Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milhossi, Carla Naíra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14052019-123825/
Resumo: Apresentam-se nesta dissertação os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar a partir de qual conteúdo os livros didáticos mais vendidos pelo PNLD 2014 apresentam o primeiro conteúdo explícito da álgebra escolar no Ensino Fundamental II, e de verificar se situações anteriores a ele estão, implicitamente, relacionadas a esse campo da matemática. Verificou-se que as coleções analisadas iniciam a álgebra com o foco em equações, diferentemente do recomendado pela literatura, que afirma que o caminho mais adequado seja iniciá-la abordando situações que exploram a ideia de variável, por meio de observação de regularidades e generalização, pois essas favorecem o desenvolvimento do pensamento algébrico. Além disso, observou-se que as coleções abordam as equações no 7o ano do Ensino Fundamental II, em descompasso com o que orientam os PCN, que indicam que ele deve ser abordado a partir do 8o ano.
id USP_37bed08056aa0d1c01a00ec2785f67ca
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14052019-123825
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014Presentation of Algebra by textbooks approved on the 2014s PNLD (National Textbook Program)AlgebraÁlgebraAlgebraic thoughtsLivro didáticoPensamento algébricoPNLDPNLDTextbooksApresentam-se nesta dissertação os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar a partir de qual conteúdo os livros didáticos mais vendidos pelo PNLD 2014 apresentam o primeiro conteúdo explícito da álgebra escolar no Ensino Fundamental II, e de verificar se situações anteriores a ele estão, implicitamente, relacionadas a esse campo da matemática. Verificou-se que as coleções analisadas iniciam a álgebra com o foco em equações, diferentemente do recomendado pela literatura, que afirma que o caminho mais adequado seja iniciá-la abordando situações que exploram a ideia de variável, por meio de observação de regularidades e generalização, pois essas favorecem o desenvolvimento do pensamento algébrico. Além disso, observou-se que as coleções abordam as equações no 7o ano do Ensino Fundamental II, em descompasso com o que orientam os PCN, que indicam que ele deve ser abordado a partir do 8o ano.This work presents the results of the research developed in order of investigate from which content the most sold textbooks by the 2014s PNLD presents the first explicit content of School Algebra in the Elementary School II, checking if the previous mathematic situations are, implicitly, related to this specific ground of Math. It was noted that the investigated book collections start with an Algebra focused on equations, differently of what is recommended by the literature, which states the most convenient way is by questions that explore the variable idea, with the observation of regularities and generalizations, because of their support to the development of the algebraic thoughts. Besides that, it was noted the collections approach the equations on the Elementary School II\'s 7th grade, disagreeing with the PCN orientations, that points that it must be approached from the 8th grade.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbdounur, Oscar JoaoMilhossi, Carla Naíra2017-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14052019-123825/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:58:49Zoai:teses.usp.br:tde-14052019-123825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:58:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
Presentation of Algebra by textbooks approved on the 2014s PNLD (National Textbook Program)
title Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
spellingShingle Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
Milhossi, Carla Naíra
Algebra
Álgebra
Algebraic thoughts
Livro didático
Pensamento algébrico
PNLD
PNLD
Textbooks
title_short Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
title_full Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
title_fullStr Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
title_full_unstemmed Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
title_sort Apresentação da álgebra por livros didáticos aprovados no PNLD 2014
author Milhossi, Carla Naíra
author_facet Milhossi, Carla Naíra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdounur, Oscar Joao
dc.contributor.author.fl_str_mv Milhossi, Carla Naíra
dc.subject.por.fl_str_mv Algebra
Álgebra
Algebraic thoughts
Livro didático
Pensamento algébrico
PNLD
PNLD
Textbooks
topic Algebra
Álgebra
Algebraic thoughts
Livro didático
Pensamento algébrico
PNLD
PNLD
Textbooks
description Apresentam-se nesta dissertação os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar a partir de qual conteúdo os livros didáticos mais vendidos pelo PNLD 2014 apresentam o primeiro conteúdo explícito da álgebra escolar no Ensino Fundamental II, e de verificar se situações anteriores a ele estão, implicitamente, relacionadas a esse campo da matemática. Verificou-se que as coleções analisadas iniciam a álgebra com o foco em equações, diferentemente do recomendado pela literatura, que afirma que o caminho mais adequado seja iniciá-la abordando situações que exploram a ideia de variável, por meio de observação de regularidades e generalização, pois essas favorecem o desenvolvimento do pensamento algébrico. Além disso, observou-se que as coleções abordam as equações no 7o ano do Ensino Fundamental II, em descompasso com o que orientam os PCN, que indicam que ele deve ser abordado a partir do 8o ano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14052019-123825/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14052019-123825/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090709546860544