Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demarco, Diogo Joel
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19042007-161848/
Resumo: Trata-se de pesquisa empírica cujo objeto são os indicadores do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). À luz deste índice, se analisa educação e desenvolvimento nos municípios do noroeste paulista, buscando compreender que fatores levam aos bons resultados nos indicadores de escolaridade, obtidos por um grupo de municípios com baixos níveis de riqueza, denominados de grupo 3 do IPRS. O trabalho busca, por meio de um olhar crítico da composição das variáveis do IPRS, analisar a capacidade destas expressarem a realidade do ambiente educacional dos municípios e, ao mesmo tempo, serem úteis na definição de políticas visando fortalecer as dinâmicas de desenvolvimento dos mesmos. Com isso objetiva contribuir com o debate sobre a formulação de indicadores educacionais mais adequados à análise do desenvolvimento na atualidade. Parte-se da constatação da relevância da educação nas atuais dinâmicas de desenvolvimento, não mais compreendido como sinônimo de crescimento econômico, ressaltando a inclusão da dimensão educacional nos instrumentos de mensuração do desenvolvimento humano. São discutidos os conceitos de desenvolvimento como liberdade e de capital social como parâmetros para se compreender o surgimento de uma nova geração de indicadores de desenvolvimento dentre os quais o índice paulista. Estes conceitos são abordados com base nas referências teóricas fornecidas por Sen, Putnam, Bourdieu e Coleman, objetivando analisar a capacidade do IPRS em incorporar estes conceitos nas suas dimensões. Paralelamente a isso se apresenta e analisa os indicadores do IPRS no estado de São Paulo e nos municípios da região noroeste, buscando compreender o que leva a emergência de um grupo expressivo de municípios pobres em termos de riqueza mas com indicadores sociais satisfatórios. Para tanto são utilizados os dados secundários do banco de dados do IPRS da Fundação Seade. Com isso se constata dois aspectos: a relevância da dimensão escolaridade nos bons resultados sociais obtidos por estes municípios e a insuficiência dos indicadores educacionais do índice paulista, especialmente no que se refere a incorporar outras variáveis quantitativas relacionadas ao ambiente educacional disponível quanto variáveis referentes à qualidade dos processos educativos desenvolvidos. As seguintes considerações finais são apresentadas: o IPRS é um indicador que avança na sua estruturação e capacidade de retratar a realidade do desenvolvimento dos municípios, fugindo da padronização dos indicadores sintéticos, contudo, ainda apresenta limitações no que tange a capacidade de analisar o ambiente educacional e a qualidade da educação ofertada e, conseqüentemente, contribuir de maneira efetiva como instrumento de monitoramento e avaliação das políticas que visam fortalecer as dinâmicas de desenvolvimento dos municípios paulistas.
id USP_390521df832756c1e1f5b98b28cc0bf4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19042007-161848
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.Education and Development: The Índice Paulista de Responsabilidade Social (São Paulo Index of Social Responsibility) in the Northwestern cities of São Paulo State.Capital humanoCapital socialDesenvolvimentoDevelopmentDevelopment indicatorsDimensão EducacionalEducational DimensionHuman CapitalIndicadores de DesenvolvimentoIPRS.IPRS.Social CapitalTrata-se de pesquisa empírica cujo objeto são os indicadores do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). À luz deste índice, se analisa educação e desenvolvimento nos municípios do noroeste paulista, buscando compreender que fatores levam aos bons resultados nos indicadores de escolaridade, obtidos por um grupo de municípios com baixos níveis de riqueza, denominados de grupo 3 do IPRS. O trabalho busca, por meio de um olhar crítico da composição das variáveis do IPRS, analisar a capacidade destas expressarem a realidade do ambiente educacional dos municípios e, ao mesmo tempo, serem úteis na definição de políticas visando fortalecer as dinâmicas de desenvolvimento dos mesmos. Com isso objetiva contribuir com o debate sobre a formulação de indicadores educacionais mais adequados à análise do desenvolvimento na atualidade. Parte-se da constatação da relevância da educação nas atuais dinâmicas de desenvolvimento, não mais compreendido como sinônimo de crescimento econômico, ressaltando a inclusão da dimensão educacional nos instrumentos de mensuração do desenvolvimento humano. São discutidos os conceitos de desenvolvimento como liberdade e de capital social como parâmetros para se compreender o surgimento de uma nova geração