O professor curioso: Indícios de atitudes investigativas na formação de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11112010-111654/ |
Resumo: | Este trabalho abordou a pesquisa do professor sobre temas ligados à sua prática docente, aliada a processos de formação continuada. O objetivo foi analisar o processo inicial de questionamento do professor em formação e a ocorrência das primeiras sistematizações dos objetos de sua prática. Para desenvolver esta proposta foram empregados referencias teóricos sobre a formação de professores incluindo aqueles que configuram investigação de professores como um princípio norteador da formação. A curiosidade é outro referencial e foi primeiramente analisada segundo seus diversos sentidos e segundo várias perspectivas e, em seguida, estabeleceu-se uma ligação da curiosidade com a ideia da investigação do professor e seu processo de conhecimento. Nosso interesse foi saber como uma curiosidade inicial ou espontânea do professor em formação pode se tornar sistemática e rigorosa, ou seja, curiosidade epistemológica. O professor é considerado como alguém que produz conhecimento e pode desenvolver uma investigação sistemática sobre sua prática docente. Este trabalho é resultado de estudo de caso desenvolvido em uma disciplina de Fundamentos Metodológicos de Ciências e Matemática de curso de Mestrado Profissional em Ciências e Matemática. Por meio de uma metodologia interpretativa, no qual a pesquisadora realizou uma observação participativa, foram analisadas as atividades desenvolvidas na disciplina por dez professores de Matemática, além de entrevistas semiestruturadas. As análises dos dados produziram a caracterização do desenvolvimento da reflexão dos mestrandos e da manifestação de atitudes investigativas sobre questões da própria prática. Os resultados indicam que a proposta da disciplina auxiliou na participação dos mestrandos em falar e escrever sobre a própria prática docente. Os depoimentos dos mestrandos evidenciaram que eles procuram problematizar suas próprias experiências docentes, mas ao mesmo tempo, têm dificuldades com os estudos sobre Educação e Educação Matemática. Foi possível observar nexos e elementos que indicam que os mestrandos estiveram, num movimento direcionado para ultrapassar uma curiosidade inicial. Novas ideias e questionamentos sobre a prática docente surgiram segundo as experiências efetivas dos mestrandos como professores. |
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A curiosidade é outro referencial e foi primeiramente analisada segundo seus diversos sentidos e segundo várias perspectivas e, em seguida, estabeleceu-se uma ligação da curiosidade com a ideia da investigação do professor e seu processo de conhecimento. Nosso interesse foi saber como uma curiosidade inicial ou espontânea do professor em formação pode se tornar sistemática e rigorosa, ou seja, curiosidade epistemológica. O professor é considerado como alguém que produz conhecimento e pode desenvolver uma investigação sistemática sobre sua prática docente. Este trabalho é resultado de estudo de caso desenvolvido em uma disciplina de Fundamentos Metodológicos de Ciências e Matemática de curso de Mestrado Profissional em Ciências e Matemática. Por meio de uma metodologia interpretativa, no qual a pesquisadora realizou uma observação participativa, foram analisadas as atividades desenvolvidas na disciplina por dez professores de Matemática, além de entrevistas semiestruturadas. As análises dos dados produziram a caracterização do desenvolvimento da reflexão dos mestrandos e da manifestação de atitudes investigativas sobre questões da própria prática. Os resultados indicam que a proposta da disciplina auxiliou na participação dos mestrandos em falar e escrever sobre a própria prática docente. Os depoimentos dos mestrandos evidenciaram que eles procuram problematizar suas próprias experiências docentes, mas ao mesmo tempo, têm dificuldades com os estudos sobre Educação e Educação Matemática. Foi possível observar nexos e elementos que indicam que os mestrandos estiveram, num movimento direcionado para ultrapassar uma curiosidade inicial. Novas ideias e questionamentos sobre a prática docente surgiram segundo as experiências efetivas dos mestrandos como professores.This thesis addressed the professors research about topics related to their teaching practices combined with the processes of continued education. The goal was to analyze the initial process of questioning the professor in training and to arrange methodically their first subjects of practice. To develop this proposal, theoretical references were used about the teachers in training, including those that take into account the teachers research as a guiding principle of training. Curiosity was also another referential and was primarily analyzed according to its various senses and various perspectives. Moreover, a link was established between curiosity itself and the teachers research idea and knowledge process. Our interest was to find out how the teachers initial curiosity or spontaneity during training can become systematic or rigorous, in other words, epistemological curiosity. The professor is considered as someone who produces knowledge and can develop a systematic investigation about their practices. This thesis is a result of a case study developed in the course Methodological Foundations of Science and Mathematics of Professional Masters of Science and Mathematics degree. Through an interpretive methodology, in which the researcher carried out a participative observation, ten Mathematics professors analyzed developed activities from the course and semi-structured interviews. The data analysis characterized the graduate students reflexion of development and revealed investigative attitudes about their own practices. The results indicate that the course proposal helped in the participation of graduate students to share about their own teaching practices. Their statements showed that they put in doubt their own instructing experiences but at the same time have complications with the studies about Education and Mathematics Education. It was possible to notice connections and elements that indicate that the graduate students were part of a direct movement to overcome the initial curiosity. New ideas and discussions came up according to effective experiences of the graduate students as teachersBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Vinicio de MacedoTedeschi, Wania2010-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11112010-111654/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-11112010-111654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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