Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozaki, Lander
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-101834/
Resumo: Este trabalho apresenta a importância da flexibilização nas montadoras atualmente em decorrência da competitividade do mercado e os novos conceitos que estão sendo incorporados nas novas fábricas automotivas como a produção modular e os condomínios industriais. A parte principal deste trabalho consiste no estudo de caso comparativo entre duas plantas da GM (São José dos Campos e Gravataí). Neste estudo foram analisados os problemas na área da montagem do cockpit na planta de São José dos Campos, onde são montados três modelos de veículos, e quais seriam estes problemas no caso da planta de Gravataí, onde é montado apenas um modelo de veículo em conceito modular. A análise final consiste em verificar as implicações em se flexibilizar uma planta de conceito modular e se há relação entre este conceito e o fato de se produzir apenas um modelo de veículo.
id USP_38c21a5c8c34e9a229b27fbf8a06eded
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19042024-101834
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.Untitled in englishCondomínios industriaisIndustrial condominiumsModular productionProdução modularEste trabalho apresenta a importância da flexibilização nas montadoras atualmente em decorrência da competitividade do mercado e os novos conceitos que estão sendo incorporados nas novas fábricas automotivas como a produção modular e os condomínios industriais. A parte principal deste trabalho consiste no estudo de caso comparativo entre duas plantas da GM (São José dos Campos e Gravataí). Neste estudo foram analisados os problemas na área da montagem do cockpit na planta de São José dos Campos, onde são montados três modelos de veículos, e quais seriam estes problemas no caso da planta de Gravataí, onde é montado apenas um modelo de veículo em conceito modular. A análise final consiste em verificar as implicações em se flexibilizar uma planta de conceito modular e se há relação entre este conceito e o fato de se produzir apenas um modelo de veículo.This study shows the importance of flexibility at carmakers industries due to market competitiveness and the new concepts, which is being incorporated in the new automotive Plants, like the Modular Production and the Industrial Condominiums. The main part of this study consists on the comparative case study between two GM\'s Plants (São José dos Campos and Gravataí). In this study, it was analyzed the problems at the cockpit assembly area in São José dos Campos Plant, were three vehicle models are assembled. Those problems were compared to Gravataí Plant, were just one vehicle model is assembled by using the Modular Production Concept. The result of this study consists in verifying the implications related to the flexibilization of the Plant with Modular Production Concept and the link of this Concept and production of just one vehicle model.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZilbovicius, MauroOzaki, Lander2002-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-101834/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-25T11:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-19042024-101834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-25T11:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.
Untitled in english
title Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.
spellingShingle Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.
Ozaki, Lander
Condomínios industriais
Industrial condominiums
Modular production
Produção modular
title_short Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.
title_full Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.
title_fullStr Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.
title_full_unstemmed Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.
title_sort Flexibilização em uma planta de conceito de produção modular: um estudo comparativo entre a GM de Gravataí e GM de São José dos Campos.
author Ozaki, Lander
author_facet Ozaki, Lander
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zilbovicius, Mauro
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozaki, Lander
dc.subject.por.fl_str_mv Condomínios industriais
Industrial condominiums
Modular production
Produção modular
topic Condomínios industriais
Industrial condominiums
Modular production
Produção modular
description Este trabalho apresenta a importância da flexibilização nas montadoras atualmente em decorrência da competitividade do mercado e os novos conceitos que estão sendo incorporados nas novas fábricas automotivas como a produção modular e os condomínios industriais. A parte principal deste trabalho consiste no estudo de caso comparativo entre duas plantas da GM (São José dos Campos e Gravataí). Neste estudo foram analisados os problemas na área da montagem do cockpit na planta de São José dos Campos, onde são montados três modelos de veículos, e quais seriam estes problemas no caso da planta de Gravataí, onde é montado apenas um modelo de veículo em conceito modular. A análise final consiste em verificar as implicações em se flexibilizar uma planta de conceito modular e se há relação entre este conceito e o fato de se produzir apenas um modelo de veículo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-101834/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-101834/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257167265005568