Cada vez mais educação política no Brasil: um estudo sobre o marketing e os consultores de campanhas eleitorais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05042016-134611/ |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e examinar alguns aspectos da educação política no Brasil, mais especificamente as estratégias de uso de elementos da cultura empregadas pelos consultores de marketing político no seio das campanhas eleitorais. Neste estudo, defendeu-se duas teses: a) o marketing como uma matriz de educação política e b) os consultores como intérpretes da cultura. Observou-se, portanto, que esses agentes da política, da educação e da cultura agem como administradores de uma informação acumulada, por meio de uma ação pedagógica e socializadora difusa da população. Identificou-se os interesses diversificados de agentes na adesão a um espaço social específico, descreveu-se a institucionalização do marketing político no interior do campo científico e interpelou-se a categoria nativa intérpretes na produção de crenças e entendimentos sobre a política. Com o objetivo de aprofundar a compreensão das duas teses, discutiu-se a memória e a fofoca como conteúdos e didáticas das campanhas eleitorais. Para cumprir o empreendimento intelectual proposto, foi realizada uma etnografia multissituada, de caráter exploratório, inovador e inédito na área de educação, analisando um conjunto de dados multilocalizados e oriundos de propagandas eleitorais; de contextos de produção de uma campanha específica, realizada na Amazônia brasileira; de livros produzidos por consultores; de entrevistas realizadas com eles e de outras referências encontradas no trabalho de campo e vividas pelo autor da pesquisa. Com a intenção de que o presente estudo venha contribuir para um entendimento mais amplo e eficiente a respeito da construção social da realidade nos dias atuais, propôs-se investigar as formas de sintetizar a cultura no que se refere à produção de possíveis tentativas de educação dos modos de concepção, classificação, julgamento e imaginação da população no âmbito político. Por fim, buscou-se contribuir para a ampliação do escopo investigativo da sociologia da educação no que tange aos processos educacionais difusos e de massa, e que influem substancialmente no futuro do país, que não estão restritos à escola, mas que podem chegar à ela. |
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Cada vez mais educação política no Brasil: um estudo sobre o marketing e os consultores de campanhas eleitoraisMore and more political education in Brazil: a case study on electoral campaign marketing and consultantsComunicação políticaCultural interpretersEducação políticaFofocaGossipIntérpretes da culturaMarketing políticoMemóriaMemoryPolitical communicationPolitical educationPolitical marketingSociologia da educaçãoSociology of educationEsta pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e examinar alguns aspectos da educação política no Brasil, mais especificamente as estratégias de uso de elementos da cultura empregadas pelos consultores de marketing político no seio das campanhas eleitorais. Neste estudo, defendeu-se duas teses: a) o marketing como uma matriz de educação política e b) os consultores como intérpretes da cultura. Observou-se, portanto, que esses agentes da política, da educação e da cultura agem como administradores de uma informação acumulada, por meio de uma ação pedagógica e socializadora difusa da população. Identificou-se os interesses diversificados de agentes na adesão a um espaço social específico, descreveu-se a institucionalização do marketing político no interior do campo científico e interpelou-se a categoria nativa intérpretes na produção de crenças e entendimentos sobre a política. Com o objetivo de aprofundar a compreensão das duas teses, discutiu-se a memória e a fofoca como conteúdos e didáticas das campanhas eleitorais. Para cumprir o empreendimento intelectual proposto, foi realizada uma etnografia multissituada, de caráter exploratório, inovador e inédito na área de educação, analisando um conjunto de dados multilocalizados e oriundos de propagandas eleitorais; de contextos de produção de uma campanha específica, realizada na Amazônia brasileira; de livros produzidos por consultores; de entrevistas realizadas com eles e de outras referências encontradas no trabalho de campo e vividas pelo autor da pesquisa. Com a intenção de que o presente estudo venha contribuir para um entendimento mais amplo e eficiente a respeito da construção social da realidade nos dias atuais, propôs-se investigar as formas de sintetizar a cultura no que se refere à produção de possíveis tentativas de educação dos modos de concepção, classificação, julgamento e imaginação da população no âmbito político. Por fim, buscou-se contribuir para a ampliação do escopo investigativo da sociologia da educação no que tange aos processos educacionais difusos e de massa, e que influem substancialmente no futuro do país, que não estão restritos à escola, mas que podem chegar à ela.This research aimed at identifying, describing and examining some aspects of political education in Brazil, more precisely the use of cultural elements by political marketing consultants in electoral campaigns. Two theses were defended by this study: a) Marketing as a source for political education and b) consultants as the interpreters of culture. It was observed, therefore, that these agents of politics, education and culture operate as managers of accumulated information, by means of pedagogic action and socializing practices of the population. Diversified interests of these agents were identified in support of a particular social area, the institutionalization of political marketing within the scientific field was also depicted, and the native status of interpreters in the creation of political views and beliefs was questioned. With the objective of deepening the understanding of the two theses, collective memory and rumors were discussed as content of and educational approaches to electoral campaigns. In order to accomplish the proposed intellectual enterprise, a multi-sited ethnographic study that was exploratory and innovative in character and unprecedented in the educational field, was created by analyzing a set of multi-locational data derived from electoral campaigns; in fact as a result of a particular campaign, which took place in the Brazilian Amazon; from books written by those consultants; interviews and other references that were found during fieldwork and experienced by the author of the research. With the purpose to provide a broader and more efficient understanding concerning the construction of our current social reality, the present case study aimed at exploring ways to synthesize culture regarding the production of possible attempts to educate the population in of methods of conception, classification, judgment and imagination in the realm of politics. Lastly, the intention was to widen the investigative scope of sociology of education related to widespread and mass educational procedures, which have a substantial influence on the future of the country, and which arent limited to the school system, but that can reach it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSetton, Maria da Graca JacinthoGomes, Elias Evangelista2015-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05042016-134611/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-05042016-134611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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