Contribuições da abordagem gestáltica para a orientação profissional e de carreira na estratégia clínica: um estudo de caso em orientação com adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-08092023-161531/ |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo explorar o manejo clínico na abordagem gestáltica em um caso de orientação profissional e de carreira com adulto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e clínica. A metodologia utilizada foi o estudo de caso clínico. A pesquisa teve como participante uma mulher adulta de 39 anos, com ensino superior, a qual buscou voluntariamente o Serviço de Orientação Profissional (SOP) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O enquadre estabelecido para o processo foi de uma sessão semanal, com duração de cinquenta minutos à uma hora, tendo ao todo doze sessões. O objetivo dos atendimentos era a realização de um projeto profissional e uma plano de ação para realização do projeto da participante. Como trata-se de uma pesquisa qualitativa, para maior aprofundamento e discussão, com objetivo de exploração teórica na prática clínica, foi realizado apenas um estudo de caso. Como técnica principal para coleta de dados e exploração, foi utilizado a entrevista clínica. Para diagnóstico clínico, utilizou-se princípios diagnósticos fundamentados em Bleger, do modelo de estratégia clínica de Bohoslavsky. Os princípios são: ver, pensar e agir. Esses princípios referem-se à observação, o raciocínio clínico e a intervenção nas sessões. Para raciocínio clínico, utilizou-se da ferramenta de diagnóstico da abordagem gestáltica: o ciclo do contato. A cada sessão, foi registrado um relato de observação do pesquisador-clínico. Os relatos foram analisados segundo a compreensão diagnóstica do ciclo do contato, seus bloqueios e com conceitos que auxiliam a compreensão do caso dentro da abordagem. As etapas do ciclo do contato são: fluidez, sensação, awareness, mobilização de energia, ação, interação, contato final, satisfação e retirada. Seus bloqueios são: fixação, dessensibilização, deflexão, introjeção, projeção, proflexão, retroflexão, egotismo e confluência. Como resultados da pesquisa, foi percebido a dificuldade da elaboração do projeto por deflexão pelas condições cotidianas de trabalho; introjeções no campo das relações sociais e informação profissional; projeções como impedimento para construção do projeto; proflexão como necessidade de segurança para realização do projeto; retroflexão como impedimento para a criação do projeto; a confluência como dificuldade de realização do projeto e o egotismo como defesa necessária. Cada um dos bloqueios foi trabalhado para a realização do projeto e plano de ação. Conclui-se a necessidade de mais pesquisas da abordagem no campo da orientação profissional e de carreira, a possibilidade de uma sistematização teórica e modelo de orientação profissional e de carreira na abordagem gestáltica e a possibilidade do uso do ciclo do contato como ferramenta diagnóstica no modelo da estratégia clínica. |
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Contribuições da abordagem gestáltica para a orientação profissional e de carreira na estratégia clínica: um estudo de caso em orientação com adultosContributions of gestalt approach on clinical strategy career counseling model: a case study in counseling with adultsAbordagem gestálticaAconselhamento de carreiraCareerCareer counselingCarreiraGestalt approachGestalt-terapiaGestalt-therapyOrientação vocacionalVocational counselingA presente dissertação teve como objetivo explorar o manejo clínico na abordagem gestáltica em um caso de orientação profissional e de carreira com adulto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e clínica. A metodologia utilizada foi o estudo de caso clínico. A pesquisa teve como participante uma mulher adulta de 39 anos, com ensino superior, a qual buscou voluntariamente o Serviço de Orientação Profissional (SOP) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O enquadre estabelecido para o processo foi de uma sessão semanal, com duração de cinquenta minutos à uma hora, tendo ao todo doze sessões. O objetivo dos atendimentos era a realização de um projeto profissional e uma plano de ação para realização do projeto da participante. Como trata-se de uma pesquisa qualitativa, para maior aprofundamento e discussão, com objetivo de exploração teórica na prática clínica, foi realizado apenas um estudo de caso. Como técnica principal para coleta de dados e exploração, foi utilizado a entrevista clínica. Para diagnóstico clínico, utilizou-se princípios diagnósticos fundamentados em Bleger, do modelo de estratégia clínica de Bohoslavsky. Os princípios são: ver, pensar e agir. Esses princípios referem-se à observação, o raciocínio clínico e a intervenção nas sessões. Para raciocínio clínico, utilizou-se da ferramenta de diagnóstico da abordagem gestáltica: o ciclo do contato. A cada sessão, foi registrado um relato de observação do pesquisador-clínico. Os relatos foram analisados segundo a compreensão diagnóstica do ciclo do contato, seus bloqueios e com conceitos que auxiliam a compreensão do caso dentro da abordagem. As etapas do ciclo do contato são: fluidez, sensação, awareness, mobilização de energia, ação, interação, contato final, satisfação e retirada. Seus bloqueios são: fixação, dessensibilização, deflexão, introjeção, projeção, proflexão, retroflexão, egotismo e confluência. Como resultados da pesquisa, foi percebido a dificuldade da elaboração do projeto por deflexão pelas condições cotidianas de trabalho; introjeções no campo das relações sociais e informação profissional; projeções como impedimento para construção do projeto; proflexão como necessidade de segurança para realização do projeto; retroflexão como impedimento para a criação do projeto; a confluência como dificuldade de realização do projeto e o egotismo como defesa necessária. Cada um dos bloqueios foi trabalhado para a realização do projeto e plano de ação. Conclui-se a necessidade de mais pesquisas da abordagem no campo da orientação profissional e de carreira, a possibilidade de uma sistematização teórica e modelo de orientação profissional e de carreira na abordagem gestáltica e a possibilidade do uso do ciclo do contato como ferramenta diagnóstica no modelo da estratégia clínica.This dissertation aimed to explore the clinical management in the gestalt approach in a case of career counseling with adults. This is a qualitative, exploratory and clinical research. The methodology used was the clinical case study. The research had as participant a 39-year-old woman with higher education, who voluntarily sought the Career Counseling Service (SOP) of the Institute of Psychology of the University of São Paulo. The framework established for the process was a weekly session, lasting from fifty minutes to one hour, with a total of twelve sessions. The objective of the appointments was the realization of a career project and an action plan to carry out the participant\'s project. As this is a qualitative research, for further deepening and discussion with the objective of theoretical study in clinical practice, only one case study was conducted. Clinical interviews were used as the main technique for data collection and analysis. Diagnostic principles based on Bleger, from the Bohoslavsky clinical strategy model, were used for clinical diagnosis. The principles are: see, think and act. These principles refer to observation, clinical reasoning and intervention in the sessions. For clinical reasoning, we used the diagnostic tool of the gestalt approach: the contact cycle. At each session, the clinical researcher recorded an observation report. The reports were analyzed according to the diagnostic understanding of the contact cycle. The analysis of the case was made following the stages of the contact cycle, its blocks and with concepts that help the understanding of the case within the approach. The stages of the contact cycle are: fluidity, sensation, awareness, energy mobilization, action, interaction, final contact, satisfaction and withdrawal. Its blockages are: fixation, desensitization, deflection, introjection, projection, proflexion, retroflexion, egotism and confluence. As results of the research, it was perceived the difficulty of the elaboration of the project by deflection by the daily working conditions; introjections in the field of social relations and information about world of work ; projections as an impediment to the construction of the project; proflexion as a security necessity for the accomplishment of the project; retroflexion as an impediment to the creation of the project; the confluence as a difficulty in carrying out the project; egotism as a necessary defense. Each of the blocks was worked on for the accomplishment of the project and action plan. It is concluded that there is a need for further research of the approach in the field of career counseling, the possibility of a theoretical systematization and model of career counseling in the gestalt approach and the possibility of using the contact cycle as a diagnostic tool in the clinical strategy model.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLehman, Yvette PihaSilva, Fernando Garcia2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-08092023-161531/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-15T20:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-08092023-161531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-15T20:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A presente dissertação teve como objetivo explorar o manejo clínico na abordagem gestáltica em um caso de orientação profissional e de carreira com adulto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e clínica. A metodologia utilizada foi o estudo de caso clínico. A pesquisa teve como participante uma mulher adulta de 39 anos, com ensino superior, a qual buscou voluntariamente o Serviço de Orientação Profissional (SOP) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O enquadre estabelecido para o processo foi de uma sessão semanal, com duração de cinquenta minutos à uma hora, tendo ao todo doze sessões. O objetivo dos atendimentos era a realização de um projeto profissional e uma plano de ação para realização do projeto da participante. Como trata-se de uma pesquisa qualitativa, para maior aprofundamento e discussão, com objetivo de exploração teórica na prática clínica, foi realizado apenas um estudo de caso. Como técnica principal para coleta de dados e exploração, foi utilizado a entrevista clínica. Para diagnóstico clínico, utilizou-se princípios diagnósticos fundamentados em Bleger, do modelo de estratégia clínica de Bohoslavsky. Os princípios são: ver, pensar e agir. Esses princípios referem-se à observação, o raciocínio clínico e a intervenção nas sessões. Para raciocínio clínico, utilizou-se da ferramenta de diagnóstico da abordagem gestáltica: o ciclo do contato. A cada sessão, foi registrado um relato de observação do pesquisador-clínico. Os relatos foram analisados segundo a compreensão diagnóstica do ciclo do contato, seus bloqueios e com conceitos que auxiliam a compreensão do caso dentro da abordagem. As etapas do ciclo do contato são: fluidez, sensação, awareness, mobilização de energia, ação, interação, contato final, satisfação e retirada. Seus bloqueios são: fixação, dessensibilização, deflexão, introjeção, projeção, proflexão, retroflexão, egotismo e confluência. Como resultados da pesquisa, foi percebido a dificuldade da elaboração do projeto por deflexão pelas condições cotidianas de trabalho; introjeções no campo das relações sociais e informação profissional; projeções como impedimento para construção do projeto; proflexão como necessidade de segurança para realização do projeto; retroflexão como impedimento para a criação do projeto; a confluência como dificuldade de realização do projeto e o egotismo como defesa necessária. Cada um dos bloqueios foi trabalhado para a realização do projeto e plano de ação. Conclui-se a necessidade de mais pesquisas da abordagem no campo da orientação profissional e de carreira, a possibilidade de uma sistematização teórica e modelo de orientação profissional e de carreira na abordagem gestáltica e a possibilidade do uso do ciclo do contato como ferramenta diagnóstica no modelo da estratégia clínica. |
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