Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Romao da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082010-103617/
Resumo: O livro didático assume múltiplas funções e características. Constitui-se como uma referência de conteúdos para alunos e professores, guia orientador das atividades em sala de aula e como padrão de organização e sistematização do currículo. Porém, encontra-se sujeito às influências do contexto histórico e político em que se situa, estando impregnado dos valores e concepções desse contexto. Para compor a identidade do livro didático soma-se ainda a sua importância no mercado editorial. O livro didático é analisado, então, conforme as dimensões: suporte de conteúdos e métodos de ensino, veículo de valores, produto cultural e mercadoria. A partir desse cenário, será analisada a interação dessas várias dimensões na constituição do papel desempenhado pelo livro didático de Matemática para o Ensino Fundamental II, ao longo do período de 1971 a 2006, caracterizado pelo Ensino Fundamental com duração de oito anos. De modo a completar o estudo, foram analisados alguns livros didáticos de Matemática utilizados no período.
id USP_38bd2b504480e2bcf8c510a07cc17dcd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03082010-103617
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivasMathematics Textbook: historical place and perspectiveseducational policieslivro didáticolivro didático de Matemáticamathematics textbookpolíticas educacionaistextbookvaloresvaluesO livro didático assume múltiplas funções e características. Constitui-se como uma referência de conteúdos para alunos e professores, guia orientador das atividades em sala de aula e como padrão de organização e sistematização do currículo. Porém, encontra-se sujeito às influências do contexto histórico e político em que se situa, estando impregnado dos valores e concepções desse contexto. Para compor a identidade do livro didático soma-se ainda a sua importância no mercado editorial. O livro didático é analisado, então, conforme as dimensões: suporte de conteúdos e métodos de ensino, veículo de valores, produto cultural e mercadoria. A partir desse cenário, será analisada a interação dessas várias dimensões na constituição do papel desempenhado pelo livro didático de Matemática para o Ensino Fundamental II, ao longo do período de 1971 a 2006, caracterizado pelo Ensino Fundamental com duração de oito anos. De modo a completar o estudo, foram analisados alguns livros didáticos de Matemática utilizados no período.The textbook assumes multiple functions and features. It constitutes a reference content for students and teachers guide, guiding the activities in the classroom and as a standard of organization and systematization of the curriculum. However, is subject to the influences of historical and political context in which it is, being steeped in values and ideas that context. To make up the identity of the textbook, adds to their importance also in publishing. The textbook is analyzed, then, as the dimensions of support content and teaching methods, vehicle values, cultural products and merchandise. From this scenario, the possibility of interaction of various dimensions in the constitution the role of the textbook Mathematics for Elementary Education, over the period 1971 to 2006, characterized by the elementary school which lasts eight years. In order to complete the study, some mathematics textbooks used in the period has been analyzed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Vinicio de MacedoSilva, Daniel Romao da2010-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082010-103617/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:08Zoai:teses.usp.br:tde-03082010-103617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
Mathematics Textbook: historical place and perspectives
title Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
spellingShingle Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
Silva, Daniel Romao da
educational policies
livro didático
livro didático de Matemática
mathematics textbook
políticas educacionais
textbook
valores
values
title_short Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
title_full Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
title_fullStr Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
title_full_unstemmed Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
title_sort Livro didático de matemática: lugar histórico e perspectivas
author Silva, Daniel Romao da
author_facet Silva, Daniel Romao da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vinicio de Macedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Romao da
dc.subject.por.fl_str_mv educational policies
livro didático
livro didático de Matemática
mathematics textbook
políticas educacionais
textbook
valores
values
topic educational policies
livro didático
livro didático de Matemática
mathematics textbook
políticas educacionais
textbook
valores
values
description O livro didático assume múltiplas funções e características. Constitui-se como uma referência de conteúdos para alunos e professores, guia orientador das atividades em sala de aula e como padrão de organização e sistematização do currículo. Porém, encontra-se sujeito às influências do contexto histórico e político em que se situa, estando impregnado dos valores e concepções desse contexto. Para compor a identidade do livro didático soma-se ainda a sua importância no mercado editorial. O livro didático é analisado, então, conforme as dimensões: suporte de conteúdos e métodos de ensino, veículo de valores, produto cultural e mercadoria. A partir desse cenário, será analisada a interação dessas várias dimensões na constituição do papel desempenhado pelo livro didático de Matemática para o Ensino Fundamental II, ao longo do período de 1971 a 2006, caracterizado pelo Ensino Fundamental com duração de oito anos. De modo a completar o estudo, foram analisados alguns livros didáticos de Matemática utilizados no período.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082010-103617/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082010-103617/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256642164359168