Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10042018-105422/ |
Resumo: | Desenvolve-se, neste trabalho, um modelo de simulação estocástica para o sistema de transporte por táxi com viagens exclusivas. Basicamente, o modelo simula a geração da demanda pelo serviço e as formas alternativas de oferta: ponto privativo, ponto livre e rádio táxi. A validação do modelo é realizada através da comparação entre o sistema de táxi observado na cidade de Bauru (SP) e o sistema simulado através da aplicação do modelo. A comparação é feita para a alternativa de oferta com pontos privativos, a única existente na cidade. Os resultados indicam que o modelo de simulação proposto reproduz bem a demanda e a oferta de viagens por táxi em cidades de porte médio. Apresenta-se, além disso, uma análise comparativa das simulações realizadas para as duas outras alternativas fictícias de operação na cidade de Bauru (SP); os resultados destas, quando comparados aos da situação existente, mostram uma significativa economia nos custos variáveis. Conclui-se que o modelo pode constituir-se num instrumento de análise e avaliação das diferentes políticas de operação de táxi e apontar a mais adequada para uma determinada cidade de porte médio. |
id |
USP_38c241bd6180d84f7d870c97ebe8a2e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10042018-105422 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxiContribution to rationation of the operation of taxi transportation systemDemandDemandaExclusive-rideOfertaSimulação estocásticaStochastic simulationSupplyTaxiTáxiViagens exclusivasDesenvolve-se, neste trabalho, um modelo de simulação estocástica para o sistema de transporte por táxi com viagens exclusivas. Basicamente, o modelo simula a geração da demanda pelo serviço e as formas alternativas de oferta: ponto privativo, ponto livre e rádio táxi. A validação do modelo é realizada através da comparação entre o sistema de táxi observado na cidade de Bauru (SP) e o sistema simulado através da aplicação do modelo. A comparação é feita para a alternativa de oferta com pontos privativos, a única existente na cidade. Os resultados indicam que o modelo de simulação proposto reproduz bem a demanda e a oferta de viagens por táxi em cidades de porte médio. Apresenta-se, além disso, uma análise comparativa das simulações realizadas para as duas outras alternativas fictícias de operação na cidade de Bauru (SP); os resultados destas, quando comparados aos da situação existente, mostram uma significativa economia nos custos variáveis. Conclui-se que o modelo pode constituir-se num instrumento de análise e avaliação das diferentes políticas de operação de táxi e apontar a mais adequada para uma determinada cidade de porte médio.In this work, a stochastic simulation model for the exclusive-ride taxi system is developed. The model simulates the demand generation for taxi service and the alternative forms of service supply: private pickup point, free pickup point, and radiotaxi. The model validation is carried out by comparing the taxi system observed in Bauru (SP) with that simulated using data set collected in it. The comparison is concerning to the operation with private pickup point because in Bauru there is only this type of operation. The results indicate that the proposed simulation model reproduces adequately the taxi demand and supply in medium sized cities. It is also presented a comparative analysis between existent system and other operation systems simulated. The analysis shows that a significative cost saving is obtained if the operation system is changed in Bauru. It is concluded that the proposed model may constitute an important tool to analyze and evaluate the different operational policy and indicate the most adequate one for the medium sized cities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawamoto, EijiBrasileiro, Luzenira Alves1995-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10042018-105422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-10042018-105422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxi Contribution to rationation of the operation of taxi transportation system |
title |
Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxi |
spellingShingle |
Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxi Brasileiro, Luzenira Alves Demand Demanda Exclusive-ride Oferta Simulação estocástica Stochastic simulation Supply Taxi Táxi Viagens exclusivas |
title_short |
Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxi |
title_full |
Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxi |
title_fullStr |
Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxi |
title_full_unstemmed |
Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxi |
title_sort |
Contribuição à racionalização da operação do sistema de transporte por táxi |
author |
Brasileiro, Luzenira Alves |
author_facet |
Brasileiro, Luzenira Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kawamoto, Eiji |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasileiro, Luzenira Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Demand Demanda Exclusive-ride Oferta Simulação estocástica Stochastic simulation Supply Taxi Táxi Viagens exclusivas |
topic |
Demand Demanda Exclusive-ride Oferta Simulação estocástica Stochastic simulation Supply Taxi Táxi Viagens exclusivas |
description |
Desenvolve-se, neste trabalho, um modelo de simulação estocástica para o sistema de transporte por táxi com viagens exclusivas. Basicamente, o modelo simula a geração da demanda pelo serviço e as formas alternativas de oferta: ponto privativo, ponto livre e rádio táxi. A validação do modelo é realizada através da comparação entre o sistema de táxi observado na cidade de Bauru (SP) e o sistema simulado através da aplicação do modelo. A comparação é feita para a alternativa de oferta com pontos privativos, a única existente na cidade. Os resultados indicam que o modelo de simulação proposto reproduz bem a demanda e a oferta de viagens por táxi em cidades de porte médio. Apresenta-se, além disso, uma análise comparativa das simulações realizadas para as duas outras alternativas fictícias de operação na cidade de Bauru (SP); os resultados destas, quando comparados aos da situação existente, mostram uma significativa economia nos custos variáveis. Conclui-se que o modelo pode constituir-se num instrumento de análise e avaliação das diferentes políticas de operação de táxi e apontar a mais adequada para uma determinada cidade de porte médio. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10042018-105422/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10042018-105422/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090575346958336 |