Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiago, Renato Pereira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-08012016-132824/
Resumo: Este trabalho visa identificar, a partir de um levantamento de dados dos fluxos de cargas conteinerizadas e custos operacionais de transporte, os locais mais promissores para a instalação de futuros terminais intermodais de carga rodo-ferroviários, com auxílio de um Sistema de Informações Geográficas (TransCAD), objetivando a redução dos custos e otimização das operações logísticas envolvidas na rede de transportes do estado de São Paulo. Simulações são feitas para a instalação de até dez terminais intermodais rodo-ferroviários em pontos estratégicos do interior do Estado, considerando-se duas condições: a primeira com um terminal existente só em Santos e todos os pontos candidatos escolhidos pelo modelo de localização das p-medianas do TransCAD e, a segunda, considerando-se, além de Santos, os oito terminais intermodais já existentes no Estado. Apresenta-se uma análise dos custos de rede e os mapas temáticos de áreas de influência de cada uma das soluções obtidas pelo modelo. Os resultados são comparados com o trabalho de TONDO (1992). Conclui-se que as soluções encontradas através de um novo enfoque de modelagem do problema, são significativamente diferentes daqueles propostos por TONDO (1992).
id USP_391010f5604e8e526cefaca7ffdf0304
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08012016-132824
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São PauloStudy of promising points to install road-rail intermodal container terminals in the state of São PauloContainerContêinerIntermodalIntermodalLocalizaçãoLocationp-medianasp-mediansRail transportTerminais de transporteTransportation terminalsTransporte ferroviárioEste trabalho visa identificar, a partir de um levantamento de dados dos fluxos de cargas conteinerizadas e custos operacionais de transporte, os locais mais promissores para a instalação de futuros terminais intermodais de carga rodo-ferroviários, com auxílio de um Sistema de Informações Geográficas (TransCAD), objetivando a redução dos custos e otimização das operações logísticas envolvidas na rede de transportes do estado de São Paulo. Simulações são feitas para a instalação de até dez terminais intermodais rodo-ferroviários em pontos estratégicos do interior do Estado, considerando-se duas condições: a primeira com um terminal existente só em Santos e todos os pontos candidatos escolhidos pelo modelo de localização das p-medianas do TransCAD e, a segunda, considerando-se, além de Santos, os oito terminais intermodais já existentes no Estado. Apresenta-se uma análise dos custos de rede e os mapas temáticos de áreas de influência de cada uma das soluções obtidas pelo modelo. Os resultados são comparados com o trabalho de TONDO (1992). Conclui-se que as soluções encontradas através de um novo enfoque de modelagem do problema, são significativamente diferentes daqueles propostos por TONDO (1992).Based on a data collection of containerized cargo flows and operational transport costs, this study has the objective of identifying promising points to install future road-rail intermodal container terminals, using a Geographic Information System (TransCAD) and the objective function of reducing costs and optimising logistic operations on the transport network of the state of São Paulo. Simulations are presented for the instalation of up to ten road-rail intermodal terminals at strategic locations in the interior of the State, considering two conditions: the first one, with only one terminal placed at the port of Santos and all the candidate points beeing chosen by the p-median location model of TransCAD, and the second one, considering Santos and the other eight existing intermodal terminals in the State. An analysis of the network costs and thematic maps of the influence areas of each solution are presented. The results are compared with the study by TONDO (1992). It is concluded that the solutions obtained by this new modeling focus of the problem, are considerably different from the ones obtained by TONDO (1992).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWidmer, João AlexandreTiago, Renato Pereira2002-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-08012016-132824/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-08012016-132824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São Paulo
Study of promising points to install road-rail intermodal container terminals in the state of São Paulo
title Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São Paulo
spellingShingle Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São Paulo
Tiago, Renato Pereira
Container
Contêiner
Intermodal
Intermodal
Localização
Location
p-medianas
p-medians
Rail transport
Terminais de transporte
Transportation terminals
Transporte ferroviário
title_short Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São Paulo
title_full Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São Paulo
title_fullStr Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São Paulo
title_sort Estudo de pontos promissores para instalação de terminais intermodais rodo-ferroviários de contêineres no Estado de São Paulo
author Tiago, Renato Pereira
author_facet Tiago, Renato Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Widmer, João Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiago, Renato Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Container
Contêiner
Intermodal
Intermodal
Localização
Location
p-medianas
p-medians
Rail transport
Terminais de transporte
Transportation terminals
Transporte ferroviário
topic Container
Contêiner
Intermodal
Intermodal
Localização
Location
p-medianas
p-medians
Rail transport
Terminais de transporte
Transportation terminals
Transporte ferroviário
description Este trabalho visa identificar, a partir de um levantamento de dados dos fluxos de cargas conteinerizadas e custos operacionais de transporte, os locais mais promissores para a instalação de futuros terminais intermodais de carga rodo-ferroviários, com auxílio de um Sistema de Informações Geográficas (TransCAD), objetivando a redução dos custos e otimização das operações logísticas envolvidas na rede de transportes do estado de São Paulo. Simulações são feitas para a instalação de até dez terminais intermodais rodo-ferroviários em pontos estratégicos do interior do Estado, considerando-se duas condições: a primeira com um terminal existente só em Santos e todos os pontos candidatos escolhidos pelo modelo de localização das p-medianas do TransCAD e, a segunda, considerando-se, além de Santos, os oito terminais intermodais já existentes no Estado. Apresenta-se uma análise dos custos de rede e os mapas temáticos de áreas de influência de cada uma das soluções obtidas pelo modelo. Os resultados são comparados com o trabalho de TONDO (1992). Conclui-se que as soluções encontradas através de um novo enfoque de modelagem do problema, são significativamente diferentes daqueles propostos por TONDO (1992).
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-08012016-132824/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-08012016-132824/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256789589950464