Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-14052019-123825 |
Resumo: | Apresentam-se nesta dissertação os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar a partir de qual conteúdo os livros didáticos mais vendidos pelo PNLD 2014 apresentam o primeiro conteúdo explícito da álgebra escolar no Ensino Fundamental II, e de verificar se situações anteriores a ele estão, implicitamente, relacionadas a esse campo da matemática. Verificou-se que as coleções analisadas iniciam a álgebra com o foco em equações, diferentemente do recomendado pela literatura, que afirma que o caminho mais adequado seja iniciá-la abordando situações que exploram a ideia de variável, por meio de observação de regularidades e generalização, pois essas favorecem o desenvolvimento do pensamento algébrico. Além disso, observou-se que as coleções abordam as equações no 7o ano do Ensino Fundamental II, em descompasso com o que orientam os PCN, que indicam que ele deve ser abordado a partir do 8o ano. |
id |
USP_37bed08056aa0d1c01a00ec2785f67ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14052019-123825 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014 Presentation of Algebra by textbooks approved on the 2014s PNLD (National Textbook Program) 2017-02-03Oscar Joao AbdounurAbigail Fregni LinsAdriana Cesar de Mattos MarafonCarla Naíra MilhossiUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Algebra Álgebra Algebraic thoughts Livro didático Pensamento algébrico PNLD PNLD Textbooks Apresentam-se nesta dissertação os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar a partir de qual conteúdo os livros didáticos mais vendidos pelo PNLD 2014 apresentam o primeiro conteúdo explícito da álgebra escolar no Ensino Fundamental II, e de verificar se situações anteriores a ele estão, implicitamente, relacionadas a esse campo da matemática. Verificou-se que as coleções analisadas iniciam a álgebra com o foco em equações, diferentemente do recomendado pela literatura, que afirma que o caminho mais adequado seja iniciá-la abordando situações que exploram a ideia de variável, por meio de observação de regularidades e generalização, pois essas favorecem o desenvolvimento do pensamento algébrico. Além disso, observou-se que as coleções abordam as equações no 7o ano do Ensino Fundamental II, em descompasso com o que orientam os PCN, que indicam que ele deve ser abordado a partir do 8o ano. This work presents the results of the research developed in order of investigate from which content the most sold textbooks by the 2014s PNLD presents the first explicit content of School Algebra in the Elementary School II, checking if the previous mathematic situations are, implicitly, related to this specific ground of Math. It was noted that the investigated book collections start with an Algebra focused on equations, differently of what is recommended by the literature, which states the most convenient way is by questions that explore the variable idea, with the observation of regularities and generalizations, because of their support to the development of the algebraic thoughts. Besides that, it was noted the collections approach the equations on the Elementary School II\'s 7th grade, disagreeing with the PCN orientations, that points that it must be approached from the 8th grade. https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-14052019-123825info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:56:27Zoai:teses.usp.br:tde-14052019-123825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:38:54.807483Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Presentation of Algebra by textbooks approved on the 2014s PNLD (National Textbook Program) |
title |
Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014 |
spellingShingle |
Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014 Carla Naíra Milhossi |
title_short |
Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014 |
title_full |
Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014 |
title_fullStr |
Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014 |
title_full_unstemmed |
Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014 |
title_sort |
Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014 |
author |
Carla Naíra Milhossi |
author_facet |
Carla Naíra Milhossi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oscar Joao Abdounur |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Abigail Fregni Lins |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Adriana Cesar de Mattos Marafon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carla Naíra Milhossi |
contributor_str_mv |
Oscar Joao Abdounur Abigail Fregni Lins Adriana Cesar de Mattos Marafon |
description |
Apresentam-se nesta dissertação os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar a partir de qual conteúdo os livros didáticos mais vendidos pelo PNLD 2014 apresentam o primeiro conteúdo explícito da álgebra escolar no Ensino Fundamental II, e de verificar se situações anteriores a ele estão, implicitamente, relacionadas a esse campo da matemática. Verificou-se que as coleções analisadas iniciam a álgebra com o foco em equações, diferentemente do recomendado pela literatura, que afirma que o caminho mais adequado seja iniciá-la abordando situações que exploram a ideia de variável, por meio de observação de regularidades e generalização, pois essas favorecem o desenvolvimento do pensamento algébrico. Além disso, observou-se que as coleções abordam as equações no 7o ano do Ensino Fundamental II, em descompasso com o que orientam os PCN, que indicam que ele deve ser abordado a partir do 8o ano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-14052019-123825 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-14052019-123825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502730255958016 |