Os desempenhos da enfermeira na Saúde da Família - a construção de competência no processo de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauren Suemi Kawata
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.22.2011.tde-30112011-083404
Resumo: O trabalho da enfermeira pressupõe a compreensão da enfermagem enquanto prática social realizada a partir de necessidades de saúde em determinada época e espaço. No atual momento de reorientação do modelo assistencial, a Estratégia Saúde da Família (ESF) consiste em um campo de atuação para a enfermeira, de modo que a identificação dos desempenhos realizados por essa trabalhadora para o desenvolvimento das ações, com uma aproximação a seus determinantes, possibilita entender como o trabalho vem ocorrendo no cotidiano, assim como as potencialidades e dificuldades de sua transformação. Seguindo os referenciais teóricos do processo de trabalho em saúde e competência dialógica, este estudo qualitativo objetivou analisar e validar os desempenhos presentes nas ações das enfermeiras na Atenção Básica (AB) com foco na ESF, em relação ao cuidado individual, cuidado coletivo e organização e gestão para o cuidado. A metodologia foi construída a partir da compreensão de validação como o processo de confirmação dos desempenhos observados, pelas enfermeiras que atuam no espaço específico da rede de AB do município de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil. Os sujeitos foram enfermeiras da ESF e da rede de AB do município estudado, as quais assumiram a função de juízes neste processo de validação. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a técnica da observação participante para identificar e analisar os desempenhos apresentados nas ações das enfermeiras nas situações do cotidiano. Posteriormente, entrevistas semiestruturadas e Oficina de Trabalho foram realizadas a fim buscar a validação dos desempenhos e uma aproximação aos determinantes dos mesmos. A análise do material empírico, mediante análise de conteúdo, usando a técnica de análise temática, construiu-se em processo, de modo que, ao final de cada etapa, o material analisado foi apresentado às enfermeiras para apreciação. Em relação à gestão, os resultados mostraram a identificação e validação dos desempenhos para as ações de: supervisão, trabalho em equipe, controle social, organização do trabalho, coordenação e planejamento. Para o cuidado individual e para cuidado coletivo, foi possível identificar e validar os desempenhos para as ações em: consulta de enfermagem, visita domiciliar, avaliação com classificação de risco, monitoramento e avaliação de vacina/reação adversa à vacina, atendimento para grupos educativos com indivíduos vulneráveis, vigilância epidemiológica. Os desempenhos descritos e validados evidenciaram que as enfermeiras utilizam diferentes estratégias de cuidado e mobilizam um conjunto amplo de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) articulados de acordo com as finalidades das ações. Mostraram também que a gestão do trabalho é centralizada nas enfermeiras. A falta de formação em algumas áreas, a dinâmica do trabalho em equipe desenvolvida na ESF, as definições de trabalho realizadas pela secretaria municipal de saúde, a cultura dos usuários e a infraestrutura foram citadas e/ou discutidas como possíveis determinantes dos desempenhos das enfermeiras captados Concluímos que o trabalho da enfermeira na ESF tem potência para contribuir na reorganização da assistência a partir da atenção básica.