de indicadores de desenvolvimento dentre os quais o índice paulista. Estes conceitos são abordados com base nas referências teóricas fornecidas por Sen, Putnam, Bourdieu e Coleman, objetivando analisar a capacidade do IPRS em incorporar estes conceitos nas suas dimensões. Paralelamente a isso se apresenta e analisa os indicadores do IPRS no estado de São Paulo e nos municípios da região noroeste, buscando compreender o que leva a emergência de um grupo expressivo de municípios pobres em termos de riqueza mas com indicadores sociais satisfatórios. Para tanto são utilizados os dados secundários do banco de dados do IPRS da Fundação Seade. Com isso se constata dois aspectos: a relevância da dimensão escolaridade nos bons resultados sociais obtidos por estes municípios e a insuficiência dos indicadores educacionais do índice paulista, especialmente no que se refere a incorporar outras variáveis quantitativas relacionadas ao ambiente educacional disponível quanto variáveis referentes à qualidade dos processos educativos desenvolvidos. As seguintes considerações finais são apresentadas: o IPRS é um indicador que avança na sua estruturação e capacidade de retratar a realidade do desenvolvimento dos municípios, fugindo da padronização dos indicadores sintéticos, contudo, ainda apresenta limitações no que tange a capacidade de analisar o ambiente educacional e a qualidade da educação ofertada e, conseqüentemente, contribuir de maneira efetiva como instrumento de monitoramento e avaliação das políticas que visam fortalecer as dinâmicas de desenvolvimento dos municípios paulistas.The following study is an empirical research, having as its object the indicators of the Índice Paulista de Responsabilidade Social (São Paulo Index of Social Responsibility, here referred as IPRS). Having this Index as reference, we analyze education and development of the cities located in the Northwest of São Paulo State, aiming to understand which factors lead to the good results in schooling indicators obtained by a group of low income cities, rated in group 3 in the IPRS. The study?s purpose is to analyze (through a detailed and critical look at the variables that compose the IPRS) its capacity of expressing the reality of the educational environment in the cities as well as being useful in the definition of policies that would aim to strengthen its development actions. Considering this, we intend to contribute to the debate on the creation of educational indicators that would be more adequate to the analysis of development nowadays. We take as a premise the relevance of education in the current development actions, not seen as a synonym to economical growth anymore, stressing the inclusion of the educational dimension in the measuring instruments of human development. We address the concepts of development seen as freedom and social capital as a guideline to understand the advent of a new generation of development indicators among which is the São Paulo index. These concepts are approached based on the references of theories given by Sen, Putnam, Bourdieu and Coleman, purposing to analyze the capacity of IPRS to encompass all these concepts within its boundaries. Concurrently, we present and examine the IPRS indicators in São Paulo State and in the cities of the Northwestern region, attempting to understand what leads to the appearance of an expressive number of low income cities with satisfactory social indicators. In order to do that we use the secondary data of the IPRS database from Fundação Seade. Considering this, two aspects are evidenced: the relevance of the schooling dimension in the good social results obtained by these cities and the inadequacy of the educational indicators in the São Paulo index, especially in taking into consideration other quantitative variables related to the educational environment available and to the quality of the educational processes developed. The following final points are then presented: the IPRS is an indicator that moves towards to its organization and capacity of depicting the reality of the cities development, distancing itself from the standardization of synthetic indicators, though still presenting some limitation regarding the ability to analyze the educational environment and the education quality offered, and thus effectively collaborate as an instrument of monitoring and assessment of the policies that aim the strengthening of the development actions for São Paulo cities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Romualdo Luiz Portela deDemarco, Diogo Joel2007-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19042007-161848/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-19042007-161848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.
