programas de televisão aberta gravados pelo cineasta em um único dia (1 de outubro de 2009) e editados de forma a apresentar um resumo da produção de sentidos recebida pelo telespectador brasileiro. A sobreposição dos recortes da programação televisiva, marcada pela transição intensa e rápida de um tipo de conteúdo a outro, ao ser exibida em um cinema, ambiente designado às produções cinematográficas, torna o filme Um Dia na Vida uma demonstração empírica e tátil das diferenças profundas de formatação entre TV e cinema, que persistem até hoje, mesmo em um contexto de hibridização entre cinema e televisão. O objetivo é identificar e analisar a produção (conteúdo, montagem e edição), circulação e a recepção de sentidos de Um Dia na Vida de Eduardo Coutinho. A dissertação pretende analisar a iconografia e iconologia de trechos selecionados, que poderão revelar construções de sentido possíveis; e situar o filme como obra essencial no estudo sobre as diferenças de formato entre cinema e televisão, não somente referentes ao período em que o filme foi realizado (2010), mas também aplicáveis ao conteúdo televisivo produzido desde sua origem. Pretende-se, também, explorar os limiares estéticos e técnicos entre conteúdos produzido para televisão e cinema, a fim de contribuir para a discussão e pesquisa sobre as diferenças entre as duas mídias. |
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