Diagrama, dobra e parâmetro: assimilação de conceitos filosóficos e tecnologias digitais na arquitetura contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-084220/ |
Resumo: | Através de uma percepção interdisciplinar, a pesquisa apresenta um quadro de contribuição para a teoria da arquitetura contemporânea que analisa relações entre conceitos, processos e representações. O trabalho investiga processos de projeto presentes na arquitetura contemporânea a partir da assimilação de três conceitos-chave: 1) diagrama, 2) dobra e 3) parâmetro; e as correspondentes traduções na arquitetura, através dos discursos e práticas de arquitetos. A pesquisa insere-se no âmbito da teoria e crítica do projeto de arquitetura e o recorte histórico está situado entre a década de 1970 até o momento, examinando as expressões projetuais e teorias de arquitetos como Peter Eisenman, Greg Lynn, Patrik Schumacher (Zaha Hadid and partners), entre outros. O problema da pesquisa é identificar de que modo o caráter conceitual experimentado pelos processos de projeto no primeiro período do recorte diagrama -, passou a intermediar uma base teórica paralela ao avanço do uso digital dobra e se modificou, no terceiro período, para enfatizar discursivamente os processos e a manipulação formal permitida pelas técnicas e tecnologias digitais avançadas parâmetro. Os objetivos são compreender os elementos dessa transição, traçar paralelismos e diferenças entre os processos, compreendendo que a história desses entrelaçamentos não é linear e cumulativa, mas atravessada por recorrências e reapropriações. Os autores foram escolhidos devido a sua produção teórica e inserção no debate internacional para os temas escolhidos, por compartilharem a absorção de teorias advindas do pós-estruturalismo de base filosófica - principalmente de Gilles Deleuze -, além de estabelecerem uma atividade projetual de caráter experimental, que permitiu à pesquisa a análise de diversos estudos de caso. |
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Diagrama, dobra e parâmetro: assimilação de conceitos filosóficos e tecnologias digitais na arquitetura contemporâneaDiagram, fold and parameter: assimilation of philosophical concepts and digital technologies in contemporary architectureArquitetura contemporâneaContemporary architectureDesign processesDiagramDiagramaDobraFilosofia pós-estruturalismoFoldParameterParâmetroPhilosophy - post-structuralismProcessos de projetoTeoria e crítica da arquitetura.Theory and criticism of architecture.Através de uma percepção interdisciplinar, a pesquisa apresenta um quadro de contribuição para a teoria da arquitetura contemporânea que analisa relações entre conceitos, processos e representações. O trabalho investiga processos de projeto presentes na arquitetura contemporânea a partir da assimilação de três conceitos-chave: 1) diagrama, 2) dobra e 3) parâmetro; e as correspondentes traduções na arquitetura, através dos discursos e práticas de arquitetos. A pesquisa insere-se no âmbito da teoria e crítica do projeto de arquitetura e o recorte histórico está situado entre a década de 1970 até o momento, examinando as expressões projetuais e teorias de arquitetos como Peter Eisenman, Greg Lynn, Patrik Schumacher (Zaha Hadid and partners), entre outros. O problema da pesquisa é identificar de que modo o caráter conceitual experimentado pelos processos de projeto no primeiro período do recorte diagrama -, passou a intermediar uma base teórica paralela ao avanço do uso digital dobra e se modificou, no terceiro período, para enfatizar discursivamente os processos e a manipulação formal permitida pelas técnicas e tecnologias digitais avançadas parâmetro. Os objetivos são compreender os elementos dessa transição, traçar paralelismos e diferenças entre os processos, compreendendo que a história desses entrelaçamentos não é linear e cumulativa, mas atravessada por recorrências e reapropriações. Os autores foram escolhidos devido a sua produção teórica e inserção no debate internacional para os temas escolhidos, por compartilharem a absorção de teorias advindas do pós-estruturalismo de base filosófica - principalmente de Gilles Deleuze -, além de estabelecerem uma atividade projetual de caráter experimental, que permitiu à pesquisa a análise de diversos estudos de caso.Through an interdisciplinary perception, the research presents a contribution framework for the theory of contemporary architecture that examines some relations between concepts, processes and representations. The work investigates design processes present in contemporary architecture from the assimilation of three key concepts: 1) diagram 2) fold and 3) parameter; and corresponding translations in architecture through the discourses and practices of architects. The research falls within the sphere of the theory and criticism of architecture design and the historical period is set between the 1970s up to now, examining the projective expressions and theories of architects such as Peter Eisenman, Greg Lynn, Patrik Schumacher (Zaha Hadid and partners), among others. The problem of research is to identify how the conceptual nature experienced by design processes in the first period of study - diagram - began to intermediate a parallel theoretical basis for the advancement of digital use - fold - and changed in a third period to emphasize discursively processes and formal manipulation allowed by the technical and advanced digital technologies - parameter. The objectives are understand the elements of this transition, draw parallels and differences between the processes, understanding that the history of these entanglements is not linear and cumulative, but crossed by recurrences and reappropriations. The authors were chosen due to their theoretical production and insertion in the international debate on the topics chosen, for sharing the assimilation of theories stemming from the philosophical basis of post-structuralism - especially from Gilles Deleuze - as well as established a design activity of experimental features, which allowed the analysis of several case studies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSperling, David MorenoScheeren, Rodrigo2016-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-084220/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:30Zoai:teses.usp.br:tde-30062016-084220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Através de uma percepção interdisciplinar, a pesquisa apresenta um quadro de contribuição para a teoria da arquitetura contemporânea que analisa relações entre conceitos, processos e representações. O trabalho investiga processos de projeto presentes na arquitetura contemporânea a partir da assimilação de três conceitos-chave: 1) diagrama, 2) dobra e 3) parâmetro; e as correspondentes traduções na arquitetura, através dos discursos e práticas de arquitetos. A pesquisa insere-se no âmbito da teoria e crítica do projeto de arquitetura e o recorte histórico está situado entre a década de 1970 até o momento, examinando as expressões projetuais e teorias de arquitetos como Peter Eisenman, Greg Lynn, Patrik Schumacher (Zaha Hadid and partners), entre outros. O problema da pesquisa é identificar de que modo o caráter conceitual experimentado pelos processos de projeto no primeiro período do recorte diagrama -, passou a intermediar uma base teórica paralela ao avanço do uso digital dobra e se modificou, no terceiro período, para enfatizar discursivamente os processos e a manipulação formal permitida pelas técnicas e tecnologias digitais avançadas parâmetro. Os objetivos são compreender os elementos dessa transição, traçar paralelismos e diferenças entre os processos, compreendendo que a história desses entrelaçamentos não é linear e cumulativa, mas atravessada por recorrências e reapropriações. Os autores foram escolhidos devido a sua produção teórica e inserção no debate internacional para os temas escolhidos, por compartilharem a absorção de teorias advindas do pós-estruturalismo de base filosófica - principalmente de Gilles Deleuze -, além de estabelecerem uma atividade projetual de caráter experimental, que permitiu à pesquisa a análise de diversos estudos de caso. |
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