Education and Development: The Índice Paulista de Responsabilidade Social (São Paulo Index of Social Responsibility) in the Northwestern cities of São Paulo State.
title Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.
spellingShingle Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.
Demarco, Diogo Joel
Capital humano
Capital social
Desenvolvimento
Development
Development indicators
Dimensão Educacional
Educational Dimension
Human Capital
Indicadores de Desenvolvimento
IPRS.
IPRS.
Social Capital
title_short Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.
title_full Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.
title_fullStr Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.
title_full_unstemmed Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.
title_sort Educação e desenvolvimento: o índice paulista de responsabilidade social nos municípios do noroeste paulista.
author Demarco, Diogo Joel
author_facet Demarco, Diogo Joel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
dc.contributor.author.fl_str_mv Demarco, Diogo Joel
dc.subject.por.fl_str_mv Capital humano
Capital social
Desenvolvimento
Development
Development indicators
Dimensão Educacional
Educational Dimension
Human Capital
Indicadores de Desenvolvimento
IPRS.
IPRS.
Social Capital
topic Capital humano
Capital social
Desenvolvimento
Development
Development indicators
Dimensão Educacional
Educational Dimension
Human Capital
Indicadores de Desenvolvimento
IPRS.
IPRS.
Social Capital
description Trata-se de pesquisa empírica cujo objeto são os indicadores do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). À luz deste índice, se analisa educação e desenvolvimento nos municípios do noroeste paulista, buscando compreender que fatores levam aos bons resultados nos indicadores de escolaridade, obtidos por um grupo de municípios com baixos níveis de riqueza, denominados de grupo 3 do IPRS. O trabalho busca, por meio de um olhar crítico da composição das variáveis do IPRS, analisar a capacidade destas expressarem a realidade do ambiente educacional dos municípios e, ao mesmo tempo, serem úteis na definição de políticas visando fortalecer as dinâmicas de desenvolvimento dos mesmos. Com isso objetiva contribuir com o debate sobre a formulação de indicadores educacionais mais adequados à análise do desenvolvimento na atualidade. Parte-se da constatação da relevância da educação nas atuais dinâmicas de desenvolvimento, não mais compreendido como sinônimo de crescimento econômico, ressaltando a inclusão da dimensão educacional nos instrumentos de mensuração do desenvolvimento humano. São discutidos os conceitos de desenvolvimento como liberdade e de capital social como parâmetros para se compreender o surgimento de uma nova geração de indicadores de desenvolvimento dentre os quais o índice paulista. Estes conceitos são abordados com base nas referências teóricas fornecidas por Sen, Putnam, Bourdieu e Coleman, objetivando analisar a capacidade do IPRS em incorporar estes conceitos nas suas dimensões. Paralelamente a isso se apresenta e analisa os indicadores do IPRS no estado de São Paulo e nos municípios da região noroeste, buscando compreender o que leva a emergência de um grupo expressivo de municípios pobres em termos de riqueza mas com indicadores sociais satisfatórios. Para tanto são utilizados os dados secundários do banco de dados do IPRS da Fundação Seade. Com isso se constata dois aspectos: a relevância da dimensão escolaridade nos bons resultados sociais obtidos por estes municípios e a insuficiência dos indicadores educacionais do índice paulista, especialmente no que se refere a incorporar outras variáveis quantitativas relacionadas ao ambiente educacional disponível quanto variáveis referentes à qualidade dos processos educativos desenvolvidos. As seguintes considerações finais são apresentadas: o IPRS é um indicador que avança na sua estruturação e capacidade de retratar a realidade do desenvolvimento dos municípios, fugindo da padronização dos indicadores sintéticos, contudo, ainda apresenta limitações no que tange a capacidade de analisar o ambiente educacional e a qualidade da educação ofertada e, conseqüentemente, contribuir de maneira efetiva como instrumento de monitoramento e avaliação das políticas que visam fortalecer as dinâmicas de desenvolvimento dos municípios paulistas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19042007-161848/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19042007-161848/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090857193701376