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No atual momento de reorientação do modelo assistencial, a Estratégia Saúde da Família (ESF) consiste em um campo de atuação para a enfermeira, de modo que a identificação dos desempenhos realizados por essa trabalhadora para o desenvolvimento das ações, com uma aproximação a seus determinantes, possibilita entender como o trabalho vem ocorrendo no cotidiano, assim como as potencialidades e dificuldades de sua transformação. Seguindo os referenciais teóricos do processo de trabalho em saúde e competência dialógica, este estudo qualitativo objetivou analisar e validar os desempenhos presentes nas ações das enfermeiras na Atenção Básica (AB) com foco na ESF, em relação ao cuidado individual, cuidado coletivo e organização e gestão para o cuidado. A metodologia foi construída a partir da compreensão de validação como o processo de confirmação dos desempenhos observados, pelas enfermeiras que atuam no espaço específico da rede de AB do município de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil. Os sujeitos foram enfermeiras da ESF e da rede de AB do município estudado, as quais assumiram a função de juízes neste processo de validação. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a técnica da observação participante para identificar e analisar os desempenhos apresentados nas ações das enfermeiras nas situações do cotidiano. Posteriormente, entrevistas semiestruturadas e Oficina de Trabalho foram realizadas a fim buscar a validação dos desempenhos e uma aproximação aos determinantes dos mesmos. A análise do material empírico, mediante análise de conteúdo, usando a técnica de análise temática, construiu-se em processo, de modo que, ao final de cada etapa, o material analisado foi apresentado às enfermeiras para apreciação. Em relação à gestão, os resultados mostraram a identificação e validação dos desempenhos para as ações de: supervisão, trabalho em equipe, controle social, organização do trabalho, coordenação e planejamento. Para o cuidado individual e para cuidado coletivo, foi possível identificar e validar os desempenhos para as ações em: consulta de enfermagem, visita domiciliar, avaliação com classificação de risco, monitoramento e avaliação de vacina/reação adversa à vacina, atendimento para grupos educativos com indivíduos vulneráveis, vigilância epidemiológica. Os desempenhos descritos e validados evidenciaram que as enfermeiras utilizam diferentes estratégias de cuidado e mobilizam um conjunto amplo de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) articulados de acordo com as finalidades das ações. Mostraram também que a gestão do trabalho é centralizada nas enfermeiras. A falta de formação em algumas áreas, a dinâmica do trabalho em equipe desenvolvida na ESF, as definições de trabalho realizadas pela secretaria municipal de saúde, a cultura dos usuários e a infraestrutura foram citadas e/ou discutidas como possíveis determinantes dos desempenhos das enfermeiras captados Concluímos que o trabalho da enfermeira na ESF tem potência para contribuir na reorganização da assistência a partir da atenção básica. The nurse\'s work requires the understanding of nursing as a social practice conducted in view of health needs at a given time and space. At the current moment of reorienting the care model, the Family Health Strategy consists of a field for the nurse, so that the identification of the performance conducted by that professional for the development of actions, with an approach to its determinants, makes it possible to understand how the work is occurring in everyday life as well as the potentialities and difficulties of its transformation. Following the theoretical of the work process in health and dialogical competence, this study aimed to analyze and validate the performance present in the actions of nurses in Primary Care focused on the Family Health Strategy, in relation to individual care, collective care, organization and management of care. The methodology was built upon the understanding of validation as the process of confirming the observed performance of nurses who work in the specific space of the Primary Care Network in the city of Ribeirao Preto, state of Sao Paulo, Brazil. Subjects were nurses from the Family Health Strategy and Primary Care Network who assumed the role of judges in this validation process. For the development of research, it was used the technique of participant observation to identify and analyze the performance showed in the actions of nurses in daily situations. Subsequently, semi-structured interviews and workshops were carried out to seek the validation of performance and an approach to examine the determinants of performance. The empirical data analysis through content analysis, using the technique of thematic analysis, was constructed in process, and at the end of each stage, the analyzed material was submitted for the appreciation of nurses. Regarding management, results showed the identification and validation of performance for actions of supervision, teamwork, social control, work organization, coordination, and planning. Related to the individual and collective care, it was possible to identify and validate the performance for actions of nursing visits, home visits, evaluation with risk classification, monitoring, and evaluation of vaccine/adverse reaction to the vaccine, attendance for educational groups with vulnerable individuals, and epidemiological surveillance. The described and validated performances evidenced that nurses use different care strategies and mobilize a broad set of attributes (knowledge, skills and attitudes) articulated in accordance with the purposes of action. They also showed that work management is centralized in nurses. Lack of training in some areas, dynamics of teamwork developed in the Family Health Strategy, definitions of work by the Municipal Health Secretariat, culture of the users, and infrastructure have been cited and/or discussed as possible determinants of the performance of nurses. It was concluded that the nurse\'s work in the Family Health Strategy has the potential to contribute to the reorganization of care from primary care. https://doi.org/10.11606/T.22.2011.tde-30112011-083404info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:27:58Zoai:teses.usp.br:tde-30112011-083404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:33:20.913354Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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