Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Marcos Paulo Batista de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-23022021-142141/
Resumo: As ciências morfológicas são de fundamental importância, por exemplo, na formação de biólogos e de médicos veterinários. Sabendo dos avanços em tecnologia, desenvolver métodos como fonte de ensino complementar torna-se um pilar a mais para a construção dos saberes, permitindo que estudantes tenham maior acesso aos conteúdos, e se integrem aos recentes avanços educacionais. Este projeto em andamento tem como objetivo desenvolver material didático instrucional sobre a anatomia do desenvolvimento com foco no sistema cardiovascular de aves (Gallus gallus domesticus) a ser incorporado em uma plataforma de ensino em ambiente virtual. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado a prática complementar de ensino-aprendizagem, está atrelado à inovação tecnológica, as quais podem se revelar vantajosas, principalmente em tempos de pandemia como vivenciado nos dias atuais. Como resultado deste trabalho, apresentam-se nove aulas que constituem o módulo I de aprendizagem, e que estão hospedadas em uma plataforma digital, sustentando o propósito educacional e oferecendo aos discentes ferramentas úteis destinadas a construção dos saberes dinâmicos da embriologia veterinária. Foram produzidas também imagens relativas ao desenvolvimento macroscópico de aves domésticas em alto relevo em aspecto 3D, mediante a utilização de Photoshop. Estas estão disponibilizadas em formato de atlas em arquivo PDF. Concluímos que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no ensino da embriologia animal, que compõem a grade curricular dos cursos de graduação das áreas de agrárias e/ou biológicas.
id USP_38a98e3681325952a85f01e31ac1522e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23022021-142141
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativaDigital Platform: complementary teaching-learning method of comparative embryologyAprendizagem híbridaBlended learningComparative embryologyEducational technologyEmbriologia comparativaEnsino-aprendizagemMorfologiaMorphologyTeaching-learningTecnologia educacionalAs ciências morfológicas são de fundamental importância, por exemplo, na formação de biólogos e de médicos veterinários. Sabendo dos avanços em tecnologia, desenvolver métodos como fonte de ensino complementar torna-se um pilar a mais para a construção dos saberes, permitindo que estudantes tenham maior acesso aos conteúdos, e se integrem aos recentes avanços educacionais. Este projeto em andamento tem como objetivo desenvolver material didático instrucional sobre a anatomia do desenvolvimento com foco no sistema cardiovascular de aves (Gallus gallus domesticus) a ser incorporado em uma plataforma de ensino em ambiente virtual. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado a prática complementar de ensino-aprendizagem, está atrelado à inovação tecnológica, as quais podem se revelar vantajosas, principalmente em tempos de pandemia como vivenciado nos dias atuais. Como resultado deste trabalho, apresentam-se nove aulas que constituem o módulo I de aprendizagem, e que estão hospedadas em uma plataforma digital, sustentando o propósito educacional e oferecendo aos discentes ferramentas úteis destinadas a construção dos saberes dinâmicos da embriologia veterinária. Foram produzidas também imagens relativas ao desenvolvimento macroscópico de aves domésticas em alto relevo em aspecto 3D, mediante a utilização de Photoshop. Estas estão disponibilizadas em formato de atlas em arquivo PDF. Concluímos que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no ensino da embriologia animal, que compõem a grade curricular dos cursos de graduação das áreas de agrárias e/ou biológicas.Morphological sciences presents fundamental importance, for example, in terms of training biologists and veterinarians. Knowing the advances in technology, the development of methods as a source of complementary education becomes an additional pillar for the construction of knowledge, allowing students to have greater access to content and integrate them with recent educational advances. This ongoing project aims to develop instructional teaching material about the developmental anatomy, with a focus on the cardiovascular system of Gallus gallus domesticus to be incorporated into a teaching platform in a virtual environment. Among many ethical and economic reasons, one of the main factors that have determined the complementary teaching-learning practice is linked to technological innovation, which can prove to be advantageous especially in times of pandemic as experienced today. As a partial result of this work the nine classes that constitute module I of learning is presented. These classes are hosted in digital Platform, supporting the educational purpose and offering students useful tools for the construction of the dynamic knowledge of veterinary embryology. Images related to the macroscopic development of domestic birds in high relief and with a 3D aspects were also produced using Photoshop. They are available in atlas format in PDF file. The present work creates a pedagogical aid that can mitigate the difficulties found in the teaching of animal embryology, which make up the curriculum of undergraduate courses in agrarian and/or biological areas.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiglino, Maria AngélicaAssunção, Marcos Paulo Batista de2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-23022021-142141/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-04T15:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-23022021-142141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-04T15:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
Digital Platform: complementary teaching-learning method of comparative embryology
title Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
spellingShingle Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
Assunção, Marcos Paulo Batista de
Aprendizagem híbrida
Blended learning
Comparative embryology
Educational technology
Embriologia comparativa
Ensino-aprendizagem
Morfologia
Morphology
Teaching-learning
Tecnologia educacional
title_short Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
title_full Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
title_fullStr Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
title_full_unstemmed Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
title_sort Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
author Assunção, Marcos Paulo Batista de
author_facet Assunção, Marcos Paulo Batista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miglino, Maria Angélica
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Marcos Paulo Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem híbrida
Blended learning
Comparative embryology
Educational technology
Embriologia comparativa
Ensino-aprendizagem
Morfologia
Morphology
Teaching-learning
Tecnologia educacional
topic Aprendizagem híbrida
Blended learning
Comparative embryology
Educational technology
Embriologia comparativa
Ensino-aprendizagem
Morfologia
Morphology
Teaching-learning
Tecnologia educacional
description As ciências morfológicas são de fundamental importância, por exemplo, na formação de biólogos e de médicos veterinários. Sabendo dos avanços em tecnologia, desenvolver métodos como fonte de ensino complementar torna-se um pilar a mais para a construção dos saberes, permitindo que estudantes tenham maior acesso aos conteúdos, e se integrem aos recentes avanços educacionais. Este projeto em andamento tem como objetivo desenvolver material didático instrucional sobre a anatomia do desenvolvimento com foco no sistema cardiovascular de aves (Gallus gallus domesticus) a ser incorporado em uma plataforma de ensino em ambiente virtual. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado a prática complementar de ensino-aprendizagem, está atrelado à inovação tecnológica, as quais podem se revelar vantajosas, principalmente em tempos de pandemia como vivenciado nos dias atuais. Como resultado deste trabalho, apresentam-se nove aulas que constituem o módulo I de aprendizagem, e que estão hospedadas em uma plataforma digital, sustentando o propósito educacional e oferecendo aos discentes ferramentas úteis destinadas a construção dos saberes dinâmicos da embriologia veterinária. Foram produzidas também imagens relativas ao desenvolvimento macroscópico de aves domésticas em alto relevo em aspecto 3D, mediante a utilização de Photoshop. Estas estão disponibilizadas em formato de atlas em arquivo PDF. Concluímos que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no ensino da embriologia animal, que compõem a grade curricular dos cursos de graduação das áreas de agrárias e/ou biológicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-23022021-142141/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-23022021-142141/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091006834